Review Retrô: Quando o Girl’s Day quebrou expectativas e inventou suspensórios com “Expectation” (2013)

O Girl’s Day comemora hoje 10 anos de debut, e normalmente eu deveria comentar o single de debut dos grupos e como aquilo foi icônico. Mas como o debut do Girl’s Day é considerado um dos piores da história do K-pop, vamos pular essa parte e comentar sobre o (provavelmente) single de maior impacto do grupo: Expectation.

Se você é uma gatinha kpopper mais novinha que não sentiu o impacto desse que é um dos maiores clássicos para bater cu em boate do K-pop, vamos de história: O Girl’s Day começou em 2010 e passou os dois primeiros anos de carreira num estilo que vou descrever como “fofo e espivetado”: Músicas animadas, ritmo alto e elas fazendo aegyo pesado. Em 2010 isso não deu muito certo e elas até tentaram mudar a imagem com “Nothing Lasts Forever” (Que flopou mais ainda o grupo), mas elas não desistiram e, em 2011, conseguiu o seu primeiro smash hit: O aegyo carregadissimo “Twinkle Twinkle”.

“Twinkle Twinkle” foi um grande viral e pagou muitas contas do grupo em 2011, então elas tentaram replicar o sucesso com versões menos gostosas do hit como “Hug Me Once” e “Oh My God”, como qualquer outro grupo de K-pop que sai do lixo ao luxo com um viral. Embora nada seja um flop colossal, nenhuma das músicas continuou com o sucesso de “Twinkle Twinkle”, e a popularidade do grupo dava uma ladeirada (Especialmente depois da saída da Jiae). Foi então que, em 2013, a empresa do grupo anunciou o primeiro full album junto com uma mudança de 180° na imagem delas. E, bem, elas realmente não brincaram na mudança.

Só pelos teasers já dava pra ver que as MCs Twinkle Twinkle queriam deixar de ser as MCs Twinkle Twinkle, mas muita gente apostou que disso surgiria a nova “Nothing Lasts Forever” e não foi nada disso: “Expectation” foi, literalmente, maior e melhor.

“Expectation” é um pancadão EDM sobre uma grande gostosa que criou expectativas demais em cima de um carinha que só tá afim de iludir mesmo. A intro da música com os ooh ooh já grita “Meu deus elas mudaram mesmo, estou em choque”, e quando o farofão começa a vontade de dançar é instantânea. Todo o farofão se desenvolve de forma maravilhosa, com versos fortes e que, ao mesmo tempo, dão aquele tom emocional e de angústia na letra. A letra é daqueles sertanejos bem sofrência onde você dá moral demais para quem não te quer enquanto vira duas garrafas de cerveja, mas o farofão da música leva você para fritar na pista sofrendo mesmo, e quando o pré-refrão deixa tudo pronto para o refrão brilhar tudo fica uma perfeição. “Expectation” é um dos grandes pop/dance da história do K-pop, e sem dúvidas um dos mais amados desse blogueirinho aqui (Facilmente a melhor farofa que 2013 serviu).

O MV oficial não é lá grandes coisas e só serve mesmo para mostrar a mudança safadíssima para grandes gostosas de shortinho preto que elas adotaram (Isso foi um evento em 2013 mas hoje perde muito poder sem o shock value), mas o destaque visual está na coreografia toda saliente e deliciosa. O passo onde elas esticam os suspensórios e rebolam no refrão é tão icônico nas mãos delas que o DIA recebeu muitas acusações de plágio por também esticar os suspensórios em Mr. Potter. Obviamente não tem nada demais no MV do DIA, mas mostra o quão memorável essa coreografia foi essa coreografia com o Girl’s Day.

“Expectation” trouxe o Girl’s Day de volta ao Top 10 do Gaon semanal (Algo que elas não alcançavam desde Twinkle Twinkle), e embora tenha um tímido 8° lugar como peak semanal, a música foi super estável durante o ano e garantiu ao single o 22° maior hit de 2013 na Coreia. O Girl’s Day deixava de ser um grupo com um viral, e a nova imagem de gostosonas impulsionou e consolidou o grupo como um dos grandes girlgroups de K-pop, conseguindo o maior hit coreano no ano seguinte (Mas “Something” é papo para render outra review retrô).

9 comentários em “Review Retrô: Quando o Girl’s Day quebrou expectativas e inventou suspensórios com “Expectation” (2013)

  1. Essa música é muito, mas MUITO, icônica. Uma das minhas favoritas do k-pop. Algo que acho louco é como o refrão dela me irritaria facilmente em qualquer outra canção, mas aqui não, por mim, poderia ser repetir por mais uns dois minutos e eu engoliria com muito gosto.

    Curtido por 1 pessoa

  2. É que nem aquele meme “ai Gabi, só quem viveu sabe”
    Já tentei dançar muito_ e sem sucesso_ essa coreografia.
    O visual das menina deu uma mudada tão grande que pensei que era outro grupo.
    Saudades de farofas assim, éramos felizes e não sabíamos.
    Acho que nunca no kpop que essas novatas vai criar um pancadão tão icônico como esse. Foi um dos grupos que me solidificou no mundinho lá por 2011/2012…

    Curtido por 1 pessoa

  3. O single que firmou o Girl’s Day no panteão do sexy concept, lado a lado com SISTAR (vulgo CISCAR) e as garotas bonitas do AOA. A melhor coreografia delas, disparada. E não sei se é delírio meu, mas acho que Expectation é uma música que funcionaria muito bem até com quem não gosta de k-pop; consigo imaginar isso tocando numa pista de dança numa boa.

    A performance delas e do Apink trocando seus respectivos sucessos até hoje é icônica (mais pelo lado do Girl’s Day, já que o Apink não teve o mesmo talento no rebolado e usou umas calças de couro toscas em vez dos shortinhos atochados do Girl’s Day – além de cagar no figurino do cover, elas ainda mantiveram as calças quando voltaram pra cantar No No No e cagaram no figurino da própria música…).

    Curtir

  4. Lembro que o Bruno do falecido blog Asian Mixtape (sdds) colocou essa música no primeiro lugar do ranking de Asian pop de 2013 dele, superando até a farofa com bateria de Olodum da Namie Amuro. Também lembro que essa foi uma das músicas que eu descobri na época em que eu me dei a chance de conhecer um pouco mais o k-pop, mas só me apeguei de verdade uns quatro anos depois. Sdds do que eu poderia ter vivido com mais intensidade…

    Curtido por 1 pessoa

  5. Girl’s day é lendáriooooo, saudades do grupo.
    Eu amo a Minah, uma pena que a lenda não quis continuar na música, se bem que no fim ela só iria lançar balada sem graça pra tocar em cafeteria de jovens cult chão de taco.

    Agora me resta ficar todo iludido aguardando a Chuu tomar o lugar da Minah de menina fofa com sorriso cativante e vozerão, mas a BBC não ajuda.

    Curtido por 1 pessoa

  6. conheci girls day em 2015 e é incrível como fazem 5 anos que essa musica mantém todo o meu espírito de piranha viva!!!! ela funciona até hoje maravilhosamente comigo de uma forma que músicas lançadas a 1 ano não funcionam mais. sinto muito falta delas, infelizmente ninguém dessa nova geração está disposta a lançar música que me façam bater o cu no chão.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Eu era viciada em nothing lasts forever, continua sendo o single que mais curto delas. Não era fã do grupo mas lembro que quando twinkle twinkle estourou elas estavam em todos os locais. Sdds qndo o kpop servia farofas que uniam todas as tribos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s