Depois de alguns singles e algumas composições para grupos flops, Youha conseguiu lançar seu 1º EP “Love you more”. Eu não estava sabendo desse EP pois os últimos singles dela foram bem mais ou menos mas alguns 4 leitores do blog me avisaram do lançamento porque eu aclamei horrores a gatinha em 2021 lançando a melhor música do ano, e se tinha tanta gente assim pedindo para eu fazer um post, é sinal de que o negócio estava bom né? Então vamos ver o que a Youha nos entregou a faixa principal do EP, “Last Dance”:
“Last Dance” ressurge com um pop muito inspirado em conto de fadas que casualmente surgia no K-pop. Eu lembro do Orange Caramel fazendo isso com “Magic Girl” e “Aing”, da IU fazendo o mesmo com o “Real+” e o “Last Fantasy”, SunnyHill com “The Grasshopper Song”, Davichi com “Turtle” e deve ter outros grupos e artistas no K-pop que já foram pela mesma linha, mas não lembro de alguém pegar essa ideia e fazer algo sensualmente intenso como a Youha fez aqui. Acho que o mais perto disso foi a Gain com “Tinkerbell” numa visão mais desconstruída do estilo, mas a Youha foi mais fiel a fantasia e drama que músicas assim costumam passar.
É meio difícil explicar músicas assim pois são músicas que se vendem muito pelo conceito. Afinal, o que seria uma “música pop inspirada em conto de fadas”? Sabe, é uma ideia muito ampla e subjetiva. Mas nos primeiros segundos de “Last Dance” você já entende aonde a música quer chegar. Especialmente no refrão, onde a música ganha mais intensidade e emoção, eu fico encantado e admirado com a mistura de familiaridades que torna a música única do seu jeito. Não é a música mais original da história, mas me prende a cada linha cantada, a cada mudança no instrumental, e me deixa hipnotizado ouvindo. “Last Dance” é uma música que me impacta e me marca em todas as suas nuances, pois a todo momento eu me conecto com toda a fantasia e performance que a Youha quer passar, mostrando personalidade e interpretação incisiva tanto nos vocais quanto na produção.
A Youha é uma artista que tem uma visão que me agrada muito de música pop. Mesmo que ela não acerte em todo single, quando acerta eu acabo me apaixonando. “Last Dance” é incrível, delicada e sofisticada, com uma atmosfera forte e uma execução muito expressiva. Não acho que tenha força para dar a Youha a música do ano de novo (Acho impossível bater a genialidade de “Somewhere Near Marseilles”), mas tem o encanto e a magia que faz dessa música uma forte candidata a melhor K-pop da minha playlist.
O EP também é muito legal, explorando algumas tendências já conhecidas do K-pop recente, como o city pop de “Flower Rain” e o pop/rock de emo em “NUMB”. Vale a pena dar uma olhada.
Saudade quando o kpop viralizava mulher gostosona e talentosa .
Mas o mano baco já dizia parece que a moda mudou de gosto
Olha, inclusive hoje o youtube me recomendou essa perfeição! Eu ameeeei, a música a Voz dela, a dança, tudo, o mv ta bem lindinho viu, ela interpreta bem… Ja vai pra minha playlist
Nossa ela fez tudo por mim com esse EP, completamente viciado. Ela conseguiu novamente ser um dos destaques do ano como foi em 2021 pra mim. O que me faz questionar pq diabos a yg dispensou um artista tão boa quanto ela considerando os pangarés que eles costumam debutar, mas enfim melhor ela ser nugu entregando trabalhos impecáveis pra o kpop, que ficar anos na geladeira esperando uma farofa questionável do Teddy sair do forno.