“Tiger Inside” é o melhor single de um SuperM que ainda não “vingou o K-pop”

Esses últimos dias foram movimentados para o K-pop nos Estados Unidos, com alguns nomes fazendo história conquistando #1 na Billboard Hot 100, outros sendo o primeiro girlgroup a ganhar um VMA e por aí vai. Nesse cenário temos o SuperM, que surgiu com a promessa de serem os vingadores do K-pop (hahahaha eu nunca vou superar isso) num cenário que não precisava ser realmente vingado, mas estão aí tentando de novo com “Tiger Inside”:

“Tiger Inside” é o 2º single do 1º álbum de estúdio do SuperM e, diferente de “100”, essa música é praticamente cantada em coreano, com um ou outro gancho em inglês. E nossa, como eles melhoram desse jeito. É bem mais natural ouvir eles cantando em coreano, e acho que eles conseguem interpretar bem melhor a persona de oppa fodão pronto para vingar o K-pop na América, e a música acaba fluindo melhor também, com os sintetizadores mais fora da curva e “experimentais” na medida do possível. É um single que é a cara do que os boygroups da SM da última década lançariam: Imagino um EXO cantando isso no início de carreira, um NCT 127 soltando uns raps por cima, ou o rei do K-pop Xiumin chegando no dormitório do Taeyong e falando “Toma esse tijolo e essa demo que era pro EXO lançar mas acho que é melhor vocês se virarem com isso”, e é uma coisa boa pois lembra o que o NCT desovou de melhor até agora (O EXO mesmo tem coisa muito melhor que isso mas vamos seguir).

E isso de ser um single do NCT das mãos do SuperM acaba sendo muito interessante pelo que os caras que não fazem parte do NCT podem agregar: Baekhyun e Taemin serviram vocais em uma música que nenhum dos dois tem o costume de lançar e isso foi muito interessante ouvir uns vocais mais maduros em uma produção que geralmente vai para nos novinhos da SM. “Tiger Inside” não reinventa a roda dentro do que a gente sabe que a SM costuma fazer, mas não deixa de ser um single legal com um MV muito legal e que de fato poderia vingar nos Estados Unidos mesmo (Tanta coisa pior faz sucesso por lá, essa música poderia fazer um barulho também).

No geral, não acho o SuperM tão diferente de qualquer outro boygroup de K-pop, mas a SM vendeu tanto isso como algo totalmente novo que as pretensões do SuperM acabam ofuscando o próprio material comigo. Tipo, por mais que “Tiger Inside” seja uma boa música eu sempre acabo pensando “É isso que vai vingar o K-pop? É essa a música que vai fazer história?” e aí eu fico meio meh para a coisa toda, sabe. Eu gosto não-ironicamente de acompanhar a trajetória dessa superunit, pois tudo que dá certo (E errado) acaba servindo de exemplo para o que outras gravadoras na Coreia podem ou não fazer caso queiram tentar ganhar terreno na América também, mas comigo até aqui o SuperM é um nome com muita pretensão e uma execução nem tão boa assim. Espero que “Tiger Inside” seja um “novo início” para o SuperM, e que o resto do álbum seja dessa música para cima, mas não é como se eu estivesse com grandes expectativas para quando esse álbum sair no fim do mês.

7 comentários sobre ““Tiger Inside” é o melhor single de um SuperM que ainda não “vingou o K-pop”

  1. Esses tempos um tweet circulando na tl dizia mais ou menos algo como “o super m provou que os grupos de kpop só funcionam pelo equilíbrio entre os integrantes e montar um grupo só com os fodas onde a proposta é ser os vingadores do kpop, cantando sobre ser fodas vira chacota entre os fãs/público.” E esse tt sintetizou tudo que eu penso sobre, no caso do super m além de não serem levados a sério ainda conseguiu criar um efeito reboot, causando fanwars entre o fandom dos respectivos grupos originais e dando a impressão que todos esses destaques e favoritismos da SM conseguiram a proeza de ter um desempenho abaixo e em desvantagem quando juntos.
    Sem dúvidas Tiger Inside foi o melhor ato até o momento dessa unit, ou pelo menos, o primeiro ato a não causar uma vergonha alheia pro ouvinte.
    Talvez a SM esteja tentando fazer uma limpeza de imagem com eles participando de tv shows coreanos, o que já rendeu umas notinhas de interesse dos knetizens nos pannchoas da vida, desengavetando esse possível repackage da era Kick It do NCT, cantando coreano nesse single, enfim, fazendo o arroz com feijão mesmo pra ver se consegue pelo menos amenizar a situação de repudio dos fãs. Curiosa pra ver em como ficará a situação do grupo com o exército batendo na porta de alguns integrantes.

    • quase a metade vai pro exército (sinceramente sentirei saudades das músicas de poc do taemin neste período 😠😕)

  2. Eu me pergunto até quando a SM vai continuar apostando neles. Eu pensei que eles realmente tivesse feito algo_ mas a fanbase de cada integrante a fazer esse projeto flopar; boatos que eles foram num programa de tv daqueles onde o apresentador enche o saco deles e a audiência foi a mínima_ mas a sensação que dar é que eles não foram 🤔. Digo porque não vi nenhum fandom panfletando de terem conseguido posições altas e vendas.
    Essa música é tão inofesiva que qualquer boygroup do segundo escalão poderia usar que nem sentiriamos diferença.
    PS. Ainda não estou preparada em ver o Taemin indo para o exército, porque isso significa que o tempo passou

  3. Mas falando sobre eles vingarem nos Estados Unidos, acho difícil viu. A fanbase individual não tá apoiando nenhum_ principalmente do lado dos Exo, vi vários tweet em outras línguas falando mal deles e esses choros. Jurava que era só os Br e coreanos que estavam surtando. Os amigos que hablam espanhol também.
    Só vou deixando minha opinião saindo um pouco do tema: mostra que a fanbase de kpop consegue ser aquela mesma que fazem os idols escreveram cartas de desculpas e isso me deixou pensativa, passa geração e entra geração e a mania em querer ditar os passos dos idols em um circulo estreito continua o mesmo. Digo isso porque comento nas redes e teve três dias com fãs de boygroup surtando na minha caixa de mensagens.

    • acredito que o público alvo é imaturo de idade, ai quando não é de idade é mentalidade (pelo menos eu analiso desta forma) e o ciclo vai se repetindo infinitidamente

  4. Superm já virou chacota por parte da fanbase e é odiada pela parte restante. Eu não consigo levar eles a sério pq graças ao reddit, eu só penso na copypasta de jopping e eu começo a rir toda vez que vejo alguma coisa sobre eles.
    A única coisa que prestou até hoje nessa existência bizarra do grupo foi o cabelo sthefany do lazytown que colocaram no mark. Queria era comeback do nct invés de superm 😭😭😭😭

  5. De longe, melhor title-track (ou até a melhor de toda a unit) do SuperM, bem melhor que “100” e “Jopping”. Se essa fosse no lugar de Jopping, iria dar outro destino ao grupo.

    Aliás, Jopping teve um hype inicial alto. Porém, com “100” caiu. Agora, Tiger Inside recupera
    Pra se ter uma ideia, duas semanas de “100” e nem 15 mi de views… Isso é menor que o EXO, NCT (127, U e Dream talvez), SHINee (fazia), e quase WayV (pensando que dê mais ou parecido na China).

Os comentários estão desativados.