Brave Girls são as rainhas do verão de 2013 em 2021 com “Chi Mat Ba Ram”

De um quase disband ao maior hit de 2021 no K-pop, Brave Girls vem vivendo um ano que elas nunca imaginariam a essa altura do campeonato com sucesso, popularidade, 2 hits fortíssimos e várias campanhas publicitárias ao redor da Coreia. O grupo renasceu das cinzas e está ganhando muito dinheiro com isso, então o Brave Brothers já tratou de garantir um comeback de verão para o grupo. E aí temos “Chi Mat Ba Ram”:

Há alguns meses o Brave Girls vem falando como elas tinham a meta de serem as “rainhas do verão”. Provavelmente elas falavam isso por já estar nos planos do Brave Sound criar um lançamento de verão para seguir a linha de “Rollin'” (Que é um single de verão, apesar do MV oficial não vender isso), mas é uma meta muito válida levando em conta que o título de rainhas do verão meio que morreu com o SISTAR e ninguém mais segurou esse rojão (Tem vezes que tentam forçar essa coroa com o Red Velvet, mas o grupo mesmo não tem isso como marca principal igual ao SISTAR que fazia questão de bater ponto no K-pop em todo santo verão). Pontos para o Brave Girls ter essa visão de jogo e aproveitar que estão em alta para consolidar um título desses para elas.

Com isso dito, acho que “Chi Mat Ba Ram” é o suco do que o Brave Brothers fazia acontecer nessa época… há 5~7 anos atrás. Quando ouvi “Chi Mat Ba Ram” pela primeira vez lembrei de “Crying”, do Stellar, “Heart Attack” do AOA, a própria “Rollin'”… Enfim, é notável que o Brave Brothers tem uma fórmula para singles de verão e, agora que ele tem de novo a oportunidade de usar, colocou para as Brave Girls executarem a risca com uma melodia leve e animada, com um refrão simples mas contagiante. O meu único ponto é que “Chi Mat Ba Ram” grita mais 2013 do que 2021, mas o Brave Brothers ter parado no tempo não me impede de curtir essa música e toda essa interpretação mais gritada e animada do grupo para a música (Outra consequência do efeito “Rollin'”, que também tem sua parte gritada ali). Elas prometeram uma faixa de verão bem divertida, e cumpriram isso muito bem.

E acho que temos que comentar o MV pelo upgrade de orçamento do grupo. Se em “We Ride” elas tiveram que se virar com um fundo verde e um carro alugado, “Chi Mat Ba Ram” trouxe várias locações, exército de dançarinas, filmagem profissional, efeitos especiais menos prevísiveis (Embora ainda questionáveis) e muito, mas MUITO dinheiro em comparação com o que elas tinham antes. É um MV nível SM tentando fazer Kwangya acontecer em questão de orçamento? Não, mas é um vídeo bem rico e produzido, e é sempre muito divertido ver periféricas nadando em dinheiro e podendo aproveitar isso. E, claro, tudo dentro do conceito de rainhas do verão que elas querem vender. Muito bom.

“Chi Mat Ba Ram” é um trabalho de verão sólido e bem “K-pop”, afinal o Brave Brothers pegou tudo que deu certo em singles de verão anteriores e botou aqui. Mas, mais do que isso, é o auge desse inesperado revival do Brave Girls no K-pop: Um single animado, feliz, leve, colorido e empolgante do início ao fim. “Chi Mat Ba Ram” é um trabalho que vende a felicidade do Brave Girls por ser um grupo de sucesso em 2021, e fica a minha torcida para que elas consigam, além desse sucesso, se consolidarem de vez como um nome grande do verão no K-pop.


Hidden gem: Pool Party (feat. E-CHAN of DKB)

Assim como o single, o EP de verão do Brave Girls cumpre bem sua proposta e entrega 4 bops de verão vindos diretamente da década passada (E por isso mesmo é tão delicioso). A minha favorita das faixas do álbum é “Pool Party” por ser basicamente a “California Gurls” coreana (Sério, ela me lembra MUITO a música da Katy Perry), mas as outras faixas do álbum seguem a mesma linha de músicas vibrantes e cheias de energia para uma festa na piscina em um final de semana ensolarado. Brave Girls salvou o verão coreano, e olha que o verão coreano ainda não começou.

6 comentários sobre “Brave Girls são as rainhas do verão de 2013 em 2021 com “Chi Mat Ba Ram”

  1. Eu so achei muito gritado em umas partes, mas ignoro. A música tá muito boa, farofinha de verão simples.
    Espero que façam muito sucesso, sério, torço demais pra elas! E Pool Party é muito boazinha e cresce cada ouvida.

  2. […] Eu gostei do comeback? Eu AMEI o comeback! Porém isso é porque sou cadelinha de summer-concept, principalmente com essa carinha de Sistar um Sistar pobre… mas é um Sistar. E super vou entender quem falar que o single é péssimo e que “tal b-side do EP é injustiçada e o Brave Brothers estava chapado quando escolheu qual seria o single“. O próprio Lunei vai levar um susto quando ouvir o álbum e ver que tem umas lá muito bem trabalhadas e com cara de Sistar-raiz, como o Dougie citou. […]

  3. Eu imaginava que essa música seria “gritada e bem eletrônica, emulando levemente Rollin. achei que não ia gostar, pois não gostei sisteres, mas curti!.
    Algo que fiquei muito feliz em reparar é que as roupas que elas usam no MV não são sexualizadas. Elas parecem estar se sentindo bem confortáveis.

Os comentários estão desativados.