Em “Hmph!”, WJSN lança a subunit chocome para desovar as mais bagaceiras do K-pop

Na última quarta o WJSN desovou sua primeira sub-unit, Chocome. Os teasers saindo já davam para ter uma ideia de que essa sub-unit seria uma coisa muito diferente do que o WJSN costuma entregar como grupo completo e eu já estava achando genial esse movimento por parte da Starship, mas “Hmph!” ainda conseguiu me surpreender no final do dia com um debut feito só para divertir quem ouve:

Num K-pop onde a fanbase prioriza MVs conceituais, enredos elaborados e estéticas sofisticadas, o espaço para trasheiras estourando cores e coreografias propositalmente toscas com atuações igualmente trash acaba sendo bem pequeno. Acredito que o fato do K-pop ser mais “global” e impactar um público maior acabou levando o pessoal a criar números mais polidos que atinja diferentes tipos de públicos, mas levando em conta que alguns dos atos mais relevantes do k-pop na última década foram grandes joke acts (Gangnam Style, Bar Bar Bar, a JooE, o Orange Caramel e etc.), a indústria desapegou meio rápido dessa coisa mais escrachada. Uma pena, pois isso rendia coisas muito divertidas e que faziam os fãs não se levarem tão a sério quanto hoje em dia.

Com isso em mente, “Hmph!” acaba sendo um grande grito de resistência para os alívios cômicos do K-pop, além de uma ótima alternativa para uma unit do WJSN. Quer dizer, o WJSN é um dos grupos que mais usa e abusa da estética limpíssima e conceitos bem trabalhados em seus lançamentos, então nada melhor que fazer o extremo oposto disso para mostrar versatilidade em sua unit. O trompete vingando em metade da música, o refrão com barulhos que estão ali para serem engraçados, os vocais menos harmônicos, tudo aqui é feito para você dançar de qualquer jeito e dar risada depois das palhaçadas feitas, descarregando e desestressando o ouvinte em uma música divertida. Particularmente “Hmph!” me lembra mais Crayon Pop do que qualquer outra coisa, mas se a Lizzy deu a bênção falando que “Hmph!” lembra as bobagens divertidíssimas do Orange Caramel, então tá valendo.

A Lizzy tendo que se explicar horas depois porque estavam esculachando a coitada por interpretarem que ela estava acusando Hmph! de plágio, coitada não conhece a paranoia que a fanbase desenvolveu por comparações

“Hmph!” traz de volta velhos hábitos do K-pop que não mereciam sumir do jeito que sumiram, mas fica aí uma alternativa para os grupos de K-pop inventarem mais subunits cômicas ou menos compromissadas. Existe potencial para essa unit Chocome ter uma longevidade tão grande quanto o Orange Caramel teve, só precisamos que a Starship acredite nisso e leve pra frente para o Chocome não virar mais uma sub-unit de uma música no K-pop.

Achei a b-side desse single delas inespecífica demais para me importar em destacar como hidden gem, então fiquem com essa saborosa apresentação de “Hmph!” com participação de algum comediante aleatório da Coreia fazendo umas palhaçadas junto com elas e, em determinado momento, sumindo do palco graças a magia da edição. É esse o tipo de entretenimento que precisamos no K-pop.

5 comentários sobre “Em “Hmph!”, WJSN lança a subunit chocome para desovar as mais bagaceiras do K-pop

  1. Sabe o que engraçado? A interpretação de alguns sites dando a entender, que a Lizzy tava tacando o pau nessas meninas e falando horrores. Oh povinho emocionado_ e sim, me lembrou Crayon Pop ainda mais pelas cores.
    A musica é bacana, mas porque sinto que eles não vão continuar direto com isso?. Sei lá, é a sensação que passa.

  2. Pelo amor de Deus, que o kpop traga mais músicas assim! É tão gostoso dançar essas bobeiras

  3. se a lizzy abençou esteja abençoado
    ps: dougie faz uma retrospectiva atos da pledis que nos trouxe alegrias (son dambi, AS, OC)

Os comentários estão desativados.