Sunmi segue servindo tudo com as migalhas que recebe da MakeUs em “pporappippam”

A essa altura eu já me aceitei como uma cadelinha das músicas da Sunmi, pois tudo que ela lança vai direto para minha playlist de vícios e dura para todo o sempre. Quer dizer, quase tudo, mas o ponto é que eu já tenho uma inclinação para curtir qualquer coisa que a Sunmi desovar no K-pop, então fiquei feliz demais quando “pporappippam” começou a tocar e eu senti o meu coração dizer “Caralho, bicha, ela serviu tudoooooo” como qualquer fã mais emocionado de diva pop:

“Pporappippam” é o single mais, digamos, fácil de colocar em uma casinha desde que a Sunmi começou com essa história de fazer “Sunmi pop”. Não temos drops esquisitos para chocar, sons e elementos tentando ser diferentes nem nada fora do comum. É um popzão retrô refrescante, do tipo que te conquista na primeira ouvida e eu não tenho que assimilar nada, só curtir o som maravilhoso que a Sunmi serviu, e aqueles que não foram tão fãs de “Noir” e/ou “LALALAY” podem se sentir mais abençoados ouvindo “Pporappippam”.

Quando saíram os teasers eu achei que o synth oitentista serviria para ela reviver os tempos de aclamação do REBOOT (E meio que foi isso mesmo), mas quando foi anunciado que “Pporappippam” seria um city pop esperto, eu percebi que ela olhou nos meus olhos e falou “Eu vou te dar muito orgulho, gay”. Desde que ressuscitaram o City Pop no mainstream com “Plastic Love”, esse gênero vem sendo uma ótima alternativa para as gatinhas que querem mostrar suas referências e conceitos como artistas, principalmente na Coreia onde vimos muitas cantoras se jogando nesse som, como a Yubin, Yukika, Baek Yerin e até mesmo a própria Sunmi. E como esse blogueiro adora rasgar uma seda para um city pop coreano sempre que possível, é claro que eu já estou candidatando essa delícia como música do ano.

O MV também é muito legal, vende muito bem o encontro do retrô ao moderno pelo estilo e efeitos de filmagem mais vintage se juntando a uma estética mais refinada e visuais mais atuais, transmitindo visualmente o que acontece na música. E como é a Sunmi que planeja tudo isso de conceitos e visuais para cada comeback, tudo acaba sendo muito mais natural. A Sunmi desenvolveu todo um roteiro para a empresa desenvolver e não o contrário, e isso torna o resultado final muito mais envolvente tanto para o artista (Que não parece que foi colocado no meio do vídeo) quanto para quem está assistindo. No geral temos uma vitória (E daquelas grandiosas) nesse novo single da Sunmi.

“Pporappippam” é o melhor single da Sunmi desde “Siren”, e se eu já sou fechado com a cantora em músicas não tão fortes, esperem no mínimo um Top 10 de 2020 para essa delícia. Só é uma pena que a Sunmi não consiga trabalhar tantas músicas assim, pois ela não merecia viver de digital single e sim de EPs ou até mesmo um tão sonhado full album. Na real eu não vejo muito sentido na MakeUs liberar somente essas migalhas pois, mesmo com a Sunmi não sendo uma força muito grande em físicos, ela ainda é muito popular e poderia ser ainda maior se trabalhasse mais com músicas novas em menos espaço de tempo. A não ser que esse ritmo seja uma escolha da própria Sunmi, mas duvido muito que ela queria lançar apenas 1 EP solo desde que saiu da JYP há 3 anos.

16 comentários sobre “Sunmi segue servindo tudo com as migalhas que recebe da MakeUs em “pporappippam”

  1. Parece que tava rolando uns bafos aí de que a Sunmi tava doida pra lançar um ep mas a Make Us não deixa, e que aquela última que ela lançou que parece uma farofa do blackpink (e que eu esqueci o nome) era pra ser uma b-side ou slá.
    Talvez eu tenha viajado mas acho mt difícil ela estar satisfeita com isso, não faz sentido essa postura da empresa

    • Se não me engano Gotta go ia ser o primeiro single do futuro full album que ela diz que está trabalhando desde ano passado.

  2. “eu vou te dar muito orgulho gay” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHORANDO

    e deu mesmo velha 👊😭

  3. Ela entregou tanto… No começo eu achei a música chatinha mas o crescimento, a estética linda do clipe e aqueles “tananana pporapipam” me conquistaram como ela sempre faz

  4. Adorei essa música! A pegada retrô ficou muito gostosa de ouvir, e a Sunmi tem esse carisma magnético, sempre esquisitona porém sempre linda. Segue fazendo milagres mesmo com a gestão ruim da MakeUs.
    Ela deve estar contando as horas até o contrato expirar pra ir correndo pra agência da Yubin (ou voltar pro JYP caso a agência da Yubin vá à falência antes).

  5. Guuurl, então…
    Não sei o que anda acontecendo com o Kpop, mas estão colocando cada nome nas músicas, Ddu du ddu du, Lalalilala, Lalalay, Dumhdurun, Nun nu Nan na, Dun Dun.
    Tipo WTF???

    O video, achei tudo, é lindo, é Sunmi.
    Mas musicalmente falando, é um dos piores lançamentos dela pra mim. Vou continuar ouvindo, apenas pq é Sunmi, se pah até cresce comigo (ouvi só a musica primeiro e achei ruim, ela melhorou bastante com o acompanhamento visual do MV).
    Só que falta algo, parece tão… é… só isso.
    Ainda estou no aguardo de um comeback matador vindo dessa mulher, é, vantagens de ser uma grande gostosa.

    • O caso da Sunmi é diferente de todos esses nomes de músicas com onomatopeias e tal pois pporappippam significa “Noite roxa/Purple Night” em coreano, não é só um truque pra preencher música

  6. Eu amei essa música, não consegui parar de ouvir.
    Chega a ser um pecado a Sunmi não voltar com um mini ou um full, imagina as maravilha que seria?
    Tem que fazer que nem a coleguinha Yubin e pular fora dessa agência na primeira oportunidade.

  7. EU NÃO TÔ ACREDITANDO, não, eu não vou falar do post em si porque eu só concordo com tudo que você disse, e é por esse motivo que eu tô aqui comentando!
    Eu te acompanhava no último blog, e acabei caindo de paraquedas aqui, achei a forma de comentar muito parecida e fui procurar descobrir e descobri que era você!
    Só queria dizer que adoro sua sinceridade, seu modo de escrever, críticas, bicho, incrível! E não mudou quase nada, na moral eu nem acredito que tu tais vivo! Continua assim, perfeito, quer o mundo? Eu te dou.

    • É sempre bom ver velhos leitores se chocando com o fato de eu ainda estar vivo na blogosfera de pop asiático hahaha bem vinda de volta

  8. Mesmo tendo poucas músicas, elas são boas, então não tenho muito do que reclamar em relação a isso. Sunmi não me decepcionou até hoje.

  9. Aí mano, gostei muito dessa música. Tá muito redondinha e linda. Pra mim esta bem num nível a cima dos últimos lançamentos últimos_ principalmente de Lalalay que achei meio fuen, tanto o mv como o single_
    Parece que limpou meus ouvidos ❤
    PS. Não entendo porque não dão full álbum pra ela, seria maravilhoso ouvir um album nessa pegada. E sei lá, os teaser, as fotos promocionais que a Sunmi sempre lançam antes do lançamento são sempre bem trabalhadas, caberiam como os trabalhos 😕

Os comentários estão desativados.