Review Retrô: “Gee”, “Genie” e “Oh!”: a “Trilogia das Pernas Longas” do SNSD (2009, 2010)

SNSD tem muito material para revival pois tem muito single (Tanto na Coreia quanto no Japão) que marcou uma geração de kpoppers, então vamos dar uma agilizada nesse processo e comentar os (Prováveis) 3 grandes singles da carreira do grupo: “Gee”, “Genie” e “Oh!”, que serão carinhosamente chamados nesse post de “A Trilogia das Pernas Longas” do SNSD:

Antes de tudo eu tenho que falar que o SNSD não começou a mostrar as pernocas de 3 metros em Gee, e todo lançamento de início de carreira delas tem pelo menos umas 6 ou 7 cobrindo as pernas com 10 centímetros de tecido, mas digamos que não era a surra de pernas que esses três lançamentos em especial servem. Nas fotos promocionais do grupo, por exemplo, eu nem presto muita atenção no poder que essas pernas possuem (Seja pela SM não querer destacar isso ou por ter coisa muito mais cafona na foto ofuscando qualquer outra coisa na foto):

Resultado de imagem para SNSD Into the new world teaser

Mas em “Gee” a SM estava determinada em destacar calças e shortinhos nessas gurias por alguma razão. Eu não sei se elas ganharam destaque antes por suas pernas de modelo e a SM meio que pegou essa onda pra transformar em conceito ou se a empresa tirou a ideia do nada, mas o fato é que “Gee” a todo momento quer mostrar que o SNSD tem as maiores e melhores pernas de Seul:

Resultado de imagem para SNSD gee photos
Resultado de imagem para SNSD gee photos

Desde o estratégico uso de calças jeans num lookinho básico, passando pelas calças coloridas do Restart e até pelas novas poses do grupo, tudo bem mais justo e milimetricamente feito para mostrar que elas eram MO-DE-LOS (E isso levando em conta que boa parte do conceito é reciclado). Claro que tudo ainda era meio tímido e não tão poderoso pois “Gee” se tratava de um lançamento mais fofo e não era o momento delas mostrarem que podiam dar uma tesourada na minha cara, mas o plano já estava sendo executado.

Antes de partirmos para o próximo comeback, uns comentários sobre “Gee”: É o SNSD elevando o aegyo para outro nível. Aquela coisa de adolescente apaixonada e encantada com o primeiro amor é totalmente ilustrada nessa música, com tudo sendo feito para ser um pop extremamente deslumbrado e emocionado. Essa explosão de doçura e inocência dá certo, e “Gee” vira uma música extremamente chiclete: Todos os ganchos são grudentos, o refrão é fortíssimo e até a decisão delas botarem uma personalidade fofinha extremamente exagerada e que não bate muito bem com as integrantes (Não com a Taeyeon, pelo menos) foi essencial para essa música se tornar um grande clássico do K-pop, que só não é mais aclamada hoje em dia porque elas lançaram a braba ainda em 2009:

Essa foto de “Genie” não é só a foto mais clássica do SNSD, como também é uma das fotos mais memoráveis do K-pop. Quem viveu segunda geração do K-pop em algum momento se esbarrou com essa foto, com as gatinhas exalando poder e pernas nesse figurino de marinheiras. “Genie” já é uma música com uma abertura um pouco maior para elas explorarem essa linha gostosonas, e que forma melhor de mostrar isso do que sensualizando um figurino de profissão x com shortinhos de 10 centímetros atrevidamente encaixados? SNSD andou para o AOA poder correr anos depois.

Mas falando sério, essa foto é emblemática. Eu poderia perder uns minutos olhando para essa foto e ainda sentiria que ganhei uns anos de vida de tão prazerosa que ela é, e tudo graças as integrantes. Você nem se importa pelo fato da SM ter pintado uma parede de branco e se virar com isso, pois elas estão lindas demais para você prestar atenção em outra coisa. E as pernas delas estão tão bem destacadas que se tornam o grande ponto dessa foto… E isso seria ainda mais explorado no MV:

“Genie” intercala cenas de VOCÊ em 1ª pessoa se divertindo com as integrantes em 3 cenários e as cenas de coreografia com elas não só usando a marinha como também o exército para servirem poder. As cenas de interação são meio dispensáveis (Beirando a cafonice em certo ponto), mas as cenas de coreografia valem o MV. E, acima de tudo, a música é o grande destaque, sendo fácil a melhor música do SNSD e um dos melhores troços que o K-pop poderia comprar de alguma dupla de produtores noruegueses. Não existe muito a comentar pois “Genie” é daquele tipo de música que você só sente a magia ouvindo mesmo, e como 90% do público que lê esse blog já sentiu ou ainda sente a magia desse single, fica aqui o registro de que “Genie” é grande ápice de qualidade que o SNSD proporcionou.

2009 foi um ano que botou o SNSD no topo, e 2010 seria o ano em que elas se consolidariam de vez como um dos grandes nomes do K-pop. O começo disso foi “Oh!”, single do 2º full album do grupo onde as pernas continuaram sendo o destaque. Embora as fotos promocionais não vendam tão bem isso (Porque a SM aparentemente fez esse shoot em algum porão da empresa), dá pra notar que a ordem foi “Façam o máximo para venderem essas pernas”, rendendo poses completamente disfuncionais mas que dizem “Olhem para as minhas pernas, eu sei que vocês querem olhar para as minhas pernas” e que dão certo. Faltou mesmo um cenário apropriado para valorizar a coisa toda, mas isso é corrigido no MV de cheerleaders do grupo:

“Oh!” é basicamente uma “Gee” turbinada, com a energia mais inocente de “Gee” sendo substituída por algo mais agitado, forte e pra cima. “Oh!” é basicamente o nascimento do termo “Piranhaegyo”, que são aquelas músicas que emulam alguma fofura e vocais mais agudos em cima de um instrumental doce para disfarçar o fato de que você quer dar para geral. E para mostrar seu desejo você bota os figurinos mais justos possíveis fazendo as coreografias com maior uso de pernas e quadril empinado possíveis (Se vocês não repararam, a coreografia de “Oh!” é basicamente elas jogando as pernas e empinando o cu), mas faz tudo isso de uma forma mais fofinha para não deixar a coisa toda tão explícita assim (Tá aí um conceito que poderia voltar no K-pop… Saudades de ser uma piranha fofinha ao som de um bubblegum pop por aí). “Oh!” não deixou pra trás o sucesso que o grupo conseguiu em 2009 e foi um dos grandes sucessos de 2010, assim como os outros singles que elas lançaram naquele ano.

Essa “trilogia das pernas longas” se destaca para mim por pegar uma coisa tão simples e trabalhar tão bem de uma forma extremamente criativa. O SNSD acabou sendo conhecido por suas pernas longas e essa postura de modelos que certamente rendeu muito dinheiro para as integrantes, e junto a isso tivemos três músicas icônicas para a indústria: “Gee”, “Genie” e “Oh!” são os três singles que fazem do SNSD o que elas são hoje, e essa sequência de comebacks é uma das mais fortes que o K-pop já proporcionou. As três músicas são ótimas, memoráveis e atemporais, e até mesmo em 2021 elas funcionam perfeitamente para um revival, funcionando especialmente para quem viveu esse momento.

8 comentários sobre “Review Retrô: “Gee”, “Genie” e “Oh!”: a “Trilogia das Pernas Longas” do SNSD (2009, 2010)

  1. Funcionou tão bem, mas TÃO BEM, que a Star Empire foi mais fundo no conceito de modeletes pernudas de shortinho beira-cu e criou o Nine Muses totalmente inspirado nisso

  2. Saudades das lendas. Essas músicas rendem muito bem até hoje na minha playlist e é impossível eu não me empolgar.

  3. conheci o snsd no periodo em q elas tavam pra debutar com genie no japao e começaram a ponte área coreia-japao com o sucesso desses tres hits ainda vivíssimos pois haviam acabado de encerrar a era oh! e ainda entregavam atividades solos já q smp tinha um photoshoot de uma, um ost de outra, um dorama de alguma, um tv show de outra… ser sone era maravilhoso mas hoje estou curada.

  4. Esse post me deu uma onda de nostalgia tão grande ❤ essas fotos delas, na era Genie e Oh! Tinha no meu finado no notebook, que saudade dessa época.
    E uma coisa, as coreografias são marcantes e posso fazer os passos principais até hoje_ ou menos tentar_ em pleno 2021!
    E uma coisa, naquela época, elas também eram conhecidas pela sincronia nas danças_ algo que nunca tinha me tocado, mas depois reparando e num antigo blog que asssitia delas mostrava sempre_
    PS. Eu só tão ingênua, ou sei lá, achava a dança e o estilo de Oh! Bem aegyo, até meu ex comentar que não achava tão fofo assim, e sim que parecia coisa de duplo sentido!

Os comentários estão desativados.