Essa semana tivemos o 1º turno das eleições gerais, e ao contrário do que as pesquisas indicavam, o Pop Asiático.jpg não é o maior perfil de K-pop do Brasil e teremos um segundo turno para eleger o novo presidente desse país. Com isso, alguns candidatos derrotados já estão declarando seus apoios para o 2º turno. Como os mais relevantes ex-participantes já se pronunciaram a favor do Lula, esse post servirá uma análise política apurada e extremamente embasada sobre o real poder de influência em que os candidatos Ciro Gomes (4º lugar nas Eleições), Simone Tebet (3º lugar nas Eleições) e Loona (2º lugar no Queendom) vão ter com suas demonstrações de apoio ao Lula nesse segundo turno:
Ciro Gomes
No dia 4 de outubro o PDT formalizou o apoio ao Lula no 2º turno, e o Ciro Gomes basicamente “foi no embalo”. Falou sobre ficar do lado da democracia, apoiar a decisão do partido e tal mas sequer cita o nome do Lula nesse apoio. Acredito que ele estava mais afim de fazer uma World Tour, porém o passaporte foi recusado e ele acabou fazendo esse discurso pró-democracia com esse ânimo aí.
O eleitorado do Ciro majoritariamente deve ir para o Lula no 2º turno, porém o próprio se esforçou muito mais em campanha para detonar o Lula. Se vender como 3ª via a todo custo atacando o outro candidato e (principalmente) o Lula acabou filtrando MUITO o eleitorado dele, que foi caindo e caindo até ficar com 3% dos votos e atrás de Simone Tebet no dia 2. Como a campanha do Ciro foi mais focada em bater no Lula e esse pronunciamento de apoio não explicita ou influencia em nada (O próprio parece nem fazer questão), não acredito que vai influenciar alguma coisa no 2º turno.
Poder de engajamento: 3%/10
Simone Tebet
Ontem Simone Tebet oficializou o que ela já sinalizava desde os resultados do 1º turno: Um apoio ao Lula. Pragmática, falando sobre incorporar propostas dela no programa dele e mandando o mesmo recado de apoiar a democracia, mas de um jeito mais direto: Ela acredita que o Lula vai defender a democracia e a constituição, diferente do oponente dele.
Simone conquistou muitos simpatizantes nas redes sociais, seja por ser uma das poucas que debatiam convincentemente na TV ao invés de tentar vingar memes e cortes que viralizem ou parecer um animal irracional falando, seja por sua semelhança com a cantora Jessie Ware, que ajudou muito na divulgação do single “Free Yourself” na internet.
Considerando que boa parte do crescimento da musa da direita veio de um pessoal que votaria no Lula se ela não tivesse virado esse pseudo símbolo da comunidade, o apoio dela ao Lula não influencia muito a transição dos votos dela no 2º turno. Porém, é um apoio importante levando em conta as migalhas da direita moderada que provavelmente votaram nela e não inclinem para o desequilíbrio e perturbação política que o outro lado representa.
Poder de engajamento: 7/10
Loona
Também ontem, o Lula e sua equipe agradeceu a todo o apoio dos “Orbits e fãs de loona” (Deixando claro que orbit não é gente e tem que separar dos fãs do grupo) nessas eleições, divulgando o single japonês “HULA HOOP” que, depois de duas doses de cachaça, parece que elas estão repetindo Lula em loop. Mas vale lembrar que o apoio do Loona ao atual ex e possível futuro presidente vem desde 2020, quando o Loona empoderou o Lula pedindo para ele botar a sunga.
A fanbase do Loona é incrivelmente engajada, tão engajada que faz até parecer que é maior do que os 27 homossexuais que ainda seguram a mão desse grupo. Além disso, é uma fanbase que também engaja nas fake news: Eles até hoje acreditam e divulgam fielmente que o Loona merecia ganhar o Queendom ao invés do Cosmic Girls, e a campanha de linchamento e rivalidade ao adversário também é uma boa para essa polarização e baixaria que as campanhas eleitorais viraram. Estrategicamente falando, ter uma equipe formada de orbits pode ser o grande trunfo da campanha do Lula.
Poder de engajamento: 10/10
Conclusão
Personalidades políticas não influenciam tanto politicamente quanto um girlgroup nugu de K-pop, então um girlgroup como o Loona pode ser o empurrão que o PT precisa para voltar ao poder… Em 2026, que é quando os fãs do grupo vão ter idade para votar.
“Eles até hoje acreditam e divulgam fielmente que o Loona merecia ganhar o Queendom ao invés do Cosmic Girls”
Realmente uma mentira; quem merecia ganhar o Queendom era a Hyolyn (mas convenhamos que entre Loona e Cosmic Girls, o Loona realmente foi melhor).
Enfim, tenho minhas dúvidas sobre o quanto os apoios da Tebet e do Ciro vão ajudar o Lula (além de ambos terem tido porcentagens baixas no primeiro turno, sabemos que boa parte dos seus respectivos eleitores odeia o Lula e não acho que os candidatos declararem seu apoio vai mudar a ideia dessas pessoas), mas a situação está tão desesperadora que não dá pra recusar qualquer apoio nesse momento.
E já que a BBC não está colocando a Chuu nas atividades do Loona (supostamente por conflito de agenda, mas há quem comente que ela não parece estar fazendo muita coisa ultimamente), bem que a agência poderia enviar nossa comunista marxista sul-coreana favorita pro Brasil pra participar da campanha aqui. Se bem que, considerando a onda de azar que tem acompanhado o grupo há um bom tempo, talvez seja melhor deixar ela por lá, mesmo.
Obs.:
“Simone conquistou muitos simpatizantes nas redes sociais, seja por ser uma das poucas que debatiam convincentemente na TV (…)”
Falar bem, ela realmente fala, mas ela fez umas propostas tão absurdas no debate que eu duvido que até quem votou nela tenha acreditado (como a ideia de dar 5 mil reais pra cada aluno que completar o Ensino Médio no Brasil – sim, seria algo maravilhoso, mas considerando que há décadas fala-se que falta verba pra investir na Educação, fica a dúvida de onde ela ia tirar esse dinheiro).
“Eles até hoje acreditam e divulgam fielmente que o Loona merecia ganhar o Queendom ao invés do Cosmic Girls”
Quem merecia era a Hyolyn, a briga entre as cósmicas e as lunáticas parecia até meio, quase no mesmo nível, dava pra fingir, as da estrelanave tinham uns hitzinhos e as da BBC (BigBlackCock) tinham a Chuu, só que o primeiro grupo tem a Bona, quando ela apareceu não era mais competição, era missão suicida das outras participantes.
Pior que os fãs brigam pelo resultado, e no fim o Queendom 2 não ajudou ninguém. As próprias Cosmic Girls não conseguiram nenhum troféu de plástico nos music shows (isso com a divulgação delas sendo apoiada pelo pocket show que elas ganharam com a vitória e pelo retorno da Dawon ao grupo) e a Exy já voltou pra vida de personalidade da mídia e participante de reality shows.
Ironicamente, quem parece ter ganhado mais com a competição foram as “perdeãs” do Kep1er, que só passaram vexame durante o Queendom 2 mas saíram de lá bem mais lapidadas do que estavam antes do programa (e ainda tiveram o comeback mais vendido, ganharam um trofeuzinho de plástico em music show e emplacaram um debut japonês na sequência).