Hyuna abre o jogo sobre sua luta contra a depressão, transtorno de pânico e síncope vasovagal desde 2016

Há um tempinho aí eu vi um tweet falando sobre como os idols deviam tomar frente sobre o delicado assunto de saúde mental e falar abertamente para conscientizar mais pessoas sobre o assunto. Pois acabou que a Hyuna meio que tomou essa frente e resolveu falar que está se tratando de depressão, transtorno de pânico e síncope vasovagal desde 2016 em seu Instagram.

Em resumo ela fala sobre a cobrança que a vida adulta traz em não cometer erros e a responsabilidade por tudo que ela faz, como o diagnóstico de depressão e transtorno de pânico a deixou em choque por ela se considerar uma pessoa resistente. Como manter isso em segredo não estava ajudando, ela tomou coragem e fez essa declaração abertamente para seus fãs falando sobre o que ela vem passando durante esses 3 anos e como o tratamento adequado vem fazendo bem a vida dela, se tornando uma pessoa cada dia mais forte e se amando mais.

Com os recentes acontecimentos, essa declaração da Hyuna é extremamente corajosa e admirável. Não só pelo fato de mostrar vulnerabilidade para seus fãs e o público, mas também desconstruindo aquele mito de que adultos precisam ser fortes a todo custo, encorajando as pessoas a buscarem tratamento para as doenças mentais que possuem e mostrando que é importante para viver uma vida melhor e mais saudável. Você nota toda a sinceridade da Hyuna lendo a declaração e sente que ela se abriu na esperança de fazer outras pessoas passando pelos mesmos problemas tomarem as mesmas atitudes e buscarem tratamento ao invés de guardarem para si.

É obvio que essa declaração da Hyuna não vai mudar totalmente os rumos do assunto “Saúde Mental” dentro da Coreia (Ela nem tenta isso, na verdade), mas acredito que foi um passo importante a ser dado e a gente torce para que essa pauta seja cada vez mais discutida e o tabu cada vez mais desconstruído não só na Coreia mas em todo o mundo (A gente acaba falando mais do K-pop mas é importante olharmos para nossa própria casa e compreender que falar de saúde mental também é um tabu muito forte por aqui). Cuidem-se.

2 comentários sobre “Hyuna abre o jogo sobre sua luta contra a depressão, transtorno de pânico e síncope vasovagal desde 2016

  1. Certíssima ela. Depressão e transtornos de ansiedade e pânico são coisa muito séria; não é vergonha nenhuma reconhecer que tem esses problemas, e é burrice não tratá-los por medo de ser julgado pela sociedade.

    Depois da tristeza pelas perdas precoces da Sulli e Hara, fico feliz em saber que a Hyuna procurou ajuda a tempo e já está tendo resultados positivos. Torço pra que a declaração dela encoraje outras pessoas (idols ou não) a seguirem o exemplo.

    • fico realmente feliz que ela está se tratando sabe, e não esquece que o nenê do jonghyun também foi precoce, me refiro ao kim não o lee, este segundo tem que tacar fogo (mas acredito que está se referindo à gurias não guris….)

Os comentários estão desativados.