Eventos e teorias da conspiração que marcaram a saída da Jessica do SNSD

Ontem a emblemática saída da Jessica do SNSD completou 5 anos, e até hoje a queda de uma das formações mais icônicas do K-pop não é lá muito bem esclarecida. Sabemos que Jessica queria investir na sua marca de roupas, por algum motivo a SM e as outras integrantes não aceitaram isso muito bem e isso acarretou na rescisão do contrato da Ice Princess que tinha sido renovado por 3 anos pouco tempo antes. Mas foram levantados muitos rumores e teorias que mostravam que essa saída rendeu muita confusão, e nesse post eu vou comentar alguns desses rumores que transformaram um simples disband em um grande evento.

“Rolou votação interna para decidir se Jessica permanecia ou não no SNSD”

Isso é o que dá pra entender da declaração que a Jessica deu pouco depois da saída do grupo. Segundo ela, as integrantes no início eram a favor da criação da BLANC, mas 1 mês após a inauguração elas mudaram de ideia e se reuniram para mandar o ultimato “Ou a empresa ou o grupo”, e ela acabou decidindo sair do grupo. DIZEM QUE essa mudança roulou devido ao fato da SM e das outras integrantes não ganharem nada com a marca da Jessica, o que consideraram injusto por conta da Jessica usar seu status como integrante do grupo, o que não é lá uma justificativa muito consistente mas que faz sentido para tomarem essa decisão.

“Jessica é barrada de diversas atividades solo por causa da SM”

Isso é um fato bem conhecido para quem acompanha K-pop: Quem não sai de forma pacífica da SM entra na “blacklist”, onde a empresa faz de um tudo para que o ex funcionário não tenha paz para continuar carreira como idol na Coreia, pelo menos. Não é uma ação exclusiva da SM e temos como exemplos recentes o caso MBK x T-ara e a TS Entertainment acionando a justiça para praticamente todos os ex-artistas da empresa, mas como a SM é de longe a mais influente ela acaba tendo maior poder especialmente nas aparições televisivas, o que rende um boicote mais efetivo.

“A Jessica odeia as outras 8 / As 8 odeiam a Jessica”

Isso rola pela frequência de ambos os lados evitarem citar a Jessica como parte do SNSD, reforçando a ideia do “OT8” (Afinal as outras 3 que saíram até hoje reforçam que são do SNSD pra sempre e a Jessica mesmo não faz muita questão), mas acredito que isso seja mais influência da SM e sua Blacklist do que elas se odiarem ou algo assim (Tipo quando a SM quer que você acredite que TVXQ sempre foi uma dupla ou que nunca existiram units chinesas no Super Junior/EXO). Claro que deve ter uma outra que não bate mais com o santo da Jessica, mas hoje em dia acho que é cada uma pro seu canto e não passa disso.

“Taeyeon é a principal responsável pela saída da Jessica”

Pouco depois da saída da Jessica rolou um fanmeeting da sub-unit do grupo TaeTiSeo, onde Taeyeon falou chorando que “Os únicos pensamentos que tive desde o início foram de proteger o Girls’ Generation”. Isso soa muito uma fala de quem teve grande parcela na decisão de tirarem a Jessica do grupo, mas acabou reforçando também que a Taeyeon e Jessica não eram lá tão amigas dentro grupo (Até mesmo a ausência da Jessica no TaeTiSeo era considerada estranha, afinal era uma vocal unit e Jessica era vocalista principal do SNSD junto com a Taeyeon). Ironicamente essa saída da Jessica acabou impulsionando a carreira solo da Taeyeon que, 1 ano depois, lançava seu primeiro EP e se tornava mais popular sozinha do que como parte do SNSD, então é seguro dizer que Tae foi a que mais ganhou com a saída da Sica.

“A carreira japonesa do SNSD acabou por causa da Jessica”

Essa teoria surgiu por conta do SNSD não ter lançado nada depois de Catch Me If You Can (Que originalmente foi gravada antes da Jessica sair do grupo), mas acredito que tudo não passou de uma grande coincidência. Na época o Japão estava minando a onda hallyu e praticamente todo artista coreano que não fosse o TVXQ estava flopando por lá, e SNSD não foi exceção pegando um modesto 8° lugar na Oricon com 20 mil cópias. Como elas vinham de uma coletânea mega promovida provavelmente a Universal/SM decidiram parar por ali mesmo com a discografia japonesa, mas isso não quer dizer que a carreira do Japão acabou (Só que já está difícil elas lançarem algo na Coreia, imagina no Japão…)

“Jessica não ia promover com o SNSD por muito tempo, mas entraria em hiatus ao invés de sair do grupo”

Segundo um insider coreano “SamChon”, Jessica não pretendia promover por muito tempo com o grupo, mas ela também não queria sair do SNSD. A ideia era do show no Tokyo Dome ser uma despedida da Jessica, com “Catch Me If You Can” ser um single exclusivo do Tokyo Dome e “Divine” ser o single de despedida antes da Jessica entrar em hiatus, mas Jessica acabou repensando e queria continuar no grupo como integrante de meio período, o que não foi bem aceito pelo resto do grupo, o que desencadeou toda a série de eventos até a regravação de “Catch Me If You Can”. “Divine” continua servindo como como a despedida de Jessica, mas ao invés de ser lançada como single a musica foi lançada como parte do relançamento da coletânea japonesa do grupo.

Tomando as informações do Insider como verdadeiras, fica nítido que Jessica queria como prioridade estabilizar a sua lojinha e trabalhar com o SNSD quando tivesse tempo. Isso deixaria aquela ideia do início do post (Jessica se aproveitar do SNSD para promover a BLANC e as outras não ganharem nada com isso) mais evidente e forte como motivo para chutarem a Jessica.

A saída/expulsão da Jessica ainda gera debate e controvérsia, especialmente dentro dos próprios fãs que se dividem entre os que consideram ou não Jessica como parte do SNSD (OT9 x OT8). Mas se hoje em dia o próprio grupo se segura pelas cordas e a Jessica mesmo não tem a mesma relevância de antes, isso sem dúvidas é um dos grandes momentos da carreira do SNSD que impactou de maneira muito forte a imagem (Até então inabalável) do girlgroup da nação.

12 comentários sobre “Eventos e teorias da conspiração que marcaram a saída da Jessica do SNSD

  1. Ai, eu detestava a voz dela. Mas detesto ainda mais uma formação icônica de membros em número ímpar virar uma formação em número par, onde alguém sempre fica escondidinho nas performances. Ela fez falta no SNSD

  2. Quando eu entrei pro kpop ( em 2015) ainda tinha um bafafá sobre a saída dela, e eu cheguei a acreditar que a Taeyeon tinha expulsado a Jessica mesmo kkkkkkk
    Sinto falta do SNSD, seja ele ot9 (nunca acompanhei essa época mas tudo bem), ot8 ou ot5. A SM só quer saber de promover esse SuperM, queria tanto um biscoitinho do “OH! GG” 🙁
    Aliás, você citou T-ARA, o que houve com a história de “o T-ARA não deu disband”?

    • Em tese, elas não deram, só foi um hiatus por causa da briga com a MBK. Elas afirmam que farão um comeback futuramente (Para a China ser o único país da Ásia alimentar o bolso delas), assim como o BEG, mas resta esperar

      • A situação do BEG é diferente já que todas estão na Mystic/APOP (Com exceção da Narsha que está numa agência de atuação), no T-ara cada uma está em um canto

    • A Jiyeon anunciou comeback solo pra novembro e falou que ainda estão vendo um comeback pro T-ara, provavelmente estão tendo dificuldades para negociar com as empresas que elas estão solo uma reunião pro grupo gravar e tal

  3. Olha, nunca fui muito com a cara da Jéssica, ainda mais que me tornei sone com CMIYC e o OT8, mas não tenho mais a raiva dela qto tinha antes e acho que a treta toda foi mais pela SM mesmo do que as integrantes, mesmo com a Taeyeon ganhando mais (E hj tá com um full álbum engavetado que pode sair ou não com o rumor de comeback agora em outubro)
    Acho que só teremos uma resposta qdo o grupo estiver mesmo nas cinzas, com todas fora da SM e alguma quiser causar caos falando a verdade em alguma entrevista

  4. Acho que a maior palhaçada nisso tudo é a SM e alguns “fãs” tentarem fingir que Jessica nunca foi uma SNSD.
    Ela tem história lá
    Saiu, seja por desentendimento, briga ou qualquer coisa que seja
    Mas ainda estava lá

    E a não ser que a Jessica seja uma estrelinha enjoada e mimadinha, não vejo motivos de todas as integrantes não gostarem dela. Creio que isso seja mais block da empresa msm, fazendo as meninas meio que ignorarem a outra.
    A única, que eu vi pelo menos, dar algum indicio de “F*ck Sica” foi a Sunny com aquela tosquice do diamante de oito lados.

  5. Um outro ponto que pode ter causado a saída da Jessica e que podia ter sido comentado é o fato de algumas meninas comentarem de vez em quando o fato de Sica ser preguiçosa. Li uma vez em um blog (não sei se é verdade) que teve um dia em que uma máquina de lavar roupas quebrou e molhou todo o alojamento delas e que enquanto todas as outras meninas secavam o lugar, a Princesa do Gelo tava dormindo. Repetindo, não sei se esse episódio realmente aconteceu, mas vira-e-mexe elas falavam que Jessica era preguiçosa.

  6. Porque elas não foram abrir a própria loja de muambas? Um bando de invejosas, taeyeon é a pior de todas e sempre se faz de boazinha. elas estão merecendo o flop eterno que estão tendo.

  7. A teoria do hiatus, pra mim é totalmente infundada, porque não faz nenhum sentido você renovar o contrato para depois deixar de participar das atividades do grupo (ainda mais que depois da saída dela, elas só ficaram realmente ativas durante 2015 e uns meses em 2017). A SM barra a Jessica dos programas musicais e provavelmente impede as garotas de falarem sobre ela (Yuri e Tiffany já deram a entender isso). Enquanto se elas se gostam ou não, é dificil de dizer. A Krystal parou de ir no encore do SMtown desde o que aconteceu, as meninas vivem dizendo algumas coisas que não são realmente necessárias (“sempre tive 7 garotas ao meu lado”; “debutamos com 8 integrantes”, sem contar na Tiffany editando a foto de debut para a Jessica não aparecer), porém, as vezes parece que elas mantêm algum contato, ou sentem falta de como era antes (Yuri principalmente), porque tem algumas interações baratas entre as duas partes de vez em quando.
    Ninguém sabe ao certo o que ocorreu e o porquê a SM arriscaria a imagem do grupo inteiro só por uma maca que eles nem sabiam se iria dar certo.

    ps: a prova que as meninas inicialmente apoiaram a Jessica vem quando a Tiffany comentou sobre a carreira de design da Jessica no Kcon um mês antes da expulsão.

  8. Não sei, não importa quantos blogs e sites eu leia, muitas coisas ainda não fazem sentido para mim. Na minha opinião, deve ter ocorrido mesmo uma “reunião interna” que ajudou na expulsão de Jessica, até porque a SM não tinha nada contra as atividades individuais de Jessica (a maioria dos artistas da SM têm) e mesmo assim ela ainda foi expulsa. Até hoje as meninas agem como se a Jessica nunca tivesse feito parte do SNSD ou se quer existisse na face da Terra.

    • Pois dizem que a SM inicialmente concordou com a criação da BLANC, que ela e Jessica haviam combinado que o lucro seria totalmente dela e etc, mas que quando a marca foi lançada a SM exigiu uma parcela e Jessica não quis dar.

Os comentários estão desativados.