Brown Eyed Girls são as madrinhas dos gays e inventam o Halloween com a ótima “Wonder Woman” e o baladão “Abandoned”

Foram 4 anos de espera, mas finalmente Brown Eyed Girls está de volta com seu mais novo álbum “Re_vive”. Rola aquela decepção por ser um álbum de covers? Claro, mas as duas title tracks dele pelo menos não deixam a peteca cair pois achei tanto “Wonder Woman” quanto “Abandoned” maravilhosas, com “Abandoned” seguindo a linha baladão creepy e arrepiante e “Wonder Woman” sendo um marco para a comunidade LGBT:

Eu entendi a ideia do MV de “Wonder Woman” ser uma troca de papeis com elas sendo os noivos rodeados de várias noivas queer, mas eu prefiro acreditar que elas são madrinhas de casamento desse povo todo e organizaram uma grande despedida de solteira comunitária com muita festa, pole dance, bolo e uma energia maravilhosa. E olha, eu nunca vi em um MV de K-pop uma representatividade queer tão forte e relevante. É bom esclarecer de não estou querendo fazer uma competição de quem lacra mais na Coreia ou coisa do tipo, mas achei muito legal colocarem os queers como peça principal do projeto ao invés de somente compor coreografia como já é mais comum em vídeos e performances de K-pop (Seguindo essa ideia acho que só a Jenyer ex-4minute fez algo parecido com “Illusion”, mas não tem nem metade da exposição que o BEG deve conseguir com esse comeback).

Já a música é um popzão com uma pegada disco e, em alguns momentos, me lembrou aquele pop fantasioso/teatral que a Gain tinha lançado antes com “Carnival” (Especialmente nos versos que a própria Gain canta), mas a mistura e todo esse direcionamento mais retrô em cima de “Wonder Woman” deixou um resultado diferente mas ainda assim interessante. Normalmente esse tipo de música tem mais cara de album track para o BEG então ela acaba crescendo mais conforme eu vou ouvindo (Já achei um hino logo de cara mas agora estou apaixonado por essa música).

Já “Abandoned” é um baladão poderoso e arrepiante que explora muito bem os timbres melódicos das integrantes e toda nota que elas alcançam me deixa arrepiado. A forma como a música vai crescendo e ficando mais intensa e épica é algo que só o BEG mesmo consegue fazer, sendo de longe o meu baladão favorito desse ano. Mesmo com 5 minutos de música “Abandoned” vale muito a pena ouvir, e o MV está com uma estética absurdamente linda (Estava com medo desse comeback não ter lá tanto orçamento assim se tratando de duas title tracks mas pelo jeito os mimos e dinheiros da SM chegaram com tudo nesse retorno das véias).

Os dois MVs tem uma conexão e usam a mesma temática de noivas contando uma história em duas diferentes intensidades, com “Wonder Woman” servindo o início de uma história festiva e alegre uma festa de noivado onde, no final do vídeo, as noivas estão caçando “Jack The Killer”, e “Abandoned” existe para contar a parte mais trágica, com a noiva sendo abandonada depois do suicídio do noivo armado por “Jack-o’-lantern” e, depois, a noiva conseguindo sua vingança dando uma machadada e matando Jack, onde Miryo interpreta Jack nos dois MVs e JeA, Narsha e Gain são os fantasmas da noiva. Infelizmente eu não sou um orbit muito dedicado em explicar todos os detalhes e caçar mensagens subliminares dos vídeos, mas pra resumir: Tá todo mundo morto no final.

A única coisa que senti falta mesmo nesse comeback é de um pop mais lendário e que servisse mais impacto vindo do BEG. “Wonder Woman” é muito boa mas é meio soft demais para um grupo que já serviu coisas como “Sixth Sense” e “Brave New World”, entendem? Já Abandoned é uma das melhores baladas delas e teria muito potencial para se tornar um dos grandes hits do grupo, mas é uma pena que hoje em dia e com a competição pesadíssima (A Taeyeon lançou álbum no mesmo dia delas, por exemplo), um Top 100 tá ótimo mesmo. Mas bem vindas de volta, BEG, espero que esse retorno seja um início e vocês estejam dispostas a ainda servir um álbum de inéditas pra valer nos próximos anos.

6 comentários sobre “Brown Eyed Girls são as madrinhas dos gays e inventam o Halloween com a ótima “Wonder Woman” e o baladão “Abandoned”

  1. Tô apaixonada pelo MV de Abandoned. Um dos mais bonitos do kpop, sério.
    Só acho meio difícil de ouvir a música sem o vídeo por enquanto. Amo o refrão e os versos da Miryo, mas demora pra música alavancar, sabe?

    Wonder Woman é bem gostosinha, mas acho que falta um refrãozinho mais proeminente, mas as 4 continuam lendas.

  2. Queria uma farofada like a Kill Bill, Abracadabra, etc?
    Queria né, farofa nunca é demais.
    Mas gostei do comeback. Ouvi o album e ele não faz muito pra minha vida. Os dois singles principais, gostei, mas é algo que tenho certeza queo uvirei esporadicamente.
    Abandoned tá muito lindo, uma estética e visual impecável. Já o festival das gays em WW foi o AUGE, amo que BEG sempre tem uma posição bem firme com temas “controversos”. (até pq beber água na Coreia deve ter seus tabus tbm né)
    Fico feliz por elas, mesmo não sendo um album que eu goste muito, pelo menos estão trabalhando, e certeza que estão fazendo algo que queriam fazer.

Os comentários estão desativados.