É FALSO o rumor do brave brothers derrubando músicas no spotify para “Rollin'” ser o único K-pop na plataforma

Na tarde de ontem várias músicas de K-pop foram removidas do Spotify, causando um reboliço enorme na comunidade Kpopper que ficou um tempo sem entender o que estava acontecendo. Então, surgiu um rumor no Twitter afirmando que era parte dos planos do Brave Brothers derrubar todas as outras músicas coreanas para “Rollin'” do Brave Girls ser o único K-pop disponível no Spotify, impulsionando o hit internacional do grupo:

Como esse blog trabalha com os FATOS e está comprometido com a informação e a VERDADE para manter os leitores bem informados, fui apurar o ocorrido para explicar o que, de fato, aconteceu para derrubarem tantas músicas de K-pop no Spotify.

Como já foi falado aqui, o Spotify encontrou problemas para fechar contrato com a Kakao M, uma das maiores distribuidoras de música no K-pop, e isso fez com que o serviço de streaming estreasse na Coreia do Sul sem as músicas que estão sob licença da Kakao M, deixando um grande vazio já que boa parte das gravadoras na Coreia usam a Kakao M como distribuidora. Pois bem, esse impasse acabou “se estendendo” para o contrato global, onde Kakao M e Spotify não chegaram a um acordo antes do contrato expirar no dia 1º de março e isso causou a remoção de várias músicas, álbuns e até discografias da plataforma.

Tanto o Spotify quanto a Kakao M já se pronunciaram sobre o caso. Ambos falam que não houve um acordo mútuo para a renovação do contrato global, mas enquanto a Kakao M fala que eles “requereram a renovação do contrato internacional existente, mas o Spotify nos notificou com a expiração do contrato”, o Spotify fala que “Os esforços para a renovação têm sido feitos há um ano e meio, mas sem sucesso”. Ambos afirmam que o caso não tem nada a ver com a chegada do Spotify na Coreia do Sul, e estão negociando para que o problema seja resolvido.

OU SEJA, tudo isso é nada mais nada menos do que o capitalismo agindo: Os dois lados querem coisas diferentes, não chegaram a um acordo e encerraram a parceria, e quem se ferrou foram os artistas que tiveram suas músicas removidas do Spotify sem nenhum aviso prévio ou consentimento, pelo que dá para entender do que o Tablo postou no twitter em meio ao caos de ontem:

“Aparentemente um desacordo entre nossa distribuidora Kakao M e o Spotify tornou o nosso novo álbum “Epik High Is Here” indisponível globalmente contra a nossa vontade. Independentemente de quem seja o culpado, por que são sempre os artistas e os fãs que sofrem quando as empresas colocam a ganância em cima da arte?”

Foi reportado que os artistas e gravadoras afetados com isso estão buscando outras parcerias de distribuição. A P NATION, por exemplo, passou a distribuir por conta própria e os últimos EPs da Jessi e da Hyuna (Que foram removidos ontem) já estão disponíveis para stream, assim como alguns outros atos que também estão voltando aos poucos com os álbuns removidos.

E qual a lição que aprendemos com esse post? Que vocês podem continuar ouvindo “Rollin'” normalmente, pois o hit é orgânico e não precisa de falcatruas para crescer nos charts.

8 comentários sobre “É FALSO o rumor do brave brothers derrubando músicas no spotify para “Rollin'” ser o único K-pop na plataforma

  1. Aqui é jornalismo verdade!
    E se duvidar kpoper burro deve acreditar nesses boatos fajutos.
    Achei engraçado alguns discutindo sobre isso, cara é o simples e pura competição de streaming. Pelo que entendi, tá parecendo o b.o que teve com os streaming de séries. No fundo é chato, mas os manos estão interessados só na grana.

  2. A melhor parte é que eu nem tinha prestado atenção nessa música, fui ouvir pela polêmica e… ela é boa mesmo!

    E de quebra, o MV ressuscitando o SEXY concept e levando adiante o legado de Girl’s Day e AOA! O que faz sentido pra um girlgroup com a assinatura do Brave Brothers (drop it!).

      • Sim, eu também tenho. Tomara que algum dia as quatro resolvam se reunir, nem que seja pra gravar um vídeo de celular delas cantando bêbadas num barzinho, igual as Wonder Girls e o EXID já fizeram. Elas parecem se manter próximas mesmo com o disband, então não é impossível…

        • Simmm também não acho que seja impossível… Infelizmente não as culpo por não terem seguido com o grupo, a escravidão deve ser sem igual. Mas fico feliz que elas tenham lançado vários bops e ganhado mais do que um pastel de frango e um caldo de cana como pagamento pra tudo que fizeram.

Os comentários estão desativados.