Year End 100: As melhores músicas de 2019 no Asian Pop (Top 10)

E chegou o grande momento de conhecer o Top 10. As mais fodonas, lendárias, as top das tops, as que acabaram com a concorrência e chegaram no patamar de serem as 10 melhores músicas de 2019 na minha playlist de pop asiático. Nesse último corte vamos conhecer as 10 músicas que dominaram o meu 2019, e começando o Top 10 temos…

10. DIA – WOOWA

Quando esse batidão tirado de alguma intro de Mortal Kombat veio logo na introdução de WOOWA eu já estava agradecendo a deus por finalmente terem dado uma farofa competente pra esse grupo, mas a música toda é gloriosa: O EDM é maravilhoso, o refrão gemido é uma delícia e todo o conjunto da obra acaba virando algo que o T-ara lançaria naquela época que estava vivendo de músicas como Sugar free e Number Nine. Uma pena que elas morreram depois de WOOWA né, mas vida que segue.

9. DAOKO x MIYAVI – Senkyaku Banrai

Eu não conheço muita coisa do MIYAVI fora o fato dele ser um guitarrista bem relevante na cena japonesa e uma parceria bem legal que ele fez com a Kato Miliyah no fim de 2018. Mas essa parceria que ele soltou com a lenda DAOKO (Que segue em busca de um sucesso tão grande quanto Uchiage Hanabi) foi uma grata surpresa, pois juntou todo o espírito rosqueiro dele com o eletrônico de Shibuya dela e resultou numa música fenomenal, fazendo a DAOKO finalmente lançar algo tão icônico quanto ShibuyaK. Demorou meia década mas veio né.

8. Bich Phuong – Di Du Dua Di

Talvez vocês tenham cagado pra qualquer sugestão de pop vietnamita que eu tenha dado nesse Top 100, mas acho que vocês não deveriam ignorar essa Bich Phuong. A gata teve a genial ideia de misturar disco music com house num hinão retrô sensualissimo, onde Bich é a dona das pistas e sai abalando gays basics com uma coreografia babadeira. Se você ainda não superou a Uhm Jung Hwa servindo tudo no The Cloud Dream Of The Nine então é obrigação ouvir Di Dua Dua Di pra nunca mais sair da playlist.

7. JeA – Newself

Antes do Brown Eyed Girls ressuscitar com covers no fim de 2019, a JeA conseguiu lançar um maxi-single solo lá no meio do ano de nome “Newself”. A faixa promocional “Dear. Rude” é ótima, mas ela foi completamente ofuscada na minha playlist pela música que dá nome ao single. Quem acompanha a JeA sempre espera uns baladões mais carregados em seus solos, então foi uma grata surpresa quando ela decidiu mostrar uma nova faceta e lançar essa música que passeia entre o “eletrônico soft de lounge” e o “alternativo pedante de jovem adulto coreano”, na qual JeA conseguiu impor toda uma sutileza aos seus vocais e tornando a música um deleite para os ouvidos. Uma pedida maravilhosa para aqueles momentos em que você só quer desacelerar.

6. SHAUN – Bad Habits

Euzinho jogando mó buzz nesse male act misterioso do Top 10 fazendo alguns de vocês pensarem que se tratava de algum nome relevante tipo Taemin ou Baekhyun pra no final ser esse SHAUN, que ficou comhecido por um sajaegi safadissimo jogado em qualquer b-side dele em 2018 mas na hora de soltar o cheque para uma música boa de verdade ele foi lá e ligou o foda-se. Mas tudo bem, “Bad Habits” ainda vinga por me parecer algo que alguma bandinha de fundo de quintal lá nos Estados Unidos sonha em ter na discografia mas nunca será capaz de lançar, e qualquer surra em bandinha americana que morreu nos anos 2000 é bem vinda (Brincadeira gente Coldplay lendários tá, agora Maroon 5 pode enterrar mesmo).

5. TWICE – Fancy

2019 foi o ano do TWICE. Ponto. Ninguém foi tão relevante lançando músicas ótimas em quase todo bimestre quanto o TWICE. Ninguém serviu tantos bops como elas. Mas tudo isso teve um genesis que foi FANCY, quando elas investiram em um conjuntinho preto e roupas de garotas passando a noite em alguma baladinha do centro de SP, lançaram um popzão com mais pulso do que o habitual delas mas sem perder o fator teen e chiclete da coisa toda e chocaram a fanbase. Se o TWICE derrubou barreiras e hoje é amado por… Bem, mais gente na fanbase do que antes de 2018, tudo foi graças a Fancy.

4. Dalsoobin – Katchup

A carreira solo da Subin, embora não diferencie em NADA de qualquer carreira de qualquer outro artista hipster coreano, ganha muito crédito por ela ser uma ex-idol que produz/co-produz suas músicas na garagem da casa dela ao invés de pedir pra qualquer outro pobre coitado fazer o serviço, e vez ou outra acaba acertando de forma mais precisa (Circle’s Dream casualmente aparece nas listas de melhores Kpop da Billboard, por exemplo). Mas “Katchup” acaba se destacando por ser a tentativa mais fora da curva da ex-Dal Shabet, onde ela tenta fazer um troço mais pop mas sem perder aquela coisa pedante para crítico musical aclamar (Deve ser o que a Billie Eilish faz hoje em dia, mais ou menos), e isso funciona tão bem que definitivamente você não imagina algum outro ex-integrante de grupo de Kpop fazendo algo nesse estilo/execução. É como se ela tivesse achado o seu som para se destacar do resto, e fica a torcida para ela seguir com ele nos comebacks que ela conseguir bancar com vaquinha online em 2020.

3. ANGERME – Koi wa Accha Accha

Vocês vão ver ANGERME nesse terceiro lugar sendo o meu Jpop favorito de 2019 e tirar toda a credibilidade dessa icônica lista. Eu faria o mesmo, afinal quem em sã consciência botaria uma música do Hello Project em um fucking Top 3 de melhores músicas do ano hoje em dia, né?! Mas aqui estamos com a melhor apropriação cultural tosca desde a última melhor apropriação cultural tosca no Japão. “Koi wa Accha Accha” é puro entretenimento em forma de música, tudo é tão tosco e fundo de quintal que acaba dando a volta e se tornando muito divertido, o que é um dos motivos para vocês acompanharem o meu blog e o motivo para ANGERME ter surrado quase toda a lista.

2. Apink – %% (Eung Eung)

Se alguém me dissesse em 2017 que Apink passaria de chacota aegyo para a provável música pros gays mais amada dos Kpoppers em 2019 eu não acreditaria. Ninguém acreditaria, na verdade. Mas olha só o que o destino nos reservou: Um popzão sofisticado e melodramático fabuloso onde o nome da música é literalmente um gemidão saindo do grupo que ninguém apostaria ver lançando há uns 2 EPs atrás. A melhor música de girlgroup de Kpop do ano, que só não foi #1 do meu 2019 porque ELA ressuscitou dos céus e entregou A farofa:

1. R.Tee x Anda – What You Waiting For

A Anda estava vindo de um maravilhoso álbum hipster com o produtor Primary, então ver ela assinando com uma subsidiária da YG e apostando num EDM safadissimo me pareceu interessante demais para não ficar muito curioso pelo que ela ia entregar. E aí tivemos “What You Waiting For”, que ironicamente brilha em algo que a YG só vem errando nos últimos anos: a música não inventa nada, e é icônica mesmo assim. O R.Tee fez praticamente um EDM old school totalmente repaginado pra 2019, e os vocais que a Anda entregou combinaram de forma perfeita. O drop servindo de refrão não tenta matar o ritmo da música para servir algo mais forte, e mesmo assim é de uma intensidade e harmonia que pouco se viu em músicas com essa característica, e todo o conjunto foi o máximo que 2019 pôde entregar de música que não reinventa a roda mas, se feita direitinho, é muito mais efetiva e impressionante do que qualquer reinvenção sonora.

E aí, curtiram o Top 10? Qual música foi injustiçada e merecia uma vaga nesse icônico Top? Deixe aí nos comentários suas opiniões sobre esse grande Top 100, e desde já fica o desejo para que, em 2020, grandes músicas nos alimentem bem tão bem quanto essas de 2019 nos alimentaram.

6 comentários sobre “Year End 100: As melhores músicas de 2019 no Asian Pop (Top 10)

  1. Primeira pessoa que eu vejo reconhecendo o valor de Bad Habits… Uma pena que as músicas que ele lançou depois não foram tãão boas, mas ele lançou uma collab com um tal de OVAN que é bem legal

    https://youtu.be/ZlAz7EuzViA

    Divulgações a parte, eu fiquei chocado como eung eung entrou no top10 de todo mundo (uns 3 blogs que eu leio, uma pessoa aleatória do twitter e eu). Só senti falta de um day6 aí no meio, eles lançaram um full album esse ano que tá bom, mas o material japonês q eles lançaram (no caso duas músicas) foi o melhor.

    Vai ter playlist do top?

Os comentários estão desativados.