A SM anuncia “Aespa”, que ninguém sabe o que é mas já virou o terror dos fãs do Red Velvet

A SM Entertainment lançou hoje a intro de um novo projeto chamado aespa, sem dar muitos detalhes sobre o que isso é. Seria uma nova espécie de inseto descoberto pelos cientistas da SM? Uma marca de roupas com nome horrível que depois vira cult? O estagiário vazando coisas antes da hora só para espalhar o caos? Ninguém sabe:

Duas hipóteses na internet são as mais fortes: A primeira delas é que aespa seria uma espécie de “SuperM feminino”, onde a SM botaria suas principais mulheres para dar um rolê juntas como as vingadoras do K-pop. Pra mim isso não faz o menor sentido já que a SM mal tem nomes femininos promovendo ativamente pra fazer um rolê desses, mas como essa logo aparece no vídeo de “One (Monster & Infinity)” do SuperM e tem uma estética tão brega que poderia ser encontrada em capô de carro (Ou seja, algo que o SuperM faria pra eles), isso acaba ganhando força.

A segunda e mais relevante é que aespa é o nome daquele novo girlgroup da SM que está na promessa há uns bons 2, 3 anos… E isso acaba botando o Red Velvet na roda já que esse anúncio vem logo depois de toda a confusão e polêmicas envolvendo a Irene com um estilista, e como o Red Velvet surgiu em condições parecidas (O grupo debutou pouco tempo depois de todo aquele rolê da Sulli saindo do f(x), e depois só sobreviveu por 1 comeback antes de agonizar por uns longos anos no limbo), muitos fãs e kpoppers estão com diferentes sentimentos sobre o que isso pode significar para o futuro das Velvetinhas (Alguns fazem piada, outros dramatizam o fim do grupo, outros saem por aí negando qualquer coisa que fale em disband e por aí vai). Essa hipótese é reforçada por informações não oficiais de fanbases e dos Léo Dias que acompanham os bastidores da SM (Já disseram que o grupo vai ter somente 4 integrantes, inclusive), mas nada surgindo de alguém da empresa.

Independente do que essa bagunça seja, aespa já rendeu muito burburinho e comentários na internet só com a revelação desse nome horroroso, então acho que a SM conseguiu o que queria com essa intro aí. E não é porque a SM está anunciando um novo grupo que um antigo tem que estar perto do fim, mas como sempre é divertido ver a fanbase surtando por informações vagas e incompletas, não vou reclamar por enquanto.

UPDATE: Esse artigo no Naver está confirmando que esse é um girlgroup

Como todo nome horroroso de grupo hypado no K-pop, esse também tem um significado: “aespa” é a combinação de “æ”, que significa “avatar x experience”, e a palavra em inglês “aspect”. O nome do grupo simboliza “Conhecer um outro eu, como um avatar, e experimentar um novo mundo”, e eu espero que isso signifique um grupo futurista cyberpunk que roube na cara dura a estética dos primeiros MVs da Kalen Anzai.

18 comentários sobre “A SM anuncia “Aespa”, que ninguém sabe o que é mas já virou o terror dos fãs do Red Velvet

  1. Não sei se tô preparado pra perder o Red Velvet… Quando comecei a acompanhar o k-pop a maioria desses girlgroups consagrados já haviam morrido, então nunca vivenciei essa experiência de perder um grupo favorito. Além da IU, as boleiras são as únicas que me fazem ficar realmente empolgado quando fazem comeback, então espero que a SM não as jogue no porão como fizeram com o f(x). Caso aconteça, que pelo menos lancem através da Wendy ou da Joy o novo “Free Somebody” como consolação e ofereçam um disband digno. Mas acho que vou ficar sonhando.

  2. “E não é porque a SM está anunciando um novo grupo que um antigo tem que estar perto do fim” a ta bom Dougie! A maioria dos girlgroups aconteceu isso, ta ai o SNSD de maior prova. Tão grandes e depois do bafafa da Jessica só tiveram 2 comebacks, e uma despedida_ considero aquele Holliday uma despedida e aquele Oh! GG é só pra iludir os fãs_ e o proprio F(x).
    O RV vai para o porão até o contrato acabar ou se vão salvar alguma menina pra promover solo virando atriz ou cantora.

    • Bom, SNSD eu ja nem acho que foi pela Jessica, até porq essa polêmica em si não atrapalhou elas em nada apesar de alguns fãs aqui e ali que apareceram pra jogar hate, bateram recorde no Tokyo Dome e 2015 foi o ano delas sem dúvidas. O fim delas eu diria que foi mais por motivos de cada uma querer seguir seu rumo, a Tiffany tinha se metido em polêmica uns meses antes do aniversário de 10 anos, fora vários outros fatores. Agora F(x) foi pro saco por causa do Red Velvet, não é atoa que elas tem várias músicas que parecem descarte do F(x)

      • Eu visualizo diferente, 2015 elas já não chegavam nem perto do que já tinham sido e claramente já não eram mais uma prioridade pra SM como eram, após CMIYC em 2014 elas nunca mais voltaram as atividades no Japão. Fora que o Tokyo Dome as vendas foram esgotadas antes mesmo da Jessica sair do grupo, inclusive ela estaria presente nesse show.

      • Mas depois do babado com a Jessica, ali foi o ponto onde vimos que o grupo não iria tão longe na mesma formação. A forma como o SNSD se encaminhou para um “fim” eu definitivamente não esperava por se tratar de serem da nação.
        Eu admito que o último show delas no Japão bombou, mas depois disso vimos que a SM já não tava dando a mínima nas confusões que rolou na época que promoveu Holiday.
        E concordo que as próprias membros queriam ter seus trabalhos e a própria SM cagava tudo.

        F(x) teve o “fim” mais acelerado, a polêmica da Sulli já foi um dos avisos que já indicava que a SM não iria manter por muito tempo o grupo_ eles mesmos diminuíam elas chamando de segundo escalão junto com descaso_ só fizeram atrasar e iludir geral com aquele single digital no station.

        Eles tem uma facilidade em substituir grupos femininos e só quem sente mesmo é do fandom fiel. Red Velvet veio pra tirar os holofotes mesmo do vazio que ficou o F(x), agora é a vez desse grupo de nome feio tomar a frente das meninas. No fundo mesmo, nem precisava de polêmica, o contrato do RV já estava perto do fim e era só questão de tempo.

  3. Bom…sabemos que criatividade em nomes nunca foi o forte deles. É tipo geração de garotas apesar de eu ser louca pelo grupo.
    Mas tá na cara que o veludo vai pro porão ou elas voltarão com o jeon won diary tipo o T-ara após a polêmica toda. Quem dera.

  4. Se for pro Red Velvet continuar lançando aqueles R&B pau mole dos últimos tempos e aberrações igual Zimzalahorrível pode dar disband mesmo. Bem vindas, Vespas!

    • vespas seria um nome menos terrível q esse ai viu, queria saber quem é o infeliz que escolheu essa porcaria

  5. O Red Velvet tá muito fudido galera, não acredito que vamos perder elas tão cedo…

  6. Se fosse SÓ o namoro da Sulli a SM provavelmente tinha cagado como sempre cagou já que o f(x) sempre teve uma majoritária fanbase constituída de multifãs e pequena ao comparativo de outros ggroups e até mesmo comparando com os grupos da própria SM no período. O fato é que o RV veio como cortina de fumaça de todo tipo de treta que tava acontecendo naquele ano: Expulsão da Jessica do SNSD, o Kris e Luhan metendo processo em cima da SM e saindo EXO-M arruinando assim toda a trabalheira do conceito de subunit consecutiva coréia/china.
    Assim como o f(x) em 2009 foi pra tirar o foco da saída do JYJ do TVXQ foi igualmente metendo processo nas costas e com muita choradeira e que naquele período era notas e mais notas sobre processo e pra não bastar eles naquele mesmo período de debut do f(x) ainda teve a saída do Hangeng do Super Junior, lembrando que falando de 2009 a fãbase desses dois grupos no período era gigante.
    Acredito que como já estavam rolando vários boatos antes, elas estavam sim programadas pra vir até o final desse ano já que os últimos lançamentos do SuperM e NCT deixaram spoiler sobre isso, mas o fato de ter acontecido justamente na semana de toda essa treta das boleiras é meio suspeito né? Fica bem óbvio que a equipe de gerenciamento de conflitos deu uma pressionada pra acelerar isso, ainda mais com a gatinha do RV perdendo inclusive contratos essa semana.
    SM classic cara, a história só se repete.

    • chocadíssima que faz todo o sentido… e triste no fundo porque aparentemente girlgroup da SM serve principalmente pra cobrir escândalo. mas é isso, né, pelo menos não pareceu tão anunciado de última hora… só pareceu que veio no momento certo. SuperM logo para de promover porque o Baekhyun tem que se alistar, NCT continua promovendo porque é projeto do Sooman (e tem parte dois do álbum pra lançar) e dá pra focar nos solos do Taemin e Kai, além de uma nova fonte de lucro que vão ser essas meninas, tudo enquanto o caso da Irene abafa. no fim das contas, só consigo ficar aliviada que elas vieram. tava sonhando com esse girlgroup há MUITO tempo. felizmente vesper!

    • Agora você chegou no ponto… só um adicional, a saída da Sica foi tipo semanas depois de debut do RV, mas de qualquer forma elas debutaram também no meio desse furacão dentro da SM então eles só mantiveram mesmo o plano inicial do RV como ísca de atenção de mais uma polêmica daquele período.
      E justamente essa questão da fãbase do f(x) ser constituída de muita gente que “o f(x) é o meu segundo/terceiro/quarto/etc grupo favorito” como voce disse, que por isso mesmo abriu ainda mais espaço pra galera pegar elas de saco de pancadas, com a era Red Light terminando abruptamente e sem o repackage prometido como circulava os boatos da época, se não tivesse acontecido tudo que aconteceu eu tenho certeza que 2014 teria sido o ano do f(x). O fato é que a Sulli era uma figura muito popular na cena do k-pop em geral: tinha atenção da mídia desde pequena e mesmo no paralelo com as atividades no f(x) tbm tinha individuais sendo mc do inkigayo, protagonizando um dos primeiros doramas de muita gente no período (to the beautiful you), entre outros… Além dela sempre tá no foco da midia por qualquer bobagem antes do namoro, nesse caso a cagada da SM foi não ter confirmado logo no primeiro flagra da dispatch, permitiu que ela fosse flagrada três vezes pra confirmar isso atraindo muito hate de k-netizens chamando-a de mentirosa fora os comentários horrorosos nesses sites porcos como o allkpop e asianjunkie por ser um namoro com um cara mais velho, o que ia totalmente contra a imagem que a SM vendia dela de maknae bright magic pixie dream girl… E sobre EXO-Ls nem precisa dizer muito como foi o período pq né, se 2020 ainda são meio pá das ideias imagina em 2014 saindo do auge da era Growl, foi brabíssimo demais esse período.
      Sobre o novo grupo, elas serão de diferentes nacionalidades né? Boa sorte porque grupos nesse formato na SM costumam ser uma bagunça terrível, ainda mais com a volta dos k-netizens a mil agora sobre banir chineses de atuarem na coréia.

  7. Ao mesmo tempo que fico feliz pelo novo girlgroup, porque eu faço parte das cinco pessoas que esperam esse grupo desde da pré história, eu fico triste porque eu sei que vai ser o início do fim do red velvet e não estou preparada emocionalmente para isso pq red velvet é meu xodó 😭😭😭😭😭😭 espero que as meninas continuem fazendo alguma coisa e que wendy vire a nova taeyeon 🙌🙌🙌🙌🙌🙌

  8. Cara, red velvet foi o um dos grupos que eu mais me apeguei por um bom tempo no kpop, via tudo que é tranqueira que saia com elas, é bem triste ver elas indo pro porão (tá que um novo grupo não significa morte do outro, twice/itzy tão ai pra provar, mas é a SM né), enfim uma pena que essas meninas vão debutar com esse nome horroroso, espero que pro debut eles pelo menos mudem essa fonte de novela da globo

    ps: aliás pelo que eu li esse grupo era pra ter mais q 4 integrantes não?? É pra ser um número entre f(x) e snsd e que pelo menos essas quatro ai seriam estrangeiras (mais pra sofrer na mão da sm)

  9. POIS EU ESTOU INCONSOLÁVEL! De coração partido por ver meu Red Velvet indo pro buraco e por toda a polêmica com a Irene. Inclusive essa polêmica com ela e com a Jimin aka Karina bem na época do debut do Aespa, sei não… Parece algo com data marcada pra acontecer. Entre razões e emoções, estou arrasada por testemunhar o fim de um dos meus grupos favoritos, que é um dos mais interessantes da história do kpop, mas ao mesmo tempo feliz porque vou ganhar mais um grupo pra amar e acompanhar. 2020 está um cacete mesmo. Terrível. Red Velvet eterno. Espero que elas consigam um PAK de despedida se voltarem agora em novembro.

Os comentários estão desativados.