“BATTER UP” do BABYMONSTER mostra que a YG virou um bot de genéricos do twitter dela mesma

Foram 11 meses, um reality show que não chutou ninguém do debut e a ironia do destino chutando a Ahyeon desse single. Muita gente nem levava fé que aconteceria esse ano, mas o debut do BABYMONSTER veio aí com “BATTER UP”. E se você ficou esses 11 meses falando que o BABYMONSTER seria o BLACKPINK 2 ou 2NE1 3 para atormentar a fanbase do grupo eu digo PARABÉNS, pois “BATTER UP” é mais um lançamento YG 101 que poderia ser um comeback de QUALQUER grupo de lá mas virou o debut delas:

De cara isso me lembrou as tranqueiras que o iKON desovou no início de carreira mas, sem exagero, “BATTER UP” poderia ser um lançamento de qualquer grupo da YG que trabalhe com hip hop ou já passou nas mãos do Teddy. Tem quem chame isso de identidade sonora da YG Entertainment para seus grupos mais expressivos dentro da onda hallyu, eu já diria que é mais um misto de zona de conforto da empresa e até limitação dos envolvidos. Zona de conforto pois esse é o template que mais empolga homossexuais no twitter e traz o nicho “BLACKPINK é o único kpop que presta” do público para o lado delas, e limitado porque tá na cara que os responsáveis não tem uma ideia que já não foi executada desde a década passada por lá.

Tem essa fórmula que é bastante previsível e tediosa mas tem um público fortíssimo que leva músicas como “BATTER UP” para o topo, então pra que mudar isso? Acho que nem se quisessem eles conseguiriam fazer algo diferente e surpreendente, pois são coisas como “BATTER UP” que o fã da YG quer ouvir e qualquer coisa minimamente diferente acaba sendo ofuscada. Daí, temos uma música que se repete em fórmula, essência e execução, só trocando os personagens mas mantendo uma “marca” que já é manjada. É como ver um episódio do Chaves: Você já sabe exatamente o que vai acontecer, mas tem gente que ainda vai dar risada.

Não existe nada muito especial em “BATTER UP”. Se você costuma gostar das músicas da YG, não terá problemas em curtir esse debut. Se você já acha esse hip hop a batida mais cansada que essa empresa tem a oferecer, vai sentir o mesmo cansaço ouvindo esse debut. Particularmente não acho “BATTER UP” ruim, mas estou com o segundo grupo: É de uma previsibilidade TÃO grande e uma falta de inspiração TÃO gritante que eu simplesmente dou aquele suspiro triste, conformado com mais um grupo da YG entregando mais do mesmo.

Acho que já passou da hora da YG chacoalhar as coisas lá dentro e se reinventar em termos de sonoridade para seus grupos e atos mais marketáveis mas, se o debut do BABYMONSTER for um indicativo, isso não vai acontecer tão cedo. “BATTER UP” é um hip hop cansado, manjado e desanimador do início ao fim, e isso fica ainda mais explícito vendo de onde saiu. O jeito é esperar pela casualidade pois em algum momento o BABYMONSTER vai lançar uma “Lovesick Girls” e/ou uma “As If It’s Your Last” e aí sim eu terei algum motivo para prestar atenção no grupo. Até lá a YG segue com esses genéricos dela mesma e relançando o mesmo grupo há 14 anos enquanto um monte de gente diz que é a coisa mais inovadora do K-pop.

41 comentários sobre ““BATTER UP” do BABYMONSTER mostra que a YG virou um bot de genéricos do twitter dela mesma

  1. elas tem um jeitinho de grupo nugu… as roupas iguais, o vídeo em cenário de caixa sem prop nenhum praticamente… pelo menos as manas são talentosas, sei lá. mas elas podem jair se acostumando que tão recebendo o tratamento padrão de grupo da yg pois já avisaram que elas não promover em music show nenhum kkkkkk pelo menos o debut delas já me garantiu umas boas risadas, com um fã do babymonster uns dias antes do debut me dizendo pra “esperar e ver” porque elas atingiriam o mesmo sucesso que o newjeans e eu podendo responder de mão cheia com o print OUT de todas as plataformas do babymonster charts

  2. top 5 piores debuts do ano facil e me surpreende a yg achando que reciclar o mesmo conceito e som pro TERCEIRO girlgroup deles daria certo de novo eles foram mt inocentes kkkkkk vi que a música flopou mais que o feat do txt com a meretriz de honorio…..pra um debut de gg da yg esse desempenho que elas tão tendo é desastroso na vdd acho que pra qualquer debut de empresa grande isso é um fiascao sem precentes, mostra que vão ter que ligar o sinal de alerta pro primeiro comeback e espero que aprendam algo com isso e dêem algo bom pra elas

  3. YG Entertainment mostrando que assim como a DR Music sabe como redebutar o mesmo grupo só que usando os mesmos cenários, mesmo galpão, mesmas câmeras, mesmas demos, mesmas roupas, mesmos conceitos, só muda o nome e as idols!!!

  4. achei a comparação com chaves muito boa pq só consigo chamar umas das meninas do grupo de chiquinha

  5. A YG mais uma vez esbanjando preguiça e entregando nada.

    A princípio, essa atitude parece uma grande burrice (quer dizer, de que adianta ter dois girlgroups na ativa se os dois têm exatamente O MESMO ESTILO?). Mas mesmo assim, ainda é capaz do Babymonster estourar mundialmente como “o novo BlackPink”… quer dizer, o próprio BlackPink conseguiu se tornar um fenômeno mundial mesmo lançando músicas de qualidade questionável e demorando o triplo do tempo que a concorrência entre um comeback e outro (sem falar dos “full albums” de 8 faixas), então o grande público parece gostar dessa falta de capricho da YG.

    • A diferença é que o BLACKPINK teve um bom debut com Whistle que soa atual até hoje antes de partirem pra mesmice de sempre e não saírem mais disso, o público de kpop tá em outra fase não acho que essas queridas vão vingar se forem pra essa direção com sorte conseguem arranjar um nincho no Japão e no sudeste asiático mas acho difícil terem a mesma recepção de grupos como IVE, NewJeans, aespa ou G-IDLE que são da “mesma geração” mundialmente com esses conceitos datados e sonoridade ultrapassada, o público geral cansou da fórmula YG e o BP é a única coisa que ainda vinga e que deu certo nos últimos anos da empresa pois são consolidadas no mercado e tem uma base sólida de fãs, e mesmo elas a qualquer momento podem vazar dessa empresa e quero ver como vão se revirar pra suprir a saída delas, provavelmente isso seria algo positivo pq teriam que voltar a se esforçar pra fazer coisa boa e se destacarem nessa indústria saturada do kpop!!

    • Eles reciclam o sample e cenário pra mv também né, porque pegaram algumas coisas dos últimos mvs do Blackpink. Que preguiça

  6. Eu não tenho nem palavras pra descrever a ruindade disso pq já é chutar cachorro morto a esse ponto tipo eu já não esperava nada pq sei do histórico da YG de pouco esforço mas ainda assim conseguiu superar minhas 0 expectativas sendo ainda pior do que imaginava, mais capenga, genérico e preguiçoso! Eu realmente não sei em que universo paralelo a YG tá vivendo nesse momento ou se tem um infiltrado disposto a destruir essa empresa pq os últimos lançamentos do BP como grupo já não foram lá essas coisas em questão de desempenho nos charts então tá mais do que claro que eles simplesmente não podem mais reciclar a mesma fórmula e lançar pra qualquer grupo e as pessoas vão engolir, isso é MUITO datado, o conceito, o rap, o instrumental tudo grita breguice de kpop 2012 é tão tosco pra um debut de um grupo 4th/5th gen (sla qual geração tá agr) ainda mais pra um girlgroup que é o tal sucessor do BLACKPINK mas se isso é o melhor que podiam fazer vão ter que se contentar com elas sendo as sucessoras do TREASURE mesmo, depois disso eu realmente espero que ninguém do BP renove e essa companhia vá a falência!! Fico vendo essas coisas e entendo a HYBE não ter concorrência sabe… é muito fácil pra eles pq ainda tem pessoas por trás dos grupos deles que se importam e colocam o mínimo esforço na sonoridade e conceito dos seus grupos, compara o debut do NewJeans com isso ai a discrepância é evidente as meninas alem de serem muito parecidas visualmente tem tipo 0 carisma pro conceito que tão fazendo, o NJ ao menos tava e está fazendo algo que se adequa a faixa etária delas e conseguem entregar nisso pq não fica esquisito, essas ai parecem crianças fazendo cover de grupo 2nd gen bagaceiro girlcrush, simplesmente não tem cabimento uma coisa dessas, fico com pena das meninas debutarem nessa empresa quase falida que já chutou o balde claramente, a Ahyeon é a única que saiu vencedora dessa situação pois seja lá o que aconteceu com ela pra entrar em “hiatus” foi livramento vius!!!

    • Você foi luz até começar a falar bem da Hybe, não existe nada de inovação neles, a diferença dos genéricos é que pelo menos o genérico da Hybe se esforça em fingir que foi uma novidade e as fãs seguem a mesma onda, já as fãs da YG já se conformaram que a empresa desistiu faz tempo.

      A mesma coisa sobre o NewJeans, elas não se adequam as músicas do debut, as letras são péssimas pra meninas de 14 anos cantar e dançar, a sorte foi a quantidade de cheques da Hybe porque se fosse outra empresa elas seriam muito massacradas.

      • Meu ponto não é que a HYBE está fazendo algo inovador e revolucionário pq é óbvio que não estão mas é fato que o trend do Y2K (que já era algo em alta no ocidente com a pinkpantheress e outras vertentes) meio que chegou no kpop a partir do NJ e é fato tmb que elas são as trendsetter do momento, tu pode odiar a hybe o quanto quiser mas não pode negar que eles se esforçam para buscar o que está em alta e oq tem de novo na música e moda na Ásia e no resto do mundo para eles traduzirem pro kpop e aplicar nos grupos deles, eles tem uma visão e seguem com ela pra destacar seus grupos dos outros e não fazem as coisas de qualquer jeito como as outras gigantes do mercado principalmente a BIG3, por isso sempre estão a frente e pelo visto vão continuar se depender de grupos de fubangas como BABYMONSTER desovando pra ser a “concorrência” dos grupos da HYBE vai ficar ainda mais fácil pra eles se manterem no topo!
        Sobre o conceito do newjeans que vc disse que é horrível eu acho que isso é subjetivo pois existe a polêmica de cookie só que veio mt da interpretação da glr sobre ser ou não ser problemático mas a questão é que elas conseguem cantar e dançar essas coisas sem parecer estranho ja que não tão tentando ser as minas fodonas e sexy com algum pancadão girlcrush barulhento genérico de fundo, nos lançamentos delas elas tão sendo e agindo como meninas da idade delas, as músicas e os visuais são adequados sim e não gera estranheza pra quem tá ouvindo ou assistindo os mvs/perfomances e são oq a galera que tem a idade delas gosta tmb logo casa perfeitamente! não posso dizer o mesmo dessa tranqueira ai chamada “BATTER UP” que só uma cacura fã do 2NE1 poderia simpatizar mas ainda assim seria difícil pra ela pq não é o 2NE1 cantando então não presta.

      • Quando eu falei de inovação foi porque você colocou a Hybe num patamar criativo que na minha visão não existe, se uma pessoa lidera nesse aspecto é porque ela inova, faz algo diferente, algo que chama atenção, algo novo, sei que diretamente você não falou isso mas eu entendi que indiretamente, sim.

        Eu não gosto da Hybe, acho que ninguém gostakkkkkk mas se elas fossem mesmo uma grande líder criativa, eu ia ter que engolir, mas eu não consigo ver nada disso, e ainda vão meter a Heejin no meio porque tratam ela como a pessoa com mais criatividade da história do Kpop… Credo.

        Sobre o NewJeans, eu não acho que seja subjetividade, tá bem óbvio, todas as músicas delas falam de um mesmo tema, Cookie é péssima, aquela letra é tenebrosa pra umas adolescentes cantarem, e todo mundo já sabe a essa altura das polêmicas e acusações em torno de toda essa situação.

        Acho que nem as fãs do 2ne1 gostaram dessa porcaria, não tem como alguém realmente gostar, se a pessoa for parar pra pensar por 2 segundos e perceber que a música é ruim e tão se obrigando a ouvir porque gostam do grupo, vão entender tudo (isso aconteceu comigo em relação ao Blackpink)

  7. Pior que eu vi no twitter um vídeo só do último refrão e pensei po talvez tenham feito algo aqui… So pra ver a musica inteira e ficar triste
    Eu consegui enxergar a jennie e a lisa nas meninas, nao tem nem como disfarçar
    Que tistreza

  8. 1- O instrumental do refrão de BATTER UP é literalmente o mesmo instrumental do refrão de MONEY da Lisa
    2- A finalização da música é exatamente a mesma finalização que a YG faz em toda santa música. (O remix em coro em ritmo de festinha)
    3- Decepcionado pq o Lee Chanhyuk (AKMU) faz parte da produção da música (td bem q foi só na parte da letra da musica) mas me deu uma certa esperança por ele estar envolvido na produção, achei q seria algo melhorzinho.
    Enfim, a reciclagem da YG de sempre.

  9. Bem genérico. O que deixa feliz é saber que como é a YG vai demorar uns 15 meses pra elas lançarem alguma outra coisa. Não dá pra comprar as gatinhas nesse conceito, os carões, as atitudes, talvez eu esteja ficando velho mas eu eu vi o vídeo tendo um faniquito a cada segundo que elas pareciam individualmente querendo pagar de fodonas. Elas dançando juntas é melhor.

    • “O que deixa feliz é saber que como é a YG vai demorar uns 15 meses pra elas lançarem alguma outra coisa.” Bem lembrado! Finalmente um ponto positivo.

    • Como se não bastasse um blackpink espalhando bombas por aí e sendo tratadas como a revolução da música, agora temos dois. Nmixx e Itzy peço perdão publicamente, vocês nunca fizeram nada de errado!!!

  10. e qual é a surpresa exatamente? YG está desde 2009 sem um grupo feminino que preste, blackpink ainda se salvou pois realmente conseguiu ser o maior de sua geração em vendas, tour e charts, diferente do 2ne1 cadelas feias sem legado que eram only números digitais (bots do YG) que disbandaram tendo tour menor que o KARA e vendas fisicas menores que o Cosmic Girls, essas sim são vadias flopadas que só cacura velha lembra

  11. Misericórdia, imagina cozinhar essas crianças tal qual João e Maria pra lançar uma bomba dessas, puta merda. É LITERALMENTE, eu digo LITERALMENTE o sample de Money, tipo gente? YG preocupado mais em trair a esposa comendo putas em Gangnam do que em pelo menos tentar salvar sua empresa que vai de mal à pior (o que fica ainda mais evidente com a ahyeon caindo fora do contrato, provavelmente ela e seus pais milionários não curtiram nem um pouco a proposta de benefícios e salário, ficar treinando por anos pra sair é no mínimo preocupante)

    • Isso nem parece debut, a Yg temq ué perder a mina de ouro deles para ve se faz algo que presta. Potencial elas até tem, mas só tem 2 lá que chama mais atenção.
      Romi e chiquita, as demais só fazem volume mesmo.

      • AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA é tão “não debut” elas sequer entraram no em alta do youtube e muito menos no TOP 100 do MELOOOOOOOON, nem nas PRIMEIRAS 24 HORAS
        Era esse o debut mais aguardado do ano? As rookies de 2023?
        É YG…. seu reinado tá ferrado mesmo, essa era sua última esperança e você que pediu por isso…

      • O debut nos charts coreanos dela foi péssimo, #140 no Genie e o resto não passou nem perto, deve ser o maior flop desde o treasure

  12. Não tem uma coisa boa nessa música, eu tive a mesma sensação de ouvir algo do iKon ou do treasure, que só lançam porcarias, se elas tivessem ido pelas demos do 2ne1 e do Blackpink alguma parte dessa porcaria de debut ia se salvar, e o mais engraçado é que um dos meninos do treasure “”””””ajudou””””””” na composição e/ou na letra.

    Eu não vi nada dos gg’s da YG nessas meninas, não tem atitude, não tem personalidade, a n-word Ahyeon deixou um buraco ENORME nesse grupo, e não tem uma que tenha a força e o impacto dela.

    O maior problema é que passou TANTO tempo pra esse grupo debutar e elas pegarem a pior coisa que um boygroup da YG lançaria é pra se fuder, decepcionante.

    Achei que elas iam vir com um vocal bem forte porque a Chiquitita e a que mudou de nome sabem cantar tão bem quanto a n-word Ahyeon, mas nem isso, e ainda não ajuda quando só lançam 1 música, devia vir pelo menos outra, tipo Boombayah e Whistle.

    O jeito é esperar o comeback e torcer pra que mudem a direção, apesar que uma das rappers também tá sendo creditada na criação dessa porcaria, então as expectativas estão mais do que baixas.

      • Money tem personalidade e o refrão é gostosinho, essa música é uma versão do debut ruim do grupo ruim treasure

      • YG é um corno do micropênis que não faz o básico pra salvar a própria empresa (uma das últimas salvações já que o blackpink já já se aposenta e eles vão ficar de mãos abanando com um grupo mais podre que o outro que sobrar)

      • E já tinham feito isso com outra música do álbum do Blackpink (que tô tentando lembrar o nome enquanto escrevo)… Então tecnicamente é uma 2ª reciclagem kk

      • Mas Typa girl é melhor, porque pelo menos as meninas sustentam o conceito, essas coitadas tão mais perdidas que tudo, e a YG nem se fala.

      • Gosto tanto de Money quanto de Typa Girl, mas um terceiro remix assim na cara dura… Sem contar que no vídeo até os cenários parecem restos do finado 2ne1 e do Blackpink também, daí fica difícil de engolir… Vou esperar pra ver se melhoram no próximo comeback

  13. Até consigo ouvir uma Lisa nos raps, uma Jennie/Minzy, uma Rosé/Park Bom. Desanimador, tomara q a menina q saiu do grupo consiga sair da um solo fora de lá. Cês viram rumores de q a gata saiu p refazer uma rino q deu errado? É bem capaz.

  14. Pior é que, além de a música ser mais do mesmo que a YG vem fazendo, as integrantes não me chamaram a atenção e nem o MV. Eu não sinto a mínima vontade de assistir/ouvir de novo, é tudo só… ok.

    Vamos ver o que o futuro vai resevar pra elas, espero mesmo que não fique nisso.

  15. Eu concordo quando vc diz que é uma música genérica da yg, e fica mais genérico ainda quando tem uns 300 grupos fazendo conceitos bem parecidos com esse. YG tem uma marca única que perde o efeito de unicidade quando o conceito se torna popular e várias outras começam a fazer coisas bem parecidas. 2ne1 foi um grupo pioneiro nisso e elas eram lembradas independente da música pq, para o bem ou para o mal, era único pra época, hj em dia não mais. No fim é uma música ok, num conceito ok. Valeu a espera de 11 meses pra isso? Pra mim não (até pq nem esperei). Tenho pena de quem esperou isso tudo pq grande chances de saírem insatisfeitos. Se eles querem mesmo vingar esse grupo como concorrentes do newjeans e aespa vão precisar fazer melhor que isso.

  16. Essa musica me deu a impressão do weki meki tentando copiar o blackpink, eu não sei oq rolou na jyp e na yg que os últimos atos deles parecem muito mais um lançamento de uma empresa fundo de quintal do que realmente um lançamento das grandes empresas de entretenimento coreana, porem dá pra ver que a crise antes de financeira é estética

  17. alguém fecha essa empresa pelo amor de deus !!!!!

    a 5th gen mal começou e a YG ja ta fazendo a gnt sofrer por uns 3 anos dos grupos novatos que virão emulando o BABYMONSTER, que por sua vez emula BLACKPINK que por sua vez, emula 2NE1.

    trisre.

    • Nossa nem me lembre dessa possibilidade. Se bem que esse estilo está tão desgastado que eu espero que nem forças pra vir uma onda de GG fazendo igual tenha.

      Agora admito que o Dougie me deixou estremamente chateada com essa postagem. Onde já se viu comparar Batter UP com Chaves?! Rsrsr
      Chaves é um elo entre as gerações brasileiras, um icône em toda a América latina. Tem um carisma, uma personalidade tão marcante, que mesmo vendo várias vezes ainda trás um conforto nostálgico, ou seja, 10x melhor do que qualquer coisa que uma música da YG hoje em dia pode trazer.

      Fora isso, análise precisa e acurada desse blog altamente jornalístico.

      PS: por algum motivo muito louco, só consigo comentar nesse site se for respondendo o comentário de alguns. Vai entender

Os comentários estão desativados.