O que tá acontecendo para o IZ*ONE ser o mais novo grupo cancelado no K-pop?

IZ*ONE está sendo o mais novo grupo a ser cancelado pela Coreia por conta dos recentes acontecimentos envolvendo aqueles que criaram o grupo (MNET/Produce 48) e agora o grupo, que voltaria daqui há dois dias, agora não tem data definida para lançar seu primeiro álbum completo. Os leitores desse blog provavelmente já estão atualizados nesse barraco, mas vai que tenha algum desavisado que esteja perdido no rolê e se perguntando que tipo de praga a Jurina e Kaeun jogaram em cima das ícones, então esse post (Meio que) explica a mais nova série de escândalos e cancelamentos na Coreia e como as vampironas estão se lascando no meio de tudo isso.

Para quem não está muito ligado nas notícias do mundinho do ego coreano, há algumas semanas a polícia coreana vem conduzindo uma investigação na MNET onde ela teria fraudado e manipulado resultados de diversos survival shows, que começou depois da final do Produce X 101 e se estendeu para todos os realitys shows decididos no voto que a Mnet fez na história recente, basicamente. Como no Produce e em outros realitys da MNET os votos por sms são pagos, manipular esses resultados são configurados como fraude e a emissora teria que responder pela justiça, mas até semana passada tudo estava meio morno e correndo por debaixo dos panos enquanto a MNET corria com outros dois survival shows: Queendom (Milkado com bastante frequência nesse blog) e WORLD KLASS, que não faço a mínima ideia do que se trata mas fizeram essa MERDA de remix de Abracadabra do Brown Eyed Girls então já odeio para todo o sempre…

… ATÉ QUE essa semana a polícia emitiu mandatos de prisão para alguns produtores do Produce 101 + o vice presidente da Starship.

O destaque foi para o produtor Ahn Joon Young que, além de ser acusado de manipulação de resultados, também foi acusado destruir evidências e receber mimos de uma empresa de entretenimento adulto (= favores sexuais) pagos pelas empresas em troca dessa manipulação. Ahn Joon Young admitiu que manipulou sim os resultados do Produce X 101 (X1) e também do Produce 48 (IZ*ONE), mas negou manipulações nas duas primeiras temporadas do show (I.O.I e Wanna One). Com isso em mente + O fato de IZ*ONE e X1 serem os grupos em atividade, era óbvio que eles tomariam no cu e teriam suas promoções prejudicadas, assim como o X1 que teve diversos eventos cancelados no debut quando a polícia começou as investigções, mas tudo ficou pior para o IZ*ONE pois essa bomba explodiu no meio do ciclo de divulgação do comeback do grupo com seu primeiro álbum “BLOOM*IZ”. Então, nesse espírito de boicotar a Mnet e tudo que envolva a emissora, várias participações das integrantes em programas coreanos foram cortadas pela edição/canceladas/adiadas, e esse comeback acabou sendo adiado por tempo indeterminado, assim como os eventos como o showcase e o show de comeback do grupo que ia ser transmitido pela MNET foram cancelados (E pelo jeito até a participação delas no MAMA está em cheque).

Obvio que as integrantes não mereciam estar passando por isso (Embora ache muito exagerada essa narrativa que a fanbase criou de colocá-las como santas que não sabiam de nada dessa história) e é foda saber que depois de um tempo tudo volta ao normal e as mais prejudicadas acabam sendo as meninas, mas como não consigo ver como injusto esse cancelamento em cima da MNET seria muita ingenuidade da minha parte querer que essa onda não batesse no IZ*ONE (Ainda mais em plena época de comeback). Acho que o ponto principal é que o grupo tem data pra acabar e, mesmo faltando um tempo considerável pra isso, esse escândalo acaba atrasando o grupo num nível que vários lançamentos acabam não acontecendo por estarem paradas esperando a poeira baixar (Principalmente levando em conta que elas promovem simultaneamente na Coreia e no Japão).

De qualquer forma a queda do império Produce acaba sendo uma boa no sentido de que as empresas deixam de ser tão dependentes do programa para debutar (Ou não debutar) seus funcionários. Lendo essas notícias a gente vê o quão longe eles estavam indo para garantir uma posição de destaque/uma vitória no programa, e se o/a trainee não se destaca no programa fica muito difícil dele/a debutar em um grupo posteriormente. Pelo menos por agora é praticamente impossível rolar uma nova temporada do programa (O anúncio normalmente rola no MAMA e duvido que a poeira baixe em menos de um mês) e, mesmo se rolar, o programa está muito sem moral para emplacar alguma coisa no nível que eles estavam fazendo (Acredito que até pra conseguir empresas que topem participar do programa está complicado pois tem que ter culhões nesse momento para se filiar a um produto com a imagem quebrada desse jeito). Das duas uma: Ou teremos menos grupos debutando ano que vem ou as empresas terão que se virar nos 30 para uma nova estratégia, afinal debutar com o buzz de “Tal garota ficou em x posição no Produce” não parece ser uma ideia tão boa assim agora.

2 comentários sobre “O que tá acontecendo para o IZ*ONE ser o mais novo grupo cancelado no K-pop?

  1. Uma ganancia sem tamanho… e há quem diga que k-pop é coisa de gente boba. Tava tudo na cara e com essa bomba a gente tem que lidar com as portas que, possivelmente podem se fechar para o iz*one, fora a perca da oportunidade que grupos “periféricos” tinham de mostrar seu trainee em um reality popular e lançar (ou relançar) artistas muito bons que normalmente ficariam de fora da cena popular hj – como deu certo com Chungha, Pristin, Somi, Nuest, Everglow e por ai vai… estragaram a brincadeira.

  2. Fico feliz q os responsáveis… bem, tenham q tomar responsabilidade agora. Tbm acho exagerada a narrativa de q elas são todas santinhas, mas uma coisa me irrita: a Coreia é mt maria-vai-com-as-outras. Um dia tão inaltecendo as criaturas, aí acontece um escândalo e abandonam fingindo q nunca na vida endeusaram os novos cancelados.

Os comentários estão desativados.