MAX (Changmin/TVXQ) traz o melhor single da SM em tempos com “Chocolate”

O Changmin do TVXQ resolveu debutar solo na Coreia com o seu stage name MAX, o que significa que agora está mais difícil de achar as minhas tiazonas salientes do MAX na pesquisa do Spotify… Masok, ele debutou com Chocolate e, tal como o próprio MAX na letra da música, eu estou chocado:

Confesso que já tinha me rendido a essa música já na intro, com a contagem luxuosa em francês seguida do tiozão despirocando com um “NÃO TENHO MEDO DE ELETRICIDADE ENTÃO VOCÊ ME CHOCOU E TUDO BEM (Deus, isso é ruim?)”, e o resto da música rola outros trechos em inglês tão aleatórios e deliciosos quanto. Eu não ouvia english tão saboroso desde quando a BoA resolveu nomear um single seu de “HURRICANE VENUS” e, girl, estou vivendo por isso.

“Electronic manic supersonic bionic energy” linha do milênio

O vocal nessa música, aliás, é outro ponto bem legal. Toda vez que ele aumenta uma nota e começa a cantar de forma mais emocional a música fica mais emocionante e memorável, e lá pro final da música com ele emendando uma high note tudo ganha outro nível e vai chegando no seu ápice. O drop no refrão, ainda que eu ache meio anti-climático, de certa forma funciona comigo e o aproveitamento é muito alto no geral. “Chocolate” poderia literalmente cair no colo de qualquer boygroup da SM, mas o Changmin deu seu jeito de fazer dessa uma faixa ideal pra ele.

O MV é aquela coisa bem mais direta: Changmin dançando e sensualizando em diferentes looks e danças. Eu não tive muita vontade de assistir o vídeo de novo e de novo por achar que ele não é, digamos, sensual o bastante para segurar um conceito desses (Nisso o outro carinha do TVXQ dá um banho nele), então toda vez que a câmera dava um close nele ou ele mandava um carão seduzente eu ficava “Err… ok”. De resto é um MV bem 101 da SM e até dentro do próprio kpop, indo naquilo de ser um bom acompanhamento visual e não passar disso. Nada que interfira minha experiência com a música.

Eu acho que não ficava tão empolgado com um single da SM desde quando a BoA trouxe o hino feminista “Woman” lá em 2018, o que diz muito sobre como a SM decaiu na hora de escolher single pros seus acts… Ou só significa que estou virando aqueles tiozões Rock Wins que só dá moral pra outros tiozões cantando e não dá moral pra nada que grite geração Z. Fato é que eu nunca dei moral pra muita coisa do TVXQ (Acho “Catch Me” e “Something” maravilhosas e é só isso mesmo) e estou aqui viciadissimo no que o MAX me entregou, e “Chocolate” deve render muito na minha playlist.


Hidden gem: High Heels

Eu sei que muitos novinhos aí pegaram hype nesse comeback pela música com a Chungha, mas acho que a minha favorita é essa “High Heels” aqui. Eu não sinto arrepios e excitações assistindo o MAX, mas ouvindo o esquema é outro: Terminou essa música e eu já estava pronto pra me cadelizar pro véio e fazer qualquer coisa para ouvir ele cantando essa música no meu ouvido de novo. Que bom que o streaming existe hoje em dia e certas submissões não precisam ser passadas, mas ele serviu muito com essa música aqui.

Um comentário sobre “MAX (Changmin/TVXQ) traz o melhor single da SM em tempos com “Chocolate”

  1. Também não acredito que esse debut solo foi ignorado pelo público (saiu no mesmo dia que “Oh My God”, da pra entender).
    Amo amo amooooooo 🥰
    Encaixou perfeitamente nele

Os comentários estão desativados.