Queendom 2 chegou ao fim hoje, e todo o caos e rinha de fanbases nugus que não aconteceram durante 9 episódios foram compensados HOJE, com acusações de manipulação de resultados, streams roubados, nomes injustiçados, pontos tirados e a vitória do WJSN no final do programa…
… E eu não gostei do resultado, achei injusto e não aceito o que as urnas falaram nesse show. Então EU MESMO decidi criar o meu próprio ranking decidindo quem fracassou e quem brilhou no Queendom 2, afinal minha opinião relevantíssima para 4 pessoas é mais importante do que qualquer safadeza de pontos da MNET. Sem mais delongas, vamos re-rankear o ranking final do Queendom 2:
6º lugar — VIVIZ

Acho que vocês esperavam que eu fosse colocar o Kep1er na última posição e eu até concordo com esse pensamento, mas acho que pior do que ser comentado negativamente em um programa é NÃO ser comentado, e as performances do VIVIZ foram basicamente isso: Um monte de performances medianas e simpáticas mas que, no fim, ninguém se importava muito com o que elas estavam fazendo. Citando o que eu li no twitter: Elas não sabiam no programa se mantinham a memória do GFRIEND vivo ou se seguia em frente como VIVIZ, não fez bem nem um nem outro e acabou sendo o Lovelyz do programa. Nada muito memorável saiu das performances do VIVIZ, e seria mais interessante se o grupo reimaginasse o GFRIEND na sonoridade disco pop de “BOP BOP” para conseguir o efeito de mostrar um novo grupo sem deixar as raízes de lado.
5º lugar — Kep1er

O Kep1er já entrou com a maracutaia de ser o girlgroup da MNET, mas o que a gente viu nas performances foi um grupo que ainda estava bastante cru para entrar num reality competitivo como o Queendom. Performances frias, habilidades pouco lapidadas e até como grupo em si não era tão gostoso de assistir quanto os outros grupos. Era estranho ver o Kep1er pois é nítido que o grupo ainda está em desenvolvimento, e simplesmente não estava pronto para bater de frente com nomes que já estão há anos em sintonia com a indústria mainstream. No final o Queendom 2 acabou sendo um karma para o grupo que era chutado de tudo quanto é jeito em cada performance, mas para um grupo que conseguiu vender 400 mil álbuns e certificado de ouro no Japão logo no debut, tenho certeza que elas vão dar um jeito de compensar esse atraso de vida que foi o programa para o Kep1er.
4º lugar — WJSN

WJSN foi um grupo mediano na maior parte do tempo, mas a apresentação de “Pantomine” faz o grupo ficar um degrau acima de Kep1er e VIVIZ. Para um grupo com SETE anos de carreira, o que se viu foi um WJSN que tem muitas habilidades escondidas mas que não sabe explorar em grandes performances. “As You Wish” ainda teve a desculpa da ampulheta quebrada, mas mesmo se nada tivesse dado errado essa performance não seria tão icônica assim. “Navillera” é outra apresentação fraquíssima e as units não foram lá grande coisa. Elas tem uma performance incrível para se orgulhar… Mas é o suficiente para ganhar um programa? Eu acho que não.
3º lugar — Loona

Eu fiquei na dúvida entre colocar o Loona ou o Brave Girls no Top 2, então eu assisti as performances novamente e o que me pegou é que o Loona não é mais um grupo para mim. As performances mais legais do Loona foram quando elas NÃO CANTARAM uma música do Loona, e quando elas partem para algo próprio parece até outro grupo. Um grupo que não funciona comigo. Inegável que o Loona é um grupo extremamente competente, profissional, habilidoso e com bastante potencial, as apresentações mostraram isso, mas está faltando uma personalidade e carisma que me conecte com elas. O Queendom 2 mostrou que o Loona de hoje não é o Loona que eu esperava que fosse acompanhando o projeto de garota do mês, e embora elas tenham essa chance de ser o Oh My Girl da temporada e vingar um smash hit pós programa, mas eu não apostaria nisso.
2º lugar — Brave Girls

O que me irritou nessa participação do Brave Girls foi a forma que a fanbase tratou o grupo como café com leite, pois vendo as performances de novo dá para concluir que elas foram muito competentes no que é a proposta do grupo. Você não espera um Brave Girls com uma performance super elaborada, coreografias mirabolantes, visuais impactantes e coisas do tipo, mas sim um girlgroup de comadres se divertindo no verão com o 13º caindo na conta. Foi isso que elas fizeram, e eu adorei na maior parte do tempo. Tecnicamente elas estão longe de serem as melhores participantes do programa mas, considerando que a maioria das performances foram de apáticas a medianas, o esforço e vontade das meninas se divertirem e serem felizes no palco foi cativante o bastante para deixar a participação do grupo marcante. Brave Girls não é um grupo que funciona para o adolescente kpopper atual, mas tem o charme e brilho no olhar que conquista qualquer um.
1º lugar — Hyolyn

É gente, as melhores performances são dela. As performances mais memoráveis são dela. A definição de performer no programa é ela. A definição de vocais no Queendom é ela. A presença dela gera impacto em toda apresentação, todos os elementos são bem pensados, ela tem visão para criar performances incríveis com 50 reais, contatos de um estúdio de dança e um sonho. Hyolyn merece toda a aclamação por ser uma gatinha independente que se expôs aos mais diversos perigos para servir entretenimento para a nação, e mesmo entrando com a menor fanbase do programa ela certamente conquistou muitos na base do talento. A gente já sabia que a Hyolyn serviria horrores na performance, mas ninguém esperava que ela fosse comandar e ditar o nível do programa. A vencedora moral do programa, e espero que a Coreia veja isso e dê aquele hit de verão no comeback já anunciado para julho.
Para acompanhar todos os comebacks já anunciados pelas integrantes do Queendom ou só se quiser um fervo envolvendo grupos de K-pop, siga o Pop Asiático.jpg no twitter: @popasiaticojpg
Pessoalmente achei o resultado bem ruim. O WJSN não foi nada demais o programa inteiro, ainda estragaram Navillera. Nunca saberemos o que se passou na cabeça do pessoal que votou na final. Hyolyn e Brave Girls vencedoras morais!!
Isso é fácil de responder: o Queendom 2 (assim como o Queendom 1, e o Road To Kingdom, e o Kingdom: Legendary War) é basicamente uma disputa de popularidade. Os rounds preliminares tiveram um esquema de pontuação que distribuía melhor os pesos de quesitos diferentes, mas a final deixou claro que ganhava quem tivesse o fandom mais forte – no caso, ganhou quem tinha o segundo fandom mais forte mas que não perdeu um round por questão de saúde.
O público geral poderia ter feito diferença a favor da Hyolyn ou das Brave Girls, mas a audiência baixa do Queendom 2 mostrou que praticamente não houve público geral acompanhando o programa, só os fandoms mesmo. É uma pena; o Queendom 1 pelo menos pareceu ter uma parcela considerável de espectadores que não eram fãs de nenhum dos grupos (ou Park Bom) envolvidos.
Audiência baixa? O programa ficou toda semana sendo o programa mais discutido na internet por netizens, só ficando atrás dos doramas
A audiência dessa temporada foi em média mais baixa que a do primeiro Queendom, e repercussão na Internet não equivale à sucesso, vários grupos flops como o Loona tem mais repercussão na Internet que o BTOB e Davichi que hitam muito mais na Coreia
Eu disse que teve repercussão na internet por parte de coreanos, não de fã internacional baba-ovo. E quanto a audiência não achei uma fonte confiável com os números de audiência de cada temporada mas sei que a segunda temporada teve várias notinhas de recorde de audiência:
https://www.soompi.com/article/1520081wpp/queendom-2-premieres-to-higher-ratings-than-both-season-1-and-kingdom
https://kbizoom.com/queendom-2-breaks-its-own-highest-ratings-best-1-minute-belongs-to-loona/
“E quanto a audiência não achei uma fonte confiável com os números de audiência de cada temporada mas sei que a segunda temporada teve várias notinhas de recorde de audiência”
Então, a ESTREIA do Queendom 2 realmente teve mais audiência que a estreia do Queendom 1 (e que a do Kingdom Legendary War). O problema é que a audiência do Queendom 2 despencou depois dos três primeiros episódios, enquanto a do Queendom 1 subiu bastante e se manteve relativamente estável.
Na média, a audiência dessa temporada foi mais baixa que a do primeiro Queendom. O que faz sentido, considerando que ela tinha grupos mais conhecidos pelo grande público (Mamamoo, AOA, e de certa forma o Lovelyz e o G-IDLE).
Não fico surpresa com o resultado, pois uma coisa que já sabemos é que os coreanos não sabem votar, se bem que a gente também não, mas ok.
Concordo plenamente com seu Rank. A Hyolyn foi uma das poucas que, não só entendeu a proposta do programa como entregou o que ele merecia. Suas performaces tinha impacto visual e vocal, ela ditou todo o ritmo da competição, ganhou 2 rounds seguidos, pra perder nos últimos, e nem foi de forma merecida, digasse de passagem…
O WSJN ganhar foi tão morno e anticlimatico pra mim, que até perdeu o pouco brilho que o programa tinha conseguido. Acho que se fosse o Loona eu teria engolido melhor, mas talvez nem assim. No fim, foi tudo previsível e decepcionante.
Li suas considerações, refleti e… sinceramente, concordo com tudo.
Minha torcida não era pra Hyolyn, mas objetivamente, ela entregou as melhores performances, os melhores vocais, a melhor presença de palco (mesmo quando a coreografia não era grande coisa). Numa competição justa, ela teria sido a vencedora. Numa competição como o Queendom 1, ela teria pelo menos ficado no top 3. Tomara que o programa tenha servido pro público dar valor pro pacote completo que essa mulher é.
E as Brave Girls realmente me cativaram pelo que você apontou: elas podem ser ruins em dança (se bem que a Eunji mostrou na rodada das units que é bem talentosa dançando), mas elas têm CARISMA, e essa é uma qualidade cada vez mais raras nos grupos novos de k-pop, que parecem robôs programados pra executar uma performance com perfeição de notas vocais e passos coreográficos, mas que não se conectam com o espectador (não, fãs que já adoram cegamente os grupos antes mesmo deles estrearem não contam como conexão). Elas foram extremamente divertidas de acompanhar, e eu torço muito pro Brave Brothers (HEY!) renovar o contrato delas e dar um comeback em breve.
Inclusive pode até usar “Whistle” como comeback oficial mesmo, com um MV, porque caramba, que música BOA!
Concordei com tudo mas loona 2° lugar , mas sendo bem sincero foi muito estranho o wjsn aparece em 2° lugar em certas partes da votação sendo que o viviz estava rendendo muito mais que elas em relação aos Charts
Concordo plenamente com o ranking
O Viviz foi uma verdade que doeu pra muita gente aceitas: as manas simplesmente não entregavam carisma. Mesmo com os conceitos criativos pro programa que elas se propunham, os vocais e a presença de palco não estava ali e até mesmo os conceitos as vezes caiam no genérico demais, nada gritava “viviz”.
Mas isso eu acredito que era um problema impossivel de resolver pois elas não tem tempo de carreira (como viviz) suficiente pra entender que proposta elas buscam entregar. Bop bop foi legalzinha mas não era algo que vazava carisma e identidade.
E eu acho que é ai que foi o triunfo da Hyolin. A senhora Hyo já tem muito tempo de estrada pra saber oque funciona e oque não funciona pra ela. Ela não chegou em uma rodada e decidiu que ia, sei la, meter o aegyo e sair de saia plisada rosa. Ela se manteve consistente mas ousando em diferentes aspectos, oque fez toda performance dela ser forte e inovadora. Até as últimas duas rodadas que não receberam praise nenhum do público estavam tão alto nível quanto as duas primeiras que garantiram a ela um perfect score.
No final me entristeceu que o que realmente contou foi a força dos fandoms espamando votos e views em performances mais do mesmos, tanto que o WJSN conseguiu ficar sempre em posições altas mesmo com uma performance desconjuntada como Navillera e o Viviz nunca ficou em último mesmo não lembrando nem que música elas performavam.
“No final me entristeceu que o que realmente contou foi a força dos fandoms espamando votos e views em performances mais do mesmos, tanto que o WJSN conseguiu ficar sempre em posições altas mesmo com uma performance desconjuntada como Navillera e o Viviz nunca ficou em último mesmo não lembrando nem que música elas performavam.”
Pois é. Ontem eu fiquei frustrado pelo Loona não ter conseguido vencer, mas parando pra pensar friamente, elas só chegaram perto da vitória por conta dos orbits espamando votos, streamings e views em performances. Elas tiveram uma boa trajetória em termos de performances, mas objetivamente a Hyolyn foi melhor (mesmo eu não gostando dela ter mantido o cover de “So What” próximo demais da sonoridade da versão original). No fim das contas, o segundo lugar delas tá ótimo.
Quanto ao Viviz e ao Kep1er, minha impressão é que os dois grupos entraram cedo demais nesse tipo de competição. O Kep1er ainda mal tem experiência como grupo, e embora haja algumas garotas bem talentosas lá dentro (Hikaru, Xiaoting e as duas coreanas loiras que não são a Barril), falta entrosamento e elas acabam parecendo várias idols individuais fazendo uma performance juntas num palco em vez de um GRUPO.
O caso do Viviz é interessante, porque tecnicamente elas já têm vários anos juntas… só que elas ainda não parecem ter descoberto como funcionar sem as ex-colegas do GFriend. Nem é por falta de talento, porque a Eunha era a segunda vocalista principal, e a SinB era uma das principais dançarinas, mas a sensação de ver elas no Queendom 2 era um trio que não sabia pra que lado ir, se mantêm o estilo do GFriend ou partem pra algo novo, se colocam foco no canto ou na dança. Fiquei surpreso com elas falhando nos vocais e fazendo coreografias simples, porque o GFriend marcava pelos vocais impecáveis (e embora a Yuju contribuísse muito pra isso, as três Viviz sempre faziam bonito também) e pelas coreografias impressionantes.
No fim, ambos os grupos precisavam de mais algum tempo de estrada pra funcionarem como grupos. Talvez o Queendom 2 tenha contribuído pra elas adquirirem experiência – só não sei se lá era o melhor lugar pra elas correrem atrás dessa experiência.
No mais, é uma pena que dessa vez o Pop Asiático.jpg não tenha feito a cobertura dos episódios do Queendom 2, como fez no Queendom 1… mas claro que eu entendo que os tempos hoje são outros, e o Dougie deve estar bastante ocupado com os trabalhos dele (hoje em dia, não está fácil pra ninguém).
Digo que é uma pena porque de tempos em tempos eu releio aquelas resenhas e dou umas ótimas gargalhadas relembrando da Jimin “não ligando pra competição”, da Soyeon com trinta mil ideias mirabolantes (algumas dando certo, mas algumas dando MUITO ERRADO), da Bom completamente perdida no que tinha que fazer… e pior que o Queendom 2 tinha alguns momentos assim, como a SinB tretando com TODAS as concorrentes (menos com a Hyolyn, porque alguma noção do perigo ela ainda tem), as WJSN arrastando a história da maldita ampulheta pela competição inteira, a HyunJin tentando plagiar a Lady Gaga e sugerindo que o Loona VOMITASSE durante a performance na final, além de um choque hilário de gerações no round 2 em que as Brave Girls e o Kep1er foram trocar uma ideia nos bastidores, as BG usaram várias gírias de tiazonas que elas são, as oito novinhas do Kep1er ficaram sem entender nada, e a Yujin (que apesar de estar no Kep1er também é uma tiazona) fingia que não tinha entendido só pra disfarçar a idade…
E com o talento do Dougie pra escrever sobre essas coisas e deixar ainda mais engraçado do que era, acho que teria sido divertidíssimo de acompanhar as resenhas.
E concordo com sua opinião. E digo mais, peguei um leve ranço do Loona por causa do fandom doido rebaixando outros grupos e brigando na maior cara de pau. E olha que concordo contigo sobre elas aí no textinho que tu escreveu, sobre o lance de músicas e as apresentações.
Por mim, poderia ter vencido Hyolyn ou Brave Girls porque sim.
E triste, mas sobre o Viviz foi real, o único momento que lembro delas foi a tentativa de vilanizar a SinB, e só.
Particularmente sai desse programa gostando mais do Kep1er, o único ponto positivo que consigo ver na participação delas (e é algo totalmente subjetivo, porque objetivamente não fez o menor sentido msm, total perde de tempo).
Hyolyn realmente dispensa comentários, um nível acima de todos.
Brave Girls é um grupo que é impossível n curtir (a n ser que vc seja um mau caráter) então sempre ficava feliz em ver qualquer coisa que elas faziam, a parte técnica foi o de menos, concordo total com sua opinião. (talvez elas ganhem alguns fãs internacionais dps do programa, tomara).
O resto realmente foi tanto faz, salvo Pantomime, que foi incrível msm.