“Elegante” faz do AZER o primeiro grupo produzido por uma universidade no K-pop

A universidade de Howon, que é conhecida por formar vários cantores idols para o K-pop (Baek Ah Yeon, Raina, alguns integrantes do VIXX, BTOB e 2PM, entre outros) criou em 2019 um “Departamento de K-pop”. Sob o comando da Shin Yeon Ah (Professora da universidade E ex-integrante do girlgroup da YG BIGMAMA), o curso tem o objetivo de fazer seus alunos avançarem na indústria do K-pop, com a tutela de diversos nomes da indústria do entretenimento.

Em 2021 a universidade anunciou o lançamento de seu primeiro grupo de K-pop. E com esse background e depois de algumas audições nasceu o AZER, o 1º primeiro girlgroup produzido e gerenciado pela universidade, lançando o primeiro single “Elegante” no último dia 4:

A ideia desse departamento de K-pop é trazer uma experiência diferente em comparação ao treinamento habitual dentro de uma empresa. Normalmente as empresas recrutam pessoas mais jovens do que a idade universitária, e a experiência como trainee pode se tornar algo estressante e desgastante para uma criança/adolescente, então a universidade quer fazer com que toda essa jornada se torne algo mais saudável, didático e divertido para seus alunos.

Obviamente o curso todos os alunos tem objetivos e ambições dentro da indústria do K-pop, mas não existe toda a pressão e competição que uma empresa comum incentiva ter, além de dar diversos caminhos para o pessoal depois da formação (Você não precisa necessariamente entrar no curso de K-pop para ser idol, mas pode ser treinador vocal, staff, treinador de dança, entre outras funções dentro da máquina que é essa indústria). O sonho de ser uma superestrela parece legal, mas o tempo pode mostrar que você tem uma vocação diferente e que te deixará muito mais realizado, e a universidade quer mostrar todo esse universo.

Falando um pouco do AZER: Todas as meninas do grupo são alunas do 1º ano do departamento de K-pop da Universidade de Howon, a produção do single é assinada pelo Stardust (Responsável pelo último comeback do Lovelyz, por exemplo) e outros alunos e professores do departamento se envolveram nos treinamentos do grupo. Elas estão dando a experiência real do conceito “alunos do 1º ano de universidade se envolvendo no K-pop”, que normalmente a gente usa para falar de MVs e músicas que o K-pop lança e não são tão profissionais assim, e o grupo ganhou atenção justamente por ser uma produção independente de universitários.

Ok, estou falando do grupo, da universidade e todo o background, mas e a música? “Elegante”, assim como o nome em espanhol sugere, é um single que vai pela linha do pop latino/reggaeton que vai te dar aquela sensação de “Hum… já ouvi isso aqui algumas vezes antes”. Não reinventa a roda, mas ainda é uma música gostosa e, se você não está enjoado dessa tendência, acaba sendo uma ouvida agradável. O MV é bem feito com todas as limitações que uma produção independente pode ter, e dá a mesma impressão de “Hum… acho que já vi isso antes” (O cenário principal me lembrou na hora a capa de LOST do Nine Muses), mas é um acompanhamento legal para a música. No fim, “Elegante” é um lançamento agradável que não traz nada impressionante, mas tem qualidade e é um bom trabalho de universidade.

Acredito que o AZER não tem como objetivo fazer sucesso. Claro que ninguém vai reclamar se elas conseguirem algum hit, mas acho que o AZER está mais focado em trazer experiência e criar um portfólio para os alunos envolvidos, fazendo com que eles tenham uma vivência como parte do K-pop e já saibam com o que vão lidar quando entrarem pra valer na indústria. O AZER é um projeto interessante e ambicioso, e essas meninas vivendo tudo isso como parte do meio acadêmico e sem toda a pressão de arrancar um hit a todo custo terão uma vivência totalmente diferente do que é ser idol.

3 comentários sobre ““Elegante” faz do AZER o primeiro grupo produzido por uma universidade no K-pop

  1. Fala isso pois o grupo ainda não é famoso e não dá rios de dinheiro, quero ver se explodisse como seria, se não continuaria com a pressão

  2. Eu achei um trabalho excelente, gostoso e me lembra o k-pop quando era bom. Estarei acompanhando pois já virei fã.

    Eu gosto de qualidade, pois se hit fosse sinônimo para qualidade, não teríamos BTS e Blackpink fazendo sucesso.

Os comentários estão desativados.