Review Retrô: Quando a Ailee debutou como a grande promessa do K-pop com “Heaven”

Muitas coisas comemoram 10 anos em 2012, que não abalou tantas estruturas quanto 2011 mas marcou com muitas músicas que até hoje são as favoritas de muitas velhas de guerra da fanbase. Um desses hinos é “Heaven”, debut da Ailee em fevereiro de 2012 que marcou o K-pop como o grande daquele ano, sendo um grande hit na Coreia e uma música assinatura da cantora, que prometia um futuro brilhante no K-pop:

Na época, a Ailee surgiu como uma grande novidade para o K-pop pois não existia uma solista power vocal na indústria. “Heaven” surgiu para mostrar uma Ailee de vocais fortes, potentes, emocionantes e, no auge da música, arrepiantes. Ficou conhecida como a Beyoncé coreana por conta dos vocais potentes e timbre mais intenso, contrastando com os vocais mais suaves da IU, por exemplo. A Ailee surgia como um ato totalmente novo, e o buzz com sua participação no Dream High 2 ajudou a aumentar ainda mais a atenção do público. Não era um debut que tinha hype da empresa, que era a novata e pequena YMC, mas a Ailee era um nome que, com a música certa, chamaria muita atenção.

“Heaven” cumpre tudo o que propõe com primor. O início da música mostrando voz e piano não entrega muito, mas o próprio piano ganha mais intensidade e você sabe que não vai ouvir uma simples balada. Os versos não deixam de ser simples, mas a batida mais forte e os vocais delicados da Ailee são o suficiente para deixar seu espírito leve e em paz com o mundo, como se a música surgisse para acalmar todos os meus tormentos. E a explosão do refrão é, essencialmente, vocal: Aquele é o momento em que a Ailee extravasa todos os seus sentimentos e a gente recebe uma interpretação exagerada, emocionada e maravilhosa. A partir disso, recebemos um baladão expressivo, delicado e marcante, muito lindo de se ouvir. Em “Heaven”, a Ailee não era apenas a gatinha que sabe fazer notas altas numa música lenta, mas uma artista que sabe entregar tudo o que sente para dar um outro nível para a canção.

“Heaven” é um debut poderoso, que facilmente marcaria a Ailee naquele ano de 2012 como uma força a ser vista e com potencial para ser uma grande diva pop… E isso até foi sendo moldado nos comebacks seguintes, com vários lançamentos mais pop com referências jazz que acumularam alguns hits na vida dela. Porém, com uma empresa pequena e um gerenciamento porco, a Ailee nunca despontou como A diva pop que facilmente se consolaria na indústria. Mesmo com uma carreira bem sucedida no geral, a Ailee merecia ser maior e mais lembrada pelos kpoppers do que é atualmente.

Um comentário sobre “Review Retrô: Quando a Ailee debutou como a grande promessa do K-pop com “Heaven”

Os comentários estão desativados.