Aquele post obrigatório comentando as indicações do MAMA 2019

Fim de outubro está aí, então é hora da MNET liberar seu hype para o MAMA (Aquela premiação que se diz asiática mas só dá prêmios para artistas de K-pop fora da Coreia). Todo ano é a mesma coisa: Fanbases falando que essa premiação virou uma marmota mas estão lá se matando de votar, outras chorando porque seus faves que tiveram 14 streams e 12 álbuns vendidos não foram indicados, fanbase x xingando fanbase y, um barraco só que invoca outro trecho da icônica e lendária música MAMA:

Valesca Popozuda maior e melhor que a MNET

Esse ano não tem nada de múltiplas localizações, com a premiação sendo realizada em um único dia no Nagoya Dome, e hoje saíram os indicados para as categorias do evento. Como esse tipo de post geralmente rende muitas views, vamos milkar o assunto com as minhas apostas de quem vai e quem deveria ganhar esse humilde evento.

Para quem a MNET vai manipular: Kang Daniel ou X1
Para quem a MNET devia manipular: AB6IX

Embora eu odeie o fato da poczinha estar pagando de machinho pelo fanservice, o AB6IX lançou os melhores singles e merecia ganhar como novatos do ano. O foda é que em termos de sucesso eles estão bem abaixo de outras mercadorias que a MNET procriou como Kang Daniel e X1 então é meio impossível não ficar entre esses dois mesmo. O resto é irrelevante pra mim então é óbvio que estou chocado pelo ATEEZ estar trendando no Twitter (É tipo um ASTRO da vida onde só brasileiro ligava pro grupo ou a situação tá melhor pra eles?).

Para quem a MNET vai manipular: ITZY
Para quem a MNET devia manipular: ITZY

A categoria é até interessante, a maioria soltou uns troços legais e tal mas ITZY tá tipo uns 3 níveis acima das outras em termos de sucesso né. Além disso a JYP sempre costuma soltar o cheque bater ponto no MAMA e acredito que não vão deixar a empresa sair com pouca coisa de lá.

Para quem a MNET vai manipular: Não sei… Baekhyun?
Para quem a MNET devia manipular: Pro gostoso do Taemin só por ser o gostoso do Taemin

Pra ser honesto eu mal lembro do que esse povo aí lançou, então estou apostando que a MNET vai dar prêmios solo pro EXO já que esse ano eles foram completamente ofuscados pelo BTS em vendas então não faria sentido dar algum prêmio mais relevante tipo artista ou álbum do ano (Mas aí eu estou contando que o EXO pelo menos bata ponto na premiação pra ir buscar alguma coisa né).

Para quem a MNET vai manipular: Chungha ou Heize
Para quem a MNET devia manipular: Chungha

Não entendi porque não botaram a Sunmi aí e colocaram esse solo da Jennie que só lembram que existe quando é pra preencher tracklist de show do BLACKPINK, masok. Dessas aí Chungha teve o ano mais interessante de longe, e apesar da Hwasa ter o feito de conseguir #1 no Gaon sozinha antes mesmo do Mamamoo, acho que a Heize tem mais chances de “surpreender” (A mnet adora forçar essa guria a todo custo então vai que…). Acho meio forçado Taeyeon ganhar isso por “Four Seasons” mas enfim.

Para quem a MNET vai manipular: BTS
Para quem a MNET devia manipular: BTS

É até injusto BTS não varrer essas premiações de fim de ano sabendo de todas as conquistas e recordes de vendas que eles conseguiram com esse último álbum (Foram 3 milhões de álbuns só na Coreia, quer dizer…). Talvez as coisas fiquem menos previsíveis quando eles começarem a esfarelar pro exército.

Para quem a MNET vai manipular: TWICE ou IZ*ONE
Para quem a MNET devia manipular: TWICE

Eu tenho quase certeza que a MNET vai dar aquela valorizada no próprio produto e dar esse ou o prêmio de melhor coreografia para o IZ*ONE, mas TWICE merece esse prêmio pelo ótimo ano do grupo. BLACKPINK pode levar essa se forem lá buscar alguma coisa, mas honestamente elas correm por fora aqui. Mamamoo e Red Velvet estão aí só pra preencher tabela e eu tranquilamente ignoraria o GFRIEND pra botar o ITZY aí.

Para quem a MNET vai manipular: N.Flying
Para quem a MNET devia manipular: Tanto faz

Não vou nem fingir que ouvi alguma coisa aí, mas N.Flying teve um viral esse ano né…

Para quem a MNET vai manipular: Sei lá, Heize??
Para quem a MNET devia manipular: Passo

Para quem a MNET vai manipular: Mamamoo ou BOL4
Para quem a MNET devia manipular: BOL4

Eu costumo torcer pro Davichi nessa categoria por motivos de serem faves e tal, mas essas músicas aí estão bem longe de serem as melhores coisas que todos eles poderiam lançar (O próprio BOL4 lançou coisa melhor esse ano mesmo). Dito isso BOL4 desponta como favoritas, mas Mamamoo também tem chances por ser um nome que o público gostaria de ver ganhando.

Para quem a MNET vai manipular: Taeyeon ou Chen
Para quem a MNET devia manipular: Tanto faz

Talvez a MNET dê o prêmio pra Bom por ser a que mais tem chance desses aí de sair da Coreia pra bater ponto em Nagoya, mas sendo bem honesto poderiam ter ignorado ela sem muito esforço (Eu sei que tem toda uma questão emotiva do retorno da Bom e tal mas vamos começar pelo fato de Spring nem ser boa né). O resto é whatever então a MNET vai dar o prêmio para quem eles acreditam conseguir mais audiência.

Para quem a MNET vai manipular: Qualquer troço de Hotel Del Luna
Para quem a MNET devia manipular: Meh…

Eu acho a soundtrack de Hotel Del Luna bem qualquer coisa (Ao contrário do dorama em si que parece ser bem legal pelo que eu vi), mas como isso foi A coisa de 2019 acho muito difícil não darem o prêmio para uma das duas OSTs indicadas. Parabéns por carregar essa nas costas, IU.

Para quem a MNET vai manipular: EXO ou Seventeen
Para quem a MNET devia manipular: Seventeen

As categorias que envolvem sucesso é uma coisa, agora se tem uma categoria que BTS não merece ganhar é a de coreografia. Seventeen merece ganhar, tem a melhor coreografia entre os indicados mesmo, mas talvez a MNET force um mimo pro EXO (Que tem uma coreografia bem legal, btw).

Para quem a MNET vai manipular: IZ*ONE
Para quem a MNET devia manipular: IZ*ONE

Os orbits chorando por Butterfly não ser indicada kkkkkkkkk Tá que foi ofensivo mesmo não colocarem o Loona mas colocarem “Kill This Love” e “Zimzalabim” mas a MNET trabalha com números né, nunca que iam colocar um grupo que sequer entrou no Top 100 do Gaon pra concorrer em alguma coisa. De resto a coreografia mais legal é a do IZ*ONE, então a MNET pode soltar a auto promoção nessa categoria aí que não vou ligar.

Para quem a MNET vai manipular: Sunmi ou Jennie (kkkkkk sim)
Para quem a MNET devia manipular: Chungha

Não acho que Chungha tenha a melhor coreografia dos 5 (Taemin e até a Sunmi tem coreografias mais interessantes), mas é de longe a minha favorita então por preferência mesmo não me importo de ver a Chungha ganhando isso. Agora espera chegar a premiação e a MNET dar o prêmio para a Jennie simplesmente for the lolz (É a cara da MNET fazer essas marmotas pra todo mundo sair com prêmio).

Para quem a MNET vai manipular: Qualquer uma envolvendo o menino do BTS
Para quem a MNET devia manipular: Nunca ouvi nada disso então whatever

Se o mundo fosse justo Anda e R.Tee não só seriam indicados como GANHARIAM essa categoria com “What You Waiting For”, mas essa foi um fracasso horroroso nos charts então né…

Nas categorias principais (Artista/Álbum/Música do ano) é sempre a mesma história: 666 nomes indicados mas só os mesmos 3 ou 4 de sempre com chance na delícia (BTS/EXO/TWICE/O que a MNET desova no Produce). Em termos de sucesso durante o ano BTS devia levar as 3 categorias e é merecido até (No máximo a JYP desconta um cheque bem gordo pra FANCY ganhar música do ano e é isso aí), então nos vemos em algum streaming de Nagoya transmitindo a delícia dia 4 de dezembro (Se eu tiver alguma disposição em acordar cedo para assistir 75 horas de premiação).

5 comentários sobre “Aquele post obrigatório comentando as indicações do MAMA 2019

  1. É muito irônico por a Jennie pra concorrer melhor dança solo, é mais provável tirar uma coreografia bem feita da Park Bom do que da preguiçosa favorita do YG (ok, talvez eu forcei um pouquinho kkkk). Pior ainda é se ganhar.
    Esse tem que ser da Chung Ha ou Taemin.

    Tbm achei estranho por deixarem a Sunmi de lado no melhor artista feminino.

    No geral as indicações fazem sentido, mas MAMA ta tão batidinho, que já é meio óbvio tudo que vai rolar.
    Aguardo por apresentações icônicas no dia, porém não colocarei muita expectativa pq as chances de ser uma bela porcaria estão grandes.

    • Mas não tenha dúvidas! Já aguardo ansiosamente pela edição 2019 do FDQ Awards!!

      A única coisa interessante no MAMA vai ser ver os rebolados da gostosíssima trindade do TWICE.

  2. Embora eu ame o LOONA, é como você disse: objetivamente Butterfly merecia uma indicação em Best Dance Performance, mas é fundamental ter números – ou, na falta de números, visibilidade. E com a BBC sumindo com elas por meses, não dá pra culpar a Mnet.

    (e em todo caso elas vão se apresentar no Asia Artist Awards, ou seja, boas chances de já ter um troféu cotado pra elas)

    Enfim, acabei de ver as performances que faltavam no Queendom, e:

    – Oh My Girl: …foi meio bagunçado, né? O começo trevoso cortado por elas de branco e animadas, o refrão maravilhoso parecendo aquelas músicas que a Jovem Pan tocava de madrugada antes de virar panfleto do Bolsonaro… aí entra um rap que acaba com todo o ritmo da música. Só gostei mesmo do refrão, mas o público coreano parece ter abraçado o OMG, então elas devem pontuar bem.

    – Lovelyz: outro que o começo parecia promissor, flertando com um som retrô, mas foi só um aegyo xaropento mesmo. Visualmente foi bem interessante, meio estilo peça teatral de comédia, mas a música é horrível. Mas os coreanos gostam de aegyo, então acho que elas se salvam (e vai, se deixar o vídeo no mudo, fica sem defeitos).

    – Bom: por mais estranho que soe, achei a voz dela péssima mas a performance muito boa. A melodia da música é gostosa de ouvir, a simplicidade do palco combinou, a dança conceitual do carinha lá também, e a Bom tava surpreendentemente bonita (pelo menos dentro do que o rosto dela permite).

    …É, ficou ruim pro AOA.

Os comentários estão desativados.