Eu nunca tive interesse em ouvir CRAXY antes. Na verdade, se não fosse o Guilherme do Palpites Alheios prestando atenção em cada passo dessas gatinhas aqui eu provavelmente não saberia da existência desse grupo… E isso explica muito da existência do comeback do grupo lançado na última semana com “NUGUDOM”:
Eu normalmente não me interesso por letras de músicas de K-pop porque muitas delas simplesmente não fazem muito sentido lendo, com muitas gírias e expressões que podem funcionar dentro da Coreia mas que não encaixam na mente de um morador do Grajaú como eu. Tem músicas que só me falta empenho em entender, tem músicas que só não fazem nenhum sentido e parecem geradas por inteligência artificial, e tem músicas com a profundidade de um pires que não tem muito o que entender (A grande parte dos singles de K-pop que mataram qualquer interesse em saber o que esses grupos cantam).
Eu só vou me importar com a letra de uma música de K-pop quando existir algum hype por trás (Tipo “Step Back” servindo rinha de mulheres por conta de macho) ou alguém na minha bolha chega até mim e fala que a música é bem diferentona e vale a pena (Tipo “Panorama” do Chanhyuk que narra a chegada da morte de um jeito peculiar). “NUGUDOM” do CRAXY se encaixa nessa segunda descrição, pois as meninas ganharam a atenção da bolha nugu por assumirem que são nugus e que, apesar das piadas e completo desinteresse em cima do grupo, vão seguir lutando até chamar atenção, furar a bolha e alcançar o mainstream. Eu sei que um girlgroup nugu normalmente luta por sua vida toda vez que lança um single, mas não é normal a gente ver um girlgroup cantando literalmente que estão lutando por suas vidas.
A música em si é mais um girlcrush com CRAXY IN YOUR AREA tentando deixar sua marca na indústria como qualquer girlgroup IN YOUR AREA tenta fazer, mas confesso que a letra acaba valorizando “NUGUDOM” como não somente uma música “YOLO attitude rampampampam i’m bad in my way” (Embora a música tenha exatamente isso). Elas realmente tinham algo a dizer com a música, e isso deixa “NUGUDOM” mais interessante e menos automática do que as outras músicas de atitude do girlgroup nugu tradicional.
Com tantas músicas fortes de atitude que o K-pop já lançou, normalmente eu não me importo em lembrar como a maioria delas são depois que eu faço um post aqui ou durmo no fim do dia. Então eu ter vontade de ouvir “NUGUDOM” de novo já é uma vitória para mim. E o fato de lançar um post 3 dias depois do lançamento porque eu queria falar sobre essa música é outra vitória para mim. Acho “NUGUDOM” um single forte e com uma ideia bem interessante dessas meninas indo para o tudo ou nada. É memorável, impactante e as 2 dúzias de pessoas que se derem o trabalho de ouvir devem sentir o fogo no olhar dessas meninas em acontecer no K-pop. Não acho que essa música vai fazer elas deixarem de ser desconhecidas, mas da última vez que falei isso o H1-KEY conseguiu descolar um viral na Coreia, então nunca se sabe né.
Fiz meu papel de divulgador das rainhas nugus então!
Kct se não fosse esse blog eu ja-mais conheceria essa MSC maravilhosa gratidão oo