5 coisas que deram muito errado nesse debut do SuperM com “Jopping”

Até antes do debut esse SuperM já virou motivo de chacota em grande parte da fanbase seja pela simples existência do grupo ou por todo o hype e notícias que eram liberadas sobre essa nova unit da SM. Eu mesmo não tinha muita coisa contra (Claro que tive que rir de coisas como a grande insistência nessa breguice de “Os Vingadores do Kpop” e outras coisas, mas nada demais) e decidi esperar a música sair pra descer o pau. Então o SuperM lançou “Jopping” hoje e, nossa, como facilitaram a minha vida:

Em outros tempos sem muita paciência eu só falaria que isso é uma merda gigantesca, postava desse jeito mesmo, alguém postava em um grupo no facebook sem muita paciência pra qualquer coisa que eles interpretem como hate gratuito em cima do hino do milênio pra eles e pronto, umas 50 pessoas vem prontas pra me cancelar e xingar todas as gerações da minha família. Mas hoje é sexta, estou com tempo livre baixando a estreia do Drag Race UK e acredito que não sou um velho tão amargo assim, então eu vou listar aqui 5 coisas que deram muito errado nesse debut sendo o mais doce e soft possível e, se vocês continuarem me cancelando mesmo assim, que pelo menos façam isso dando streams para “I Was Gonna Cancel” da Kylie Minogue pois aí todo mundo sai ganhando, ok?! Então vamos lá.

1. A LETRA

De longe o ponto mais baixo desse debut. Eu não ligo muito pra letra de Kpop pois sinto que vou passar raiva entendendo algumas, então só faço a louca mesmo e ouço certas coisas sem entender, mas quando a letra vem praticamente toda em inglês fica difícil desouvir certas coisas, tipo esse “CUZ WHEN WE JUMPING AND POPPING, WE JOPPING” que definitivamente é um não pra mim. Outra frase amaldiçoada é esse “The roof is on fire” que eu detesto em música pop pois o povo canta essa frase mas ninguém faz o que as Pussycat Dolls fizeram nos 3:11 de Buttons.

A letra em si é um amontoado de frases prontas pra mostrar que eles são os donos da festa, fodões, dominam a porra toda e esses maneirismos que, sei lá, poderia ser letra de algum boygroup periférico sem muito orçamento ou do Stray Kids e ainda seria mais passável que “Jopping” (Continuaria horrível mas pelo menos a gente saberia que esses não teriam condição pra conseguir letra melhor).

2. A MÚSICA

A música acaba sendo muito ruim em consequência da letra horrorosa, mas o que me mais me choca é como em sã consciência Capitol e SM pensaram que esse tipo de som tem público por aqui em 2019. Tipo, a maioria dos gays kpoppers só engolem esse farofão badass pesado quando é um girlgroup cantando (Por isso dá tão certo pro BLACKPINK) e faz muito tempo desde a última vez que o resto da fanbase deitou para alguma trasheira tryhard do tipo (Até BTS foi “ame ou odeie” quando lançaram IDOL) e acabam preferindo uma coisa mais soft ou com uma letra mais interpretativa e tal. Tenho quase certeza que a SM pegou essa música como single apostando na força da popularidade dos integrantes envolvidos pois isso funcionaria muito mais como música em 2013/2014 (Uma época que o próprio EXO estava mais disposto a se submeter a esse tipo de trash).

3. O MV

O MV é a melhor coisa desse debut, o orçamento escorrendo, os efeitos especiais, o CGI pesado (Embora muuuuuuito questionável aquele do estádio lá mas vamos em frente) e tudo naquele limiar do “Nossa que coisa impressionante” e “Nossa mais um MV breguissimo da SM” que a gente já está acostumado a lidar com a empresa. Mas não passa disso: Um monte de cenas aleatórias caríssimas com eles dançando em alguns locais e fazendo carão em outros, o que resume uns 75% dos MVs de K-pop mas que com certeza não vale o hype criado em cima de “Jopping”. É o tipo de MV que eu assisto uma vez, acho lindíssimo e etc. mas tenta mais te impressionar pelas cenas e takes que eles conseguiram (Tipo The Boys do SNSD) do que pela qualidade do vídeo em si. É algo que não faço questão de ver de novo, um efeito que não se espera se tratando de um debut (e tudo fica pior quando a música não ajuda).

4. O HYPE

Quando você vende o seu grupo com um conceito tão específico quanto “Os vingadores do K-pop” a ponto de anunciar uma parceria com a Marvel para reforçar o conceito, ou você vai fundo na ideia (No estilo botar uns poderes nesse povo, umas cenas de pancadaria, uma farofada safada que nem a própria Marvel faz nos filmes e etc.) ou então nem vende. E assistindo o MV ou pegando qualquer material visual desse debut, pouca coisa se vê como algo que é tipo “Nossa, eles realmente vão vingar/salvar algo”, embora essa vibe de “Badboys se encontrando no meio do nada” é muito algo que a Marvel realmente faria em algum filme dos Avengers mesmo (Mas não é o bastante). Mas sei lá, pode ser que eu seja só uma poczinha burra que não está vendo pelas entrelinhas que um deles é o Homem de Ferro e o outro é o Capitão Coreia por conta de um outfit ou efeito especial que traz um conceito e/ou storyline incrível.

5. O TAEMIN

Continuo não tendo nada contra a formação desse grupo, mas coitado do Taemin nisso aí. Além de cantar essa letra de novato sem orçamento no auge dos seus 56 anos de carreira ele ainda consegue ser completamente esquecível na música (Sendo que é o que mais tem tempo solo) e totalmente ofuscado no MV. Como esse tipo de tryhard badass nunca foi a praia dele solo ou um conceito forte no SHINee eu até entendo ele estar completamente deslocado nisso e tenho certeza que se fosse um single mais sensual com uma coreografia mais safadinha e deliciosa a gente teria o prazer de ver todo o potencial de uma das cacuras mais amadas do K-pop em ação, mas enfim né…

“Jopping” ressuscita tudo que a SM fazia de pior entre 2011 e 2014, bateu tudo num liquidificador e serviu para a fanbase ocidental engolir a todo custo, e um projeto que já não tinha muito apoio vai ladeira abaixo depois desse debut. Com menos hype e pretensão essa música soaria melhor, mas a SM vende como se fosse a salvação da música pop pronta para unificar as Coreias e derrubar tudo que fique na frente deles e, quando vou ouvir essa música, tudo fica mais decepcionante. Boa sorte pra eles num possível comeback dessa unit (Já que a ideia é ser uma unit fixa, aparentemente), pois esse debut não vingou ninguém.

18 comentários sobre “5 coisas que deram muito errado nesse debut do SuperM com “Jopping”

  1. Pra mim essa unit só funcionaria se a SM vazasse um “banheirão” entre membros, seria #1 em todas as plataformas, charts e residências possíveis.
    Não sei de onde a empresa tirou que aquilo vai funcionar no mercado americano….

    É um grupo full visual gostoso. Deviam ter ido no conceito B010L1NH4
    Taemin, a cacura que gosta de ser dominatrix
    Baekhyun, a passivona
    Kai, a ativa afeminada que não chupa
    Taeyong e Ten as versáteis
    Mark a ativa heteronormativa
    Lucas a twink novinha que não sabe onde ta se metendo

    No mais, GO DIVINA DE CAMPO, essa coroa tem que ser sua molier…

      • “Banheirão” já existe a anos, mas esse nome meio que se popularizou graças aos casos de muitos homens “héteros” (ou nem tanto assim) se juntarem dentro de um banheiro (popular nas smart fit da vida) para fazerem coisas.
        Coisas essas que eu acredito que nem preciso citar, que já da pra imaginar o nível da baixaria kkkkkkkkkk

  2. Essa música me lembrou muito aquelas musicas de tema de filme/jogo de corrida, quando assisti lembrei na hora de velozes e furiosos e forza horizon, com aquele take mostrando os carros enquanto corre. Tirando isso a música ta horrível, basicamente um dinheiro jogado fora esse debut.

  3. Se tinha potencial ali, eles estragaram tudo:

    É impressionante que um lançamento da SM, que é a rainha dos vocais, tenha ficado tão, tão fraco.

    A coreografia não é memorável. E vamo lá, cara. Eles tinham o Kai e o Taemin e não botaram uma coisa mais sensual para funcionar?

    Eu costumo curtir os raps do Mark e do Taeyong, mas nessa música tá bem qualquer coisa. E não ajuda eles botarem outros com rap mais ou menos pra saturar a faixa com o estilo.

    Eu entendi completamente nessa música pq n dão tanta linha pro Kai no EXO: o mino simplesmente não é bom, desculpa. E tem gente q n é tão boa assim e tem uma voz legal, então acaba funcionando, mas nem isso aqui. Por que raios deram mais linhas para ele do que para o Baekhyung (que nem parecia que tava lá, na verdade)??

    O conceito e o MV são try hard demais. Fica brega. Feio. Não é orgânico.

    A letra… não vamos falar sobre isso.

    E teve UMA parte, UMA parte que eu achei q salvava um pouco. Sabe aquele batidão no começo? Era minimamente divertido. Mas aí vem os refrões e acaba que são só gritos e mais try hard.

    De onde, de onde eles acham que isso ia dar certo no mercado americano? Não vai. Só os fãs dos grupos originais dos integrantes vão se importar com isso. E outra, esse é justamente o tipo de música que é “kpop ruim” e tbm q deixa o kpop como um todo com essa fama. E ainda a questão mt mais óbvia do que o normal de q isso foi feito só para ganhar dinheiro.

    E, mano, era pra ser um super-grupo, um grupo melhor. Mas acabou sendo pior do que SHINee, EXO e NCT.

    Desperdício de dinheiro.

  4. Nem as fanbase estão engolindo isso só alguns nctzens mesmo. Já exols estão falando que esse grupo acabou com a vida delas e o nct tá se escorrando no exo para ganhar popularidade e blablabla. Esse projeto é ridículo e tenho pena do mark que tá debutando pela milésima vez

  5. parece música do nct, o que não é uma ofensa amo nct, mas eles deviam ter pegado essa música pra ser tema do nct 2019 estilo black on black aí sim encaixaria, não combinou nada com os exo e o taemin

  6. Fiquei surpreso com o resultado medíocre dessa “super unit”? Não. Nem um pouco.

    A propósito, SM, os “Vingadores do K-pop” já existem muito antes do seu grupo, e se chamam LOONA. Que, diga-se de passagem, têm muito mais em comum com os super-heróis da Marvel (universos alternativos, vídeos interligados, três delas com “olhos do círculo bizarro” e superpoderes, quatro delas com “genes neantrópicos”…).

  7. Deixando um pouco de lado as cafonagens e o claro desperdício do Taemin, SuperM não era unit do SuJu não? Ou eu to velha cacura já

  8. Cara, enquanto táva lendo só passava coisas “nossa essa deve ser música horrível, caiu os ouvidos do povo”, vou ouvir.
    Dê play e comecei a rir, pq já tinha escutado e gostado, por justamente achar que era um grupo novo e gosto desse tipo de batida ( me julguem), tipo Taemin, Kai e é 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
    Por toda essa junção chega a ser Mara…. Pelos essa música outras não ouvi

  9. Nada disso é um fato, foi tudo a sua opinião. Fato é algo indiscutível, opinião é algo que cabe a pessoa.

  10. Céus, descobri isso no comecinho desse ano essa lombra da doida da SM de fazer super grupo. A única coisa que gostei foi geral das fãzinhas internacionais forçando a cara como se fosse a coisa mais espetacular da terra, e que orelhudinho do NCT ficou bem gatinho nas fotos de divulgação.

    É como tu disse, a SM podia ter lançando essa farofa louca lá pra 2014 pra trás, acho que agora não funciona tão bem, e o inglês questionável? Teve umas horas que eles falavam inglês e pensava que era coreano.
    Dei apoio moral por conta do Taemin né, fandom velho torcendo pelos veios!

    PS. Tu listou o Taemin, mas pra mim o mais avulso aí e que não combinou tanto foi o Baekhyun, pra mim ele só combina com música lenta, ou tipo; uma versão da Taeyeon quando ela participou do primeiro solo da Amber, só serviu pra gritar.

  11. Li esse post agora, e meu Deus, tô super ofendida aqui!! Como é que você tem coragem de escrever um negócio desses sem nem pesquisar?? E ainda quer ser levado a sério??

    “poderia ser letra de algum boygroup periférico sem muito orçamento ou do Stray Kids” Como fã do Stray Kids, acho um absurdo vc comparar as letras profundas e interessantes deles com essa trasheira que foi Jopping, afe.

    Kkkkkk queria ter lido isso antes, quando saiu, pena que só achei os blogs esse ano :/

Os comentários estão desativados.