Comentando sobre os indicados ao MTV MIAW da Coreia (o MAMA 2020)

Chegou aquela época do ano em que as pessoas se reúnem numa mesa, celebram todas as conquistas obtidas no ano, jogam indiretas para aquela prima pobre e menos gostosa e arranjam briga depois de duas doses de champagne, enquanto fogos de artifício são estourados e outras pessoas recebem prêmios não tão importantes assim: Sim, o MAMA 2020 liberou hoje os seus indicados para a premiação mais boca de confusão do twitter de K-pop. Eu não podia me importar menos com essa premiação nível qualquer coisa da MTV, mas ela move montanhas na internet e é relevante pois é a única premiação de K-pop que transmite ao vivo pessoas do mundo todo se matando por votos, vamos ver se eu consigo arrancar umas visualizações safadas para o blog comentando os indicados a essa delícia de evento.

Maior pisada de estreia no Top 600 do Melon
(Melhor Rookie Feminino)

SECRET NUMBER
woo!ah!
NATTY
cignature
Weeekly

Parece que estou fazendo uma piada safada sobre os rookies desse ano mas isso aqui É SÉRIO. As rookies mais relevantes da Coreia são umas gatinhas que sequer apareceram nos charts? É por isso que o aespa tá fazendo tanto barulho, afinal é o primeiro rookie feminino realmentente relevante em 2020.

Essas opções aí são um grande tanto faz  pra mim, mas eu escolheria a Natty para vencer só por Nineteen ainda ser uma música bem legal. Cignature também seria uma boa mas ainda temho pesadelos com Arisong, então vamos seguindo.

Melhor novo crush das fangirls
(Melhor rookie masculino)

CRAVITY
MCND
TOO
TREASURE
WEi

O que eu conheço desse povo eu achei bem ruim, e os trechos que o MAMA usou são ainda PIORES, então sei lá. O TOO seria minha aposta segura por ser o grupo da Mnet mas a própria emissora não leva muita fé (Enfiaram esse grupo naquele Road To Kingdom antes mesmo de debutar, tipo…), então deve ir pro óbvio (O da Big 3).

Melhor lacre em cima das inimigas
(Melhor grupo feminino)

BLACKPINK
TWICE
Red Velvet
MAMAMOO
IZ*ONE
OH MY GIRL

A ascensão do Oh My Girl como novo grupo da nação merecia ser recompensada com um prêmio desses, mas sabemos que não vai rolar. Também senti falta do ITZY sendo indicado (Poderiam ter colocado no lugar do Mamamoo), mas no fim isso aí vai virar guerrinhan entre blink e once, então tanto faz.

Prêmio que não adianta muito comentar pois BTS está na lista #1 (Melhor grupo masculino)

EXO
GOT7
NCT
MONSTA X
BTS
SEVENTEEN

Ai, pfvr.

Maior diva que pisou de salto 15 sem escoros
(Melhor solo feminino)

SUNMI
IU
CHUNGHA
TAEYEON (SNSD)
HWASA (MAMAMOO)

Na verdade essa categoria está bem forte com mulheres que foram relevantes durante esse ano e tem um hit pra chamar de seu (Tanto que a TAEYEON é a que menos merece ganhar na lista, mesmo com o álbum dela sendo muito bom). E ainda deixaram a Jessi de fora sendo que ela tem um dos grandes hits de 2020, pra vocês verem como essa seleção está bem forte.

Pessoalmente eu daria o prêmio pra Chungha, afinal a gata trabalhou mais que o demônio e lançou música quase todo mês (Ainda que o álbum esteja só na promessa), mas se fosse pra apostar eu diria que a Hwasa ganha isso aí (se a IU não aparecer por lá).

Melhor fecho dado por macho
(Melhor artista masculino)

Kang Daniel
J.Y. Park
BAEKHYUN (EXO)
ZICO (Block B)
TAEMIN (SHINee)

Não tão forte quanto a categoria feminina mas ainda bem interessante, afinal muitos deles lançaram uns troços bem legais por aí. Se for seguir a lógica o Zico é merecedor por ter o grande hit de 2020, mas algo que me diz que a Mnet vai dar esse prêmio pro Baekhyun porque… Bem, EXO tem que ganhar alguma coisa lá né?!

Melhor passinho pros gays esgotarem no TikTok
(Melhor dance performance de girlgroup)

BLACKPINK – HOW YOU LIKE THAT
ITZY – WANNABE
TWICE – MORE & MORE
Red Velvet – Psycho
IZ*ONE – 환상동화 (Secret Story of the Swan)
OH MY GIRL – 살짝 설렜어 (Nonstop)

ITZY só pelo lacre ou Oh My Girl pela coreografia ser realmente bem legal, então é claro que são as duas com menos chances da lista. O resto é resto então… Sei lá, a MNET tem que dar um prêmio pro IZ*ONE antes do grupo morrer ano que vem, talvez seja esse.

Prêmio que não adianta muito comentar pois BTS está na lista #2
(Melhor dance performance de boygroup)

ATEEZ – INCEPTION
EXO – Obsession
NCT 127 – 영웅 (英雄; Kick It)
TXT – 세계가 불타버린 밤, 우린… (Can’t You See Me?)
BTS – Dynamite
SEVENTEEN – Left & Right

Next Please GIFs | Tenor

Melhor carão e close
(Melhor dance performance solo)

Kang Daniel – 깨워 (Who U Are)
SUNMI – pporappippam (보라빛 밤)
Jessi – 눈누난나 (NUNU NANA)
TAEMIN (SHINee) – Criminal
HWASA (MAMAMOO) – 마리아 (Maria)

Assim, se tem um passinho que MARCOU 2020 no K-pop foi o de Nunu Nana, então a MNET que se vire pra dar o prêmio pra Jessi aqui (Mesmo nem chegando perto de ser a melhor coreografia da lista).

Melhor audição para o Coral Pentecostal de Seul
(Melhor performance vocal em grupo)

WINNER – 뜸 (Hold)
Noel – 늦은 밤 너의 집 앞 골목길에서
NU’EST – I’m in Trouble
DAVICHI – 나의 오랜 연인에게
MAMAMOO – HIP

Normalmente essa categoria é cheia de baladões de corno e etc., mas surpreendentemente temos muitas faixas pop esse ano. Não faz muito sentido Mamamoo não levar essa, então nem tenho o que discutir.

A voz dos anjos da Coreia
(Melhor performance vocal solo)

Baek Yerin – Square (2017)
BAEKHYUN (EXO) – Candy
IU – Blueming
Jung Seunghwan – 십이월 이십오일의 고백
TAEYEON – 불티 (Spark)

Não é possível a MNET botar tantas mulheres talentosas pra dar o prêmio pra esse totalmente esquecível do Baekhyun. Esse poderia ser um prêmio para a Taeyeon, afinal “Spark” é o melhor single dela em uns bons anos.

Melhor música de corno tocada em novela
(Melhor OST)

Gaho – 시작 (Start) (Itaewon Class)
Baek Yerin – 다시 난, 여기 (Here I Am Again) (Crash Landing on You)
Sandeul (B1A4) – 취기를 빌려 (She is my type)
Joy (Red Velvet) – 좋은 사람 있으면 소개시켜줘 (Hospital Playlist)
Cho Jungseok – 아로하 (Hospital Playlist)

Não ouvi nada disso.

Melhor união de forças para lacrar a Coreia
(Melhor colaboração)

J.Y. Park X SUNMI – When We Disco
BOL4 X BAEKHYUN (EXO) – 나비와 고양이
Seung Sikhwang X IU – 첫 겨울이니까
IU X SUGA (BTS) – 에잇 (eight)
ZICO X RAIN – Summer Hate

A melhor das músicas é When We Disco (E seria uma oportunidade perfeita de premiar a Sunmi e o JYP com um único tiro), mas isso deve ser usado só pra premiar alguém do BTS mesmo.

Melhor banda de garagem financiada no Bandcamp
(Melhor banda)

DAY6 – Zombie
M.C. the MAX – 처음 처럼
N.Flying – 아 진짜요. (Oh really.)
LEENALCHI – 범 내려 온다
HYUKOH – HELP

Que brisa as duas últimas músicas lol.

Melhor SxWxAxG
(Melhor hip hop/urban)

Giriboi – 을 (Eul) (feat. BIG Naughty)
Yumdda – Amanda (feat. Simon Dominic)
LEE HI – 홀로 (HOLO)
ZICO – 아무노래 (Any song)
CHANGMO – METEOR

Quanta música sem graça… Qual é a da MNET que não botou a Jessi pra lacrar todas essas com Nunu Nana?

Música/Artista/Álbum do ano

A lista é longa mas a resposta é curta: BTS vai ganhar as 3 categorias, pois tem o combo essencial para a MNET: Eles tem um dos grandes hits do ano, um dos álbuns mais vendidos NO MUNDO e uma fanbase formada por descompensados prontos para ameaçar a emissora de morte caso eles não ganhem qualquer categoria no MAMA. A premiação vai acontecer no dia 6 de dezembro, e eu não tenho saúde para acompanhar 6 horas de uma premiação que a cada ano tem performances cada vez mais sem graça, então boa sorte para quem for assistir isso.

17 comentários sobre “Comentando sobre os indicados ao MTV MIAW da Coreia (o MAMA 2020)

  1. old que BTS vai levar tudo (eu ainda acho que seventeen consegue levar best performance, mas se for contra dynamite e aquela porcaria de tiktoker eles ganham essa também)
    preparando a pipoca aqui pra ver mais briga dos ignorados do ano pelos fandoms (a.k.a meu stray kids infelizmente curto uma boa batida de panela TT)

    • Sim, o fave não foi nem indicado a nada. Achei que era por eles não fazerem tanto barulho na Coréia, mas depois de ver essa lista de rookies, realmente não sei qual o critério da MNET pra não ter indicado eles pra nada, nem ligo pra isso na vdd, mas gostaria de vê-los bem bonitinhos na premiação, até pq eles foram os únicos da JYP que não foram indicados.

      • CLC foi superboicotada, porque dava para colocar como melhor grupo feminino só pelo apelo da fanbase. Não foi a melhor venda comparadas ao resto, mas nem o (G)I-dle bateu presença tbm, e olha que Dumdi Dumdi virou a queridinha da Coreia em agosto. E os rookies eu fiquei pensando no LunarSolar, pois elas conseguiram vendas até que boas, mas em charts elas subiram bem mais que todas que apareceram ali

  2. Melhor dance performance solo sem Stay Tonight da Chung Ha?
    Sério?
    MAMA jé é ladeira abaixo, mas ver um negócio desses só faz o conceito cair mais ainda. (tiraria fácil o Daniel dessa lista)

    Melhor girlgroup eu acho que é briga de cachorro grande (óbvio que no final é BlackPika e 2x, talvez com o Izona sendo cotado pela MNET), mas a seleção de grupos é só as boladonas do momento.

    Agora o pior de tudo é ver Twice concorrendo nas coisas com More & More, tipo, é decepcionante ver que o “comeback principal” do ano delas foi aquilo, ao invés da perfeição que está o I can’t stop me.

    E melhor performace de dança masculino, deveria ir pra TXT ou Seventeen (talvez até um NCT, pq lançando trasheira ou não, eles são um grupo com ótimas coreografias)

  3. Será que a Natty vai mandar shade pro JYP ou pra Momo no discurso de agradecimento, se ela vencer?

  4. Como estou virando uma amargurada e velha para o mundinho trend capopeiro, larguei de mão. Não é mais legal, as performances e tudo mais não tem graça.
    Hoje em dia é tão sem sal que até tá óbvio quem vai ganhar a maior parte dos prêmios. Fiquei perdida com a comparação do MTV miau, mas é bem isso mesmo. Sagaz como sempre Dougie.

    • Sim, os fãs tratam o MAMA como se fosse um Grammy, mas tá mais pra MTV MIAW mesmo.

      E olhe lá, porque o MIAW desse ano pelo menos teve umas apresentações bacanas (Pabllo, Agnes, Ludmilla…).

      • Pois é, ao menos aqui tem alguns que animam. O Mama se tiver alguém esse ano que anime, é lucro.

    • mnet tudo é marmota, do MAMA aos produces, só serve pra inflar fanwar mesmo… melon, gaon, seoul e golden disk awards superiores a premiação da multishow coreana

  5. A única coisa relevante desse mama é que a yg acabou com o beef e vai mandar o treasure pra premiação só para pegar o prêmio de rookie do ano lol

  6. só de olhar os indicados já sabemos quem serao os ganhadores ainda mais se tratando das marmotas da mnet.. esperando só que o taemin ou sunmi se apresentem esse ano.

  7. Decepcionante nao vê Stray Kids em nenhuma da lista, poha mnet e fdp mesmo, pelo menos God’s menu deveria ta ali :/

  8. Cada ano que passa MAMA tá cada vez mais sem graça, só rookie esfomeado vai se apresentar nessa porcaria, enfim vão roubar todos os prêmios oq não é novidade então fodase a real injustiça foi não terem indicado as patroas do ano vulgo APRIL que entregou melhor/mv/performace/coreografia/visual/album/música nesse ano com LALALILALA e Da capo, isso tudo é preconceito pq elas são bonitas!!!

Os comentários estão desativados.