Grupo da Soyeon lança a melhor produção da Soyeon na nova música do grupo da Soyeon “Hwaa”

(G)I-DLE está de volta com o que, para muitos, é o 1º grande comeback de 2021 no K-pop… Ou o primeiro comeback que vai realmente dar uma mexida nas contas de charts esse ano. E não dá pra dizer que isso não é um comeback do (G)I-DLE, já que “HWAA” é mais uma produção da Soyeon que é bem típica do que a Soyeon já faz mesmo:

“HWAA” é, basicamente, uma mistura do que a Soyeon costuma fazer quando se leva a sério como produtora. Propositalmente a música é como se fosse uma sucessora de “HANN”, mas tem lá um pouquinho de “Oh My God”, um pouquinho de “LION”, um pouquinho da referência cultural da vez, um pouquinho de Shuhua (literalmente) e por aí vai. É óbvio que a Soyeon está tentando criar um estilo musical próprio, algo que a associe como produtora e que a torne requisitada por quem queira lançar algo parecido, e eu admiro essa ambição. Eu só acho que ela tem que tomar cuidado para não soar que está no automático (porque é bem fácil disso acontecer) e de suas produções acabarem engolindo o próprio grupo (Que acaba meio esquecido pois a gente acaba sempre destacando o quão boa produtora a Soyeon é).

Dito isso, acho “HWAA” o melhor single do (G)I-DLE até aqui. Acho que as referências tradicionais coreanas são fortes o suficiente para trazer essa atmosfera tensa e mística para a música, ao mesmo tempo que deixa a faixa distante do resto dos singles do grupo. Existe em “HWAA” um sopro de novidade, principalmente quando os instrumentos tradicionais brilham mais na música (Ou seja, o break final da música é o grande ponto alto de “HWAA”), e a coisa toda é bem marcante no geral.

O único ponto mais negativo é que a música não se vende exatamente como K-pop, pois a expectativa é sempre ouvir uma coisa dançante e essa música é meio morta para isso. Isso fica mais evidente no MV, que não só serve uma estética perfeita como é muito bem feito para ser uma experiência visual que complemente a experiência sonora e não somente sirva estética. Quer dizer, mesmo que você ache a música mais fraca, é inegável que ela melhora muito quando você assiste o MV e vê o vídeo “completando” a música.

Provavelmente os 20 fãs cheshires fiquem putos assistindo esse MV e vendo que “HWAA” custou uns 5 MVs do CLC, mas fora eles é difícil desgostar desse vídeo. A estética é perfeita, a execução e as referências são incríveis, os cenários são lindos até o trabalho com os efeitos e CGI são impressionantes. Eu não diria que esse MV é melhor que o de “Oh My God”, mas esses dois vídeos são o ápice das produções visuais na história da Cube.

Para mim “HWAA” é uma versão melhor de algo que o (G)I-DLE costuma lançar, o que é uma coisa boa mas não muda em nada a imagem de “Grupo da Soyeon” que existe nas Idlezinhas. Isso não fica tão evidente em músicas menos pretensiosas como “Dumdi Dumdi”, mas quando a Soyeon quer se mostrar a fodona das produções em músicas nesse estilo você ouve 10 segundos de música e já pensa “Isso é definitivamente uma produção da Soyeon”. Admiro a ambição dela enquanto produtora, mas deixar o grupo tão dependente de uma só integrante é perigoso caso ela eventualmente saia do grupo e leve toda a identidade construída junto (E não estou agourando as Idle aqui, mas a Cube é especialista em hypar demais um integrante só e acabar dando tudo errado no fim).


Hidden gem: DAHLIA

O EP novo do (G)I-DLE é muito bom, e eu sei disso pois eu poderia destacar várias músicas como gemas escondidas nessa parte do post. “Where Is Love” e “LOST” são duas grandes faixas do grupo (Melhores que boa parte dos singles, inclusive), mas a minha faixa favorita é “DAHLIA”. Descrita como um “Pop baseado em moonbahton que retrata a simbologia contraditória entre ganância e insegurança que a flor Dália possui”, ela é quase que um follow up de “HWAA” seguindo a mesma linha sonora sensível e sofisticada (Só que sem os elementos tradicionais coreanos dando aquela conceituada na coisa toda). É uma música ótima e forte, e com a Minnie sendo creditada na composição, seria uma boa para promover e dar aquela quebrada na imagem de “Grupo da Soyeon” que o grupo tem.

Para mais análises acertadas feitas por pessoas que sabem muito bem do que estão falando (kkkkk), siga o blog no twitter: @popasiaticojpg

32 comentários sobre “Grupo da Soyeon lança a melhor produção da Soyeon na nova música do grupo da Soyeon “Hwaa”

  1. Pelo jeito que ta indo esse grupo vai ser o próximo 4minute só esperar um comeback delas flopar para a a cube demitir as outras meninas e ficar só com a Soyeon

    • Elas tem muito tempo de contrato ainda, e levando em conta que a Cube não deve conseguir vingar algum girlgroup no nível delas tão cedo acho que as Idle vão durar muito ainda

  2. Mesmo tendo achado o MV lindissimo a musica acabou sendo morna demais para mim eu não achei ruim, mas essa “sofisticação” acabou deixando a musica com pulso meio fraco não sei… E estranhamente eu gostei muito mais da musica do TREASURE pois ela não parece uma musica da YG kkkk

    • Amado não sei se você é nerverland mas se não sabe vou informar agora que não só esse álbum como o single não foram produzidos pela Soyeon e sim pela minnie e yuqui

      • Na verdade a Minnie só é creditada na composição e produção de “Moon” e na composição e letras de “Dahlia”, enquanto a Yuqi é creditada na composição e letra de “LOST”

        Os créditos de HWAA:
        – Composição: Soyeon, Pop Time
        – Letra: Soyeon
        – Arranjos: Pop Time, Soyeon

        Além disso a Soyeon também é creditada na composição e letras de “Hann” e “Where is love” e na produção de “DAHLIA”

  3. Se tem uma tendência que eu detesto é o K-pop ir introduzindo, aos poucos, essa batida de reggaeton nas músicas. Em umas até vai, mas em outras, parece que engole o instrumental que nem acontece na música latina no geral.

    Mas Hwa é uma música bem morna, nada de ruim. Queria ter me empolgado mais.

  4. Nossa, essa title é a música mais fraca do mini todo…

    O ep tá mt bom, acredito que elas conseguem entregar B-sides ótimas, melhores até que várias titles, como vc mencionou.

    Será que a soyeon da realmente lucro pra cube, por dar um budget desse pra elas ou é só o fato de ser um dos unicos ggs da cube?

    • Elas estão indo bem, tanto no físico (os dois últimos trabalhos vendendo 100k na primeira semana) como no digital (último single teve pico de 11 no melon) e gravando CF’s… com o BTOB parado acho que são elas que estão mantendo a empresa, já que o Pentagon também não emplaca.

  5. ai cara eu rasgo seda por esse EP de tão bom que ta, serio. deitei demais pra todas as faixas, até aquela hann que eu sempre pulo em outros pq pqp né… mas nossa muito bom, parabéns pra menina soyeon e por finalmente ter um pouquinho de shuhua o cristal chinês merece

  6. Eu tenho duas coisas pra dizer: gastaram a grana nesse mv aí viu, bonito e cada cenário eu escutava o barulho de caixa
    E outra, achei estranho porque a música acabou brusca demais?

  7. A música pra mim tá apagada, sem o clipe como acompanhamento não tem fator replay

  8. Eu tô viciada nessa música, gosto de melodias assim, é bonita, não é impactante, e nem sempre precisa ser pra ser bom. O EP tá ótimo, deitei pra Lost e Dhalia.
    Pra mim G-Idle parece um grupo que a Cube só banca quem faz tudo são as meninas. Senão nem debutado teriam.

    • sendo assim eu se fosse a shuhua pagava de louca de mandava fazer umas linhas em chines pra poder cantar sem medo e poder dizer quem que manda no grupo É ELA!!!!!!!!!!!1

    • Acho que a Cube gosta de promover alguns integrantes como “Pacote completo”, aí eles acabam sendo onipresentes porque são enfiados em tudo quanto é canto. Mas devia estar nos planos da Cube debutar o I-DLE sim (Ainda mais pelo CLC não ter vingado mesmo)

  9. A soyeon e nova hyuna e nem a cube nega isso pelo visto

    Que me deixa intrigada porque maioria das empresas morrem de medo de ter uma nova suzy no grupo tirando a cube está se fudendo se outras se sentem apagadas

  10. Um pouquinho de Shuhua kkkk Aiai, não sei se ela é sortuda por fazer menos e ganhar (provavelmente) o mesmo que as outras ou se é triste porque é muito pouco mesmo a contribuição dela pra qualquer coisa no grupo…

  11. Que artigo ruim hein… A pessoa não conseguir escutar a voz da Shuhua sendo a principal na harmonia do refrão só prova que não sabe nadinha do grupo MESMO.

    Além disso a Soyeon literalmente cantou o mesmo tanto em uma das músicas do EP (Moon) e eu não vi ninguém enchendo o saco. A perseguição é tão ridícula à esse ponto que me faz rir.

    Enquanto muita gente fica aí chorando sangue, o IDLE bate seus próprios recordes e se consolida como um dos líderes do kpop nos próximos anos.

    Tudo bem não gostar da música, mas ficar espalhando rumorzinho idiota e reclamando de quem cantou mais que quem é coisa de quem não tem o que fazer.

    • Só se ouve a voz da shuhua no final da musica no ultimo hwaa ,ela realmente não canta nada ,4 segundos é extremamente lamentável para uma integrante a um grupo de 6 integrantes ,até a gowon do loona ja teve mais linhas que isso e o loona tem 12 !!

  12. Gente do céu, aonde o Dougie consegue tanto desavisado caindo nos posts bafônicos dele?? Vamos falar mais de Stray Kids então, pra eu trazer as fãs pra cá reclamar que você é hater kkkk

Os comentários estão desativados.