Review Retrô: Quando Kim Wan Sun começava a fazer história como a Madonna coreana em “Dance In The Rhythm”

Estou assistindo o “Dance Singer Wanderers”, reality show da tvN que juntou Kim Wan Sun, Uhm Jung Hwa, Lee Hyori, BoA e Hwasa para sair em turnê pela Coreia do Sul e acompanhar a trajetória das divas nessa jornada. E aí que no primeiro episódio a Kim Wan Sun resolveu cantar “Dance In The Rhythm”, e eu passei a ficar obcecado com essa música desde então. Então resolvi fazer um review retrô sobre esse meu novo vício do K-pop:

Para quem não conhece, um resuminho: a Kim Wan Sun é conhecida como a “Madonna Coreana” por conta de todo seu impacto, relevância e pioneirismo para a indústria coreana nos anos 80 e 90, abrindo muitas portas para o que é conhecida como a 1st gen do K-pop. Até hoje várias cantoras e idols se inspiram na Kim, sendo uma novidade quente e progressista com visuais modernos, músicas dançantes e performances ousadas que conversavam com as tendências globais que, na época, davam seus primeiros passos dentro da música coreana. Além disso, a cantora consguiu fazer sucesso internacionalmente nos anos 90, com seus lançamentos fazendo bastante barulho em Taiwan. Em suma, Kim Wan Sun é a primeira grande diva do pop moderno na Coreia do Sul, sendo respeitada e aclamada até os tempos atuais.

“Dance In The Rhythm” é um single do 2º álbum de estúdio da cantora, “Alone In Front Of The Yard”, lançado em 1987. Não é o primeiro nem o maior sucesso da cantora, mas é uma canção assinatura da carreira dela junto com “Pierrot Smiles At Us”. “Dance In The Rhythm” é um synthpop moderno com muitos sintetizadores e guitarras que são bem similares ao que estava bombando nos Estados Unidos e também começava a ser um fenômeno no Japão. Vocalmente é uma faixa exagerada e até estranha de ouvir (O instrumental em momentos chega a ser abafado pelos vocais da Kim), mas nada que foge muito do que era padrão da época. Talvez num primeiro momento seja estranho de ouvir, mas se você é acostumado principalmente com o que o J-pop desovava nos anos 80 e 90, não será difícil de acostumar com esse vocal mais alto da música.

O que me choca em “Dance In The Rhythm” é a produção. Nunca tive curiosidade de ir mais a fundo na discografia da Kim antes e, para mim, antes da Uhm Jung Hwa e do Seo Taiji & Boys a K-music era só um mar de baladas e rock (Isso julgando pelo que costumam fazer de covers), mas “Dance In The Rhythm” é uma selvageria dance muito divertida. Me lembra muito Cyndi Lauper, Kylie Minogue e várias divas japonesas dos anos 80, uma música com sintetizadores fortes e futuristas, uma energia impactante e elementos maravilhosamente ousados. O solo de guitarra é simplesmente genial e a minha parte favorita da música, mas todo o instrumental é delicioso e envolvente, sendo uma grata surpresa para mim.

Queria muito que a Kim Wan Sun regravasse e relançasse essa música que nem ela fez com “Pierrot Laughs At Us” em 2019, modernizando e fazendo os ajustes necessários mas sem remixar tirar a magia da música original, mas “Dance In The Night” é uma música que diverte até hoje para mim, que sou um grande entusiasta desse estilo synthpop oitentista. É fácil entender como “Dance In The Night” atravessa gerações e como a Kim Wan Sun fez história na indústria com canções como essa.

Um comentário sobre “Review Retrô: Quando Kim Wan Sun começava a fazer história como a Madonna coreana em “Dance In The Rhythm”

  1. Só fui conhecer ela por causa daquele single do ano passado “Feeling”
    Fui da uma pesquisada e percebi que para alguns bancos de dados de música o kpop começa exatamente com ela e n com Seo Taiji and Boys como maioria dos documentários e artigos citam.

Os comentários estão desativados.