Melon vai mudar o sistema do seu chart pra ver se acaba com a patifaria de streams fantasmas e sajaegi

O Melon, chart de música mais tradicional da Coreia do Sul, anunciou que vai mudar o sistema dos seus rankings em tempo real aina no primeiro semestre desse ano com a finalidade de dar uma controlada nas formas de manipular e burlar o chart:

As duas mudanças principais são:

  1. Gráfico em tempo real: As atualizações por hora serão feitas pelo número de ouvintes únicos nas últimas 24 horas, ao invés da quantidade de streams na última hora. Para quem acompanha charts, é um sistema parecido com o que o FLO usa no seu chart.
  2. Reprodução aleatória do Top 100: Quando o usuário seleciona a opção de tocar todas as músicas do Top 100, as músicas serão tocadas de forma aleatória e não pela ordem do ranking.

Segundo o Melon, as mudanças são para promover um consumo mais saudável das músicas, permitindo que os usuários descubram novas músicas e foquem menos na competição entre músicas pelo #1. Na prática, eles querem acabar com as práticas de sajaegi e, especialmente, o flood/streams fantasmas que seguem atormentando o chart, focamdo em quantas pessoas estão ouvindo a música e não em quantas vezes a música é executada.

A mudança deve afetar principalmente esses boygroups de segundo escalão que tem seu pico e conseguem colocar até álbuns completos no top 100 do Melon por conta do flood, dando espaço para uma quantidade maior de artistas/grupos aparecerem como destaque no Top 100. No geral, grupos que possuem uma fanbase muito esforçada mas não tem muito apelo com o grande público vão ter mais dificuldade em alcançar posições mais altas, enquanto a IU vai continuar morando no #1 com qualquer troço que ela desovar pros coreanos ouvirem.

4 comentários sobre “Melon vai mudar o sistema do seu chart pra ver se acaba com a patifaria de streams fantasmas e sajaegi

    • Vou tentar (a real é que não me animei muito com as prévias dele), mas vi que saiu um MV junto do álbum e isso é certeza que vou comentar

Os comentários estão desativados.