NewJeans dá mais um motivo para a fanbase acusar um girlgroup inspirado nos anos 2000 de “plagiar trabalhos dos anos 2000” em “Supernatural”

O debut japonês do NewJeans foi algo bem único se tratando de “girlgroups coreanos indo para o Japão). O lançamento sendo feito pela própria ADOR sem uma gravadora japonesa por trás e as duas músicas contendo versos em coreano mesmo sendo músicas japonesas não são o tipo de coisa que a gente vê normalmente (Em outros tempos se uma gatinha coreana mandasse 2 frases em coreano em qualquer programa no Japão era deportação no mínimo), mas aqui estamos com o lançamento do 1º single japonês do grupo “Supernatural”:

Uma coisa que virou praxe na parte mais desequilibrada da fanbase para usar na hora de odiar o NewJeans é como elas são uma “cópia de grupos e artistas dos anos 2000” sem levar em conta que, desde o início, o NewJeans tem como conceito ser uma “versão repaginada de grupos e artistas dos anos 2000”. Nem elas, nem a Min Heejin, nem ninguém esconde isso e usam mesmo as referências estéticas e sonoras da virada do milênio para emplacar o grupo mas, por algum motivo, isso virou um problemão para alguns. E “Supernatural” é mais um exemplo de pop Y2K que as mais perturbadas já devem estar caçando frames para acusar de plagiar outras coisas dos anos 2000.

ENFIM.

“Supernatural” marca o retorno do NewJeans para o New Jack Swing, algo que a gente não via o grupo fazer desde o 1º mini-álbum. Acho que esse estilo combina bem mais com esse tom mais neutro que optaram para os vocais do NewJeans por, normalmente, contar com uma produção mais colorida e viva que contrasta bem com os vocais mais sóbrios delas, deixando o trabalho como um todo mais marcante. “Attention” ainda é uma das melhores músicas da carreira delas, e “Supernatural” vai por esse mesmo caminho. No geral “Supernatural” dá a mesma sensação de nostalgia e jovialidade em uma faixa reconfortante que é a proposta do grupo no final das contas, tem quem já se entediou com o grupo e tem quem ainda vive com elas, mas eu acho mais divertido e memorável do que “Right Now”.

O que segue me pegando com o NewJeans é que não tem mais aquela sensação de surpresa e novidade vindo nas músicas delas, o que é natural (Elas tem um conceito mais fechado e confortável que deu muito certo, não tem motivos para mudar em time que está ganhando) mas não me deixa tão empolgado quanto o 1º mini álbum delas me deixou, por exemplo. Ainda assim, “Supernatural” é uma faixa forte e refrescante por conta própria, me emocionou e tem tudo para crescer comigo como aquela música simpática que tu deixa rolando enquanto trabalha ou arruma a casa. “Bubble Gum” ainda é a minha música favorita do NewJeans esse ano, mas “Supernatural” tem um confortável segundo lugar (Talvez não tão confortável já que ultimamente ando gostando muito de “How Sweet”, mas ainda acho o single de hoje superior).

Ajude uma blogueira a emplacar o conceito de blog Y2K em pleno 2024 seguindo o Pop Asiático no twitter (@popasiaticojpg) e no instagram (@popasiaticojpg), e fique antenadinho com os comentários mais essenciais sobre os lançamentos mais quentes (E uns nem tão quentes assim) do K-pop

27 comentários sobre “NewJeans dá mais um motivo para a fanbase acusar um girlgroup inspirado nos anos 2000 de “plagiar trabalhos dos anos 2000” em “Supernatural”

  1. coitado do produtor desse grupo, ele se esforça pra fazer alguma coisa e sempre sai esse fundo de album de grupo nugu

    se tirar o mv e botar essa musica em um album de gg nugu ngm daria a menor importancia

    o selo da hybe faz milagres

    Curtido por 1 pessoa

    • mas as músicas dr grupo nugu são uma delícia na maioria das vezes kkkkk mas fato que se elas fossem de uma empresa pequena não teria tanto hype a hybe e a min heejin alavancam muito elas

      Curtido por 2 pessoas

      • Pois é! Claro que dá trabalho explorar cada canto da nugulândia, mas normalmente é nela que a gente encontra as melhores músicas e as mais divertidas (mesmo às vezes sendo humor involuntário).

        Curtido por 1 pessoa

        • nunca disse que as musicas de nugu sao ruins.

          eu disse que elas nao inventaram a roda, e é um genero de musica que nao carrega novidade nenhuma no kpop

          voces hypam por conta da hybe. e isso é um fato.

          Curtir

    • Pois é, o começo dos anos 2000 tinha uma variedade grande de estilos sonoros. Tem essa música aqui que não tem nada a ver com o estilo do NewJeans mas, se não fosse por ser cantada em coreano, se encaixaria perfeitamente na tracklist de algum CD da série “As 7 melhores da Pan” (na época em que álbuns eram lançados em CDs físicos e que a Jovem Pan era conhecida por tocar músicas para os jovens em vez de propagar notícias falsas e idolatrar políticos de extrema direita): https://www.youtube.com/watch?v=mQUwJxKkhNo

      Curtido por 1 pessoa

  2. o problema nem é elas se manterem consistentes nesse conceito anos 2000 e sim não fugirem do mesmo tipo de sonoridade como já disseram nos comentários, os anos 2000 não se resumiram somente a jersey club/uk garage/drum and bass, elas poderiam explorar outras vertentes do rock alternativo/r&b/techno/house daquela época que estavam em seu auge inclusive e daria pra mesclar isso com Y2K logo não fugiriam da proposta do NewJeans! e tipo eu geralmente gosto de quase tudo que elas lançam e adorei ‘Supernatural’ mas fica meio maçante você sempre saber o que vai receber do grupo e nunca ter uma surpresa porque não fogem muito disso, talvez essa aversão da MHJ em explorar outros gêneros musicais até prejudique a longevidade das canções delas e a imagem do NJ a longo prazo, enfim…em time que está vencendo realmente não se mexe mas uma hora esse time vai cansar e o que vão fazer?

    Curtido por 2 pessoas

    • Por mim elas davam uma aposentada no jersey/garage/dnb mesmo (E acho que nem é 100% culpa delas aqui, é mais a indústria como um todo que abusou demais do estilo e deu uma cansada), mas o problema real é essa escolha de vocais neutros do grupo que fazem as músicas chegarem no mesmo lugar. Se olhar o que elas lançaram esse ano são 4 músicas de 4 gêneros bem distintos mas elas cantam como se estivessem cantando a mesma música em loop

      Curtido por 1 pessoa

      • não tinha pensado no vocal mas você tem um ponto dougie, essa forma de cantar delas também contribui muito pra essa sensação de monotonia a cada lançamento, talvez seja uma escolha conceitual parecerem estar entediadas cantando e seja parte da proposta do grupo então se for o caso ai mesmo que deveriam se arriscar em outros estilos musicais que não sejam tão semelhantes um com outro pra mascarar isso porque um eurobeatzao 2000 ou um pop rock melodramatico na vibe brilliant green/avril emo poderia se encaixar perfeitamente com esse tom vocal delas e não teria tantas comparações com o que elas já vem fazendo desde o debut seria um baita rebrand sem necessariamente perder a essência do NewJeans.

        Curtir

        • Pensei nessa melodia vocal monótona delas que nunca muda, sempre parece estar chegando em um lugar mas nunca chega. Coisa que eu não vi em Attention, que tem uma mudança clara de refrão e verso.

          Curtir

  3. Eu gostei, já entendi a proposta delas, então meio que eu já espero, elas me lembram Blackpink nesse sentido, mas Blackpink promete algo diferente enquanto o newjeans não, só de olhar a trinca dos primeiros lançamentos que a única coisa que fizeram foi trocar a cor da capa.

    Acho que a grande questão delas é que as vozes delas são muito parecidas, tem hora que eu penso que só tem uma cantando quando na verdade todas as 5 já cantaram pelo menos 5 linhas.

    Essa música tem uma coisinha das músicas que o EXID lançou quando a Solji tava de hiatus, não sei porque a MHJ não faz a Danielle dar uns gritos, ela consegue um pouco.

    Espero que lancem essa música em coreano.

    Curtido por 2 pessoas

    • gosto do vocal delas, uma delícia, mas ali ninguém segura high note. o alcance delas é baixo e tudo bem. Aquele high note da Dani na música da pequena sereia foi autotune kkkk gosto das vozes suaves porém elas poderiam trazer mais identidade pro vocal de cada uma pq as vezes vc não consegue diferenciar quem tá cantando

      Curtir

      • claramente você não viu a performance que a danielle fez cantando ao vivo a musica da pequena sereia e segurando muito bem o high note, sua opinião sem base não muda o fato delas terem um dos melhores vocais da 4 geração 🙂

        Curtir

      • Acho que não foi auto tune, mas a “high note” nem foi tão high, por isso coloquei que ela consegue um pouco, ela só precisa respirar fundo.

        Curtir

        • artistas tem diferentes alcances vocais, o hn dela não ter sido o mais alto não tira o fato dela cantar super bem ao vivo e as outras meninas tbm, do que adianta forçar uma nota alta e sair como as do lesserafim, e elas já lançaram uma música com notas altas (gods)

          Curtir

          • E eu disse alguma coisa sobre ela não saber cantar? Eu sei que não é toda main vocal que vai ser uma main vocal da SM que grita e tudo ao mesmo tempo.

            Curtir

        • desculpa, nanathv mas o high note da dani no ao vivo é claramente base e auto tune de microfone eu gosto dela mas a diva não tem pulmão pra fazer high note e tudo bem, os vocais calminhos delas são ótimos. agora dizer que elas tem vocal potente já é demais

          Curtir

  4. Elas e o bp são muito parecidos nessa coisa de time que tá ganhando não me mexe. Por isso eu dou risada com fanwar de blink e bunnies pq fica um acusando o grupo do outro de lançar a mesma música sempre sendo que ambos são bem repetitivos em conceito e sonoridade kkk mas eu gosto das músicas delas

    Curtir

  5. Música boa… pra te fazer dormir. Sonífero mais eficaz que 10mg de loratadina.

    Eu tava com uma expectativa IMENSA pra esse debut das CalçaJeans em terras nipônicas. Ainda que seja comum grupos de kpop não se arriscarem muito quando migram pra outro mercado, eu tinha esperança que a MH fugisse mais da caixinha aqui, considerando que o jpop é aberto a sonoridades bem mais diferentonas. Mas acabou que não fugiu nada do que as meninas já entregam na Coreia.

    Das CalçaJeans esse ano, fico com “How Sweet”. E da discografia inteira, minha favorita delas é ETA. Espero que elas apostem em mais pancadões assim.

    Curtido por 1 pessoa

  6. ok dougie já entendemos que vc é tokki, mas isso não muda o fato de que elas n tem talento vocal, que o newjeans é um plagio descarado do grupo mexicano Jeans e que a mij heejin não é artista

    Curtir

    • eu n sou bunnie mas dizer q elas são um plagio de um grupo dos anos 2000 é meio pangaré das ideias pq esse grupo literalmente viveu os anos 2000 e emulava as tendências da época n era um conceito próprio delas kkkkkkkk oq o newjeans faz é prestar uma homenagem a tudo q foi feito durante essa era da musica
      e com todo respeito a elas mas duvido mt q alguém além dos próprios mexicanos ouviu falar nessa divas latinas ou q alguma musica delas tenha estourado a ponto de chegar numa jovem senhora la na Coreia do Sul

      Curtir

    • eu n sou bunnie mas dizer q elas são um plagio de um grupo dos anos 2000 é meio pangaré das ideias pq esse grupo literalmente viveu os anos 2000 e emulava as tendências da época n era um conceito próprio delas kkkkkkkk oq o newjeans faz é prestar uma homenagem a tudo q foi feito durante essa era da musicae com todo respeito a elas mas duvido mt q alguém além dos próprios mexicanos ouviu falar nessa divas latinas ou q alguma musica delas tenha estourado a ponto de chegar numa jovem senhora la na Coreia do Sul

      Curtir

    • sinto muito em discordar de você (não estou aqui para te dar hate ou algo do tipo só expressando minha humilde opinião)

      Bem não acho que as meninas não tenham talento pois elas cantam muito bem , e também dizer que elas são um plágio é um baita exagero porque uma própria membra do grupo musical Jeans comentou que gosta das meninas e fica feliz em saber que o estilo delas alcançou a nova geração através das meninas; então não dizer que o New Jeans são um plágio é um exagero e mais uma desculpa de alguns internautas(lembre-se por favor que não estou aqui para tacar hate ou brigar com você) para dar hate no grupo a troco de simplesmente machucar as meninas se o New Jeans é um plágio então também temos que citar outros grupos de kpop em si também não só grupos mas também o próprio mundo do kpop que quando uma coisa faz sucesso muitas outras empresas copiam sem falar que a empresa que estamos falando é a HYBE e verdade seja dita muitos grupos que ela está lançando agora (alguns deles ) os membros são usados não para exatamente realizar o sonho deles de serem idols mas sim usados para derrubar outros grupos

      (Se algo que eu lhe escrevi lhe feriu minhas mais sinceras desculpas só estou aqui para comentar e não brigar ou tacar hate em você afinal assim como eu tenho direito de expressar minha opinião você também tem o mesmo direito

      Curtir

      • E também gostaria de pedir desculpas a aqueles que acham a música delas está ficando entediante todos nós queremos mudanças eu também gostaria que elas mudassem um pouco o estilo das músicas delas (que eu honestamente gosto do estilo e das músicas calmas ) acho isso muito importante para elas crescerem mais no meio do kpop tipo ela já são grandes desse jeito imagina se elas colocassem uma música mais animada daria super certo tipo como alguém citou alguns comentários acima ETA (por mais que não seja muito a minha vibe) foi uma boa premissa ETA é animada e legal de dançar mas para ser sincera eu gostei das músicas delas

        Curtir

  7. essa foi a melhor faixa desse comeback delas e fui dar uma olhada no que tinha de diferente na produção e fez todo o sentido o queridissimo Pharrell Williams ter sample diretamente dos anos 2000 aqui, uma grandíssima cacetada.

    Acho que o problema em geral desse comeback todo foi essa tentativa de golpe de estado da Hybe pra cima da Ador e isso desgastou muito a imagem do grupo. Acho que esse comeback teria feito mais barulho se não fosse a saturação com o nome delas.

    Curtir

Deixe um comentário