Por muito tempo o hiatus do BTS e o ingresso dos integrantes para o exército ficou, digamos, incerto. Ninguém sabia exatamente quando, como e por quanto tempo esse grupo serviria, e aí o tempo foi passando, o grupo lançava um ou outro single em inglês, uma ou outra balada água com açúcar, e o assunto foi se arrastando. Até que, em 2022, aconteceu: BTS anunciou o hiatus para servir o exército.
Talvez não fosse todo mundo que esperasse o anúncio de um hiatus do grupo desse jeito, mas a grande expectativa era saber QUANDO o grupo começaria a esfarelar para o serviço militar obrigatório. A discussão durou anos porque ninguém decidia se o BTS era ou não era culturalmente importante para não servir o exército coreano por já contribuir o suficiente com a nação ou qualquer motivo desses, e isso se arrastou de um jeito tão cansativo que até os fãs estavam querendo que eles servissem o exército para acabar com essa bagunça. Até que foi decidido que eles deveriam cumprir normalmente o alistamento militar, mas o período parece ser reduzido: Até 2025 todos os integrantes devem ter cumprido o serviço militar, quando um boygroup comum normalmente passa uns 5 anos enviando integrantes para o exército. Então, mais fácil dar uma pausa nas atividades do grupo, já que todos eles vão servir mais ou menos no mesmo período.
Mas esse hiatus não veio antes de “PROOF”, um “Anthology Album” composto por 3 coletâneas de diferentes conceitos: 1 CD juntando os singles de sucesso do grupo (Que não inclui a melhor música deles “Just One Day” pois army, acima de tudo, tem mau gosto), 1 CD juntando b-sides selecionadas e 1 CD com demos e unreleaseds. A coletânea conta com 3 faixas inéditas, incluindo o single “Yet To Come (The Most Beautiful Moment)”. Tudo isso serviu como um prelúdio do que estava por vir, já que tinha aquela cara de despedida e celebração de momentos que todo artista faz antes de uma grande mudança na carreira, o que talvez tenha deixado o anúncio do hiatus um pouquinho menos impactante pois, bem, o “PROOF” já nos preparava para tudo isso.
Um outro tópico que foi levantado sobre o hiatus do BTS é em como isso impactaria as vendas no K-pop, uma vez que o BTS domina as vendas de álbuns há uns bons 5 anos na indústria. Se o hiatus tivesse rolado em 2019, onde o grupo não só foi o único million seller do ano como vendeu 4x mais do que o 2º colocado e os 2 dois álbuns deles no Top 10 venderam quase o mesmo que todo o resto do top 10, talvez o argumento fizesse sentido…

… Mas vendo os álbuns mais vendidos do 1º semestre desse ano, dá para ver que o K-pop em si cresceu muito e não é mais, digamos, “dependente” do BTS para mover a economia da indústria:

E isso que esse ano ainda tivemos NCT, TWICE, BLACKPINK, Stray Kids e IVE garantindo Million sellers que foram lançados nesse 2º semestre. Óbvio que o hiatus do BTS vai fazer uma diferença grande nas vendas, mas não quer dizer que o K-pop vai ficar pobre das vendas de álbuns por aí. Fora que esses integrantes vão lançar tanto álbum solo que devem compensar o lançamento de um álbum do grupo. No geral, o hiatus do BTS veio no momento certo e do jeito certo, e mesmo com a fanbase ARMY falando que só acompanha o BTS e ignora todo o resto do K-pop, mas a indústria aparentemente continuará crescendo sem a marca BTS ativa, e o hiatus de um grupo não deve afetar muito esse avanço.
Continue acompanhando esse pequeno especial de grandes eventos que aconteceram (Ou não) no K-pop seguindo o Pop Asiático.jpg no twitter: @popasiaticojpg
AMÉM!
Nossos ouvidos e a camada de ozônio agradecem tamanha bênção! 😇🥳🤠
Eu não fazia ideia de que eles precisariam servir o exército. Eu li algo sobre algum hiatus da banda, mas não imaginava que seria por esse motivo. Eu gosto muito de algumas músicas deles, toca direto nas minhas playlists, apesar de não ser super fã de kpop, eu reconheço que eles são muito bons e eu adoro os clipes e as danças deles. Beijinhos
Incrível como os haters sempre dão um jeitinho de parecerem educados (ou profissionais, nesse caso) falando do BTS.
Não, o mundo não gira ao redor do grupo, mas há vários motivos pra eles serem tão populares e terem um fandom tão fiel. Não é interessante como isso incomoda algumas pessoas a ponto de fazer elas escreverem artigos assim? (: