Depois de 10 anos de carreira, o FEMM anunciou o seu fim no último domingo. Eu primeiro fiquei chocado pelo FEMM já ter DEZ ANOS, e depois fiquei triste pelo fim. Mas o anúncio não se resumiu apenas a cartinha de disband: Teve toda uma despedida das manequins para os fãs, as suas intérpretes e o mundo, pois a missão das bonecas foi concluída e agora elas podem voltar ao futuro delas com a sensação de dever cumprido.
Elas fizeram todo um conceito e contaram toda uma lore para anunciar o fim da dupla, mostrando que a criatividade e fidelidade a ideia vai até o fim e surrando o Loona que está tendo um dos finais mais deprimentes da música pop. Para o futuro, RiRi vai seguir carreira como artista promovendo sua “versão humana” Emily Kaiho, enquanto LuLa não deve continuar na indústria e vai focar seus esforços em ser presidente dessa joça de país chamado Brasil.
Apesar do FEMM quase nunca ter saído do nicho de 10 homossexuais jpoppers fora do Japão, o viral de “Fxxk Boyz Get Money” nos sites de música pop foi um evento muito legal, com todo santo site e blog fazendo post para comentar sobre esse lançamento, o conceito do grupo e todo o background envolvendo o FEMM, sendo basicamente a primeira lore do mundo. Foi uma outra linguagem de viral: Não era uma música que estava na boca do povo, mas que todo santo site recomendava ouvir e assistir por ser uma experiência única. O FEMM é um daqueles nomes que todo homossexual mais hipster e fora da caixinha curtiria e sutilmente jogaria na cara das gayzinhas mais Today’s Top Hits que elas tem um gosto superior ou coisa assim.
2 manequins batendo cu em roupas de latex enquanto esganiçam “Fodam garotos, consiga dinheiro”? Independente de como você interprete essa frase, isso foi icônico. E fazer isso 14 vezes para montar um dos melhores álbuns que já ouvi na música pop? Isso foi mais icônico ainda.
Talvez se o FEMM surgisse hoje, com a avex tendo alguma noção de como promover seus atos fora do Japão, o grupo tivesse mais sorte. O boom do grupo foi em 2014, e naquela época o Japão ainda lutava para desapegar da mídia física para se ter noção. Tem outros fatores como o público que consome asian pop (Seja SÓ K-pop ou pop de outros países) ser bem menor, e nem estou falando aqui que o FEMM não seria o grupo de nicho que foi se debutasse hoje, mas seria um grupo bem mais comentado e “Fxxk Boyz Get Money” bem mais marcante fora do submundo dos blogs e sites de música pop. ENFIM, nesses 10 anos de altos e baixos, o FEMM foi sem dúvidas um nomes mais interessantes de se acompanhar no Asian Pop.
Fiquei em choque, porque a notícia saiu no 1° de abril e não acreditei muito kkkkkkkk. Meio chateada, porque curtia demais esse conceito delas.
Até hoje tenho salvo no meu cartão de memória as músicas desse álbum
Uma pena; o primeiro álbum delas é sensacional. E o conceito delas era bem interessante; uma pena que o grande público não abraçou.
(confesso que eu esperava que o FAKY fosse se separar antes do FEMM – por sinal, saudades das colaborações entre os dois projetos)
Eu estou devastada!
Lembro de acompanhar o lançamento das gatas como se fosse ontem, mas ao que parece que “ontem” tem 10 anos.
Lembro do falecido (que deus o tenha) Asian Mixtape planfetar a estreia das gatas, que foi um dos melhores lançamentos que já ouvi. Fode garotos, pega dinheiro é um icônico inesquecível!
Vão deixar saudades prós 7 fãs que as acompanhavam.