IU vai fazer o City Pop derrubar “Rollin'” nos charts com “LILAC”

Quase dois meses depois de lançar a confortável e previsível “Celebrity”, IU está de volta com seu 5º álbum de estúdio “LILAC”. O álbum conta com dois singles: “Coin”, que terá seu MV lançado amanhã, e a faixa título “LILAC”, que ganhou MV junto com o lançamento do álbum.

“LILAC” é a IU embarcando na onda do City Pop, e ao mesmo tempo que a gente já sabia que uma hora a IU atacaria na nova mania da galerinha hipster coreana, eu queria muito que isso acontecesse. Não é a primeira vez que a IU surge com uma sonoridade mais retrô ou se mostra uma menina com gosto musical de uma senhora de 50 anos (Ela tem DOIS álbuns fazendo cover de velharias coreanas), mas City Pop é um estilo onde ela só sai ganhando: IU ainda pode dar carteirada de cult que explora diferentes eras da música pop, ao mesmo tempo que ela aproveita esse revival.

Outra coisa maravilhosa de “LILAC” ser um City Pop é que esse vocal suave da IU combina muito bem com o gênero, então o resultado fica ainda mais prazeroso. “LILAC” é uma música animada, com uma guitarrinha discreta porém gostosa de se ouvir e sintetizadores que dão uma “magia” a mais, e eu gostei muito que a IU acompanha isso com um vocal vibrante e na intensidade que a música pede. Nada em “LILAC” é too much, ela é emotiva, delicada e animada nos momentos certos, e cada novo elemento que a música ganha conforme vai passando deixa a experiência ainda melhor. E o final com o saxofone chegando é a cereja do bolo para um single glorioso, sendo o maior acerto da IU em um bom tempo.

O MV realça toda a temática primaveril que esse comeback possui, com todas as cores e estéticas que lembram a estação.

Gostei da ideia do vídeo se passar dentro do trem, representando a rapidez que a primavera passa em nossas vidas e como devemos aproveitar o máximo essa viagem antes que ela acabe. Não é a minha estação favorita do ano, mas parece algo muito significativo para ela e acho que ela mostra muito bem isso.

O MV tem várias cenas aproveitáveis, como a tabela fazendo referência a todos os lançamentos que ela fez na casa dos 20 anos…

… E a cena dela descendo a porrada para comer uns petiscos também é muito boa, mostrando uma imagem um pouco menos habitual quando pensamos na IU.

No geral é um MV muito bom, que visualmente complementa muito bem a ideia da música e tem cenas curiosas que se destacam e ficaram na minha memória. Eu só queimaria essa lente azul que ela usou no MV, mas de resto ela deu o nome.

IU, mulher… Tu abusou da sorte de ser bonita com essa lente.

Já que a IU vai dominar os charts coreanos pelas próximas semanas (Ou não, vai que “Rollin'” surpreenda até mesmo a fodona), acho que “LILAC” merece muito todas as conquistas sendo o melhor single da IU em tempos (Talvez o melhor single da carreira dela). Ao mesmo tempo que esse trabalho não tira aquela aura de “Irmã mais nova da nação” que ela construiu ao longo da carreira, também acrescenta na aura de “Tiazona da nação” que a cantora vem construindo desde que descobriu o que é um vinil lá em 2013. Acima de tudo, “LILAC” é uma música perfeita para IU, e só a IU conseguiria fazer “LILAC” ser boa desse jeito.


Hidden gem: Flu

IU escolheu bem as duas faixas para serem singles principais desse álbum pra mim (São as minhas favoritas do álbum), e do material que preenche o álbum ainda temos a gostosíssima “Flu” brilhando. “Flu” é a “Send My Love (To Your New Lover)” da IU, com ela brincando em um instrumental mais atrevido e descompromissado e vocais fáceis de ouvir, com ela cantando sem esforço. “Flu” traz uma atmosfera que não é muito comum de ouvir (Ou se esperar) da IU, e isso dá um sabor diferente ouvindo, me deixando curioso e querendo mais.

7 comentários sobre “IU vai fazer o City Pop derrubar “Rollin'” nos charts com “LILAC”

  1. Eu comecei a musica com um pé atras, mas a segunda vez q tocou o refrão eu ja tava encantada e ouvindo de novo. Ate eu que nao gosto muito de primavera queria passar uma tarde com a iu, um ventinho na cara e espirrando

    OBRIGADA POR INVENTAR O LILAS

  2. Esse álbum está perfeito.
    Pena que a IU só lança fulls de 4 em 4 anos,mas pelo menos ela faz valer a pena.

  3. Olha, amei muito LILAC. Ainda não ouvi o álbum, mas tenho certeza que deve estar incrível, pois os fulls dela nunca me decepcionaram. O MV está lindíssimo, a estética está perfeita e eu, que amo cores pasteis, achei o vídeo muito agradável aos meus olhos. A única coisa estranha foi essa lente azul que ficou no mínimo questionável, mas relevemos…

  4. confesso que não achei lilac tudo isso não, mas, em compensação, my sea é uma das minhas músicas favoritas dela – acho que considerando a discografia toda, falanso com tranquilidade. e ah puh também é ótima.

  5. Ai, eu não achei essa música essas coisas. Talvez com um período eu vá morrer de amores por isso. Depois confiro o resto do álbum, mas a sensação que tenho é de ok

Os comentários estão desativados.