Tem coisas que a gente não sabia que precisavam existir até elas existirem e você ficar “UAU” de tão chocado que tu fica com a existência daquilo. Por exemplo, eu não sabia que precisava de um álbum de covers de clássicos da música pop japonesa feito pelo AKB48, mas aí o grupo fez exatamente um álbum de covers de clássicos da música pop japonesa e lançou no último natal com o nome “Nantetatte AKB48”. Como não ligo muito para o AKB atual eu não estava sabendo disso até hoje, quando o Lunei falou “Olha, o AKB48 lançou um álbum de covers de clássicos da música pop japonesa nesse natal”, então eu fui olhar a tracklist e fiquei embasbacado com a seleção de ouro que fizeram aqui:
Quem tem um pouco mais de profundidade sobre J-pop sabe que essa tracklist está quase imbatível. “UFO” do Pink Lady, “LOVE Machine” do Morning Musume, “DESIRE -Jounetsu-” da Akina Nakamori, “Samishii Nettaigyo” do Wink, “BODY & SOUL” do SPEED, “Cherry Blossom” da Seiko Matsuda… Uma seleção de ouro foi feita aqui. E como a proposta desse álbum é de ser uma “máquina do tempo idol”, grupos mais novos como Momoiro Clover, Nogizaka46 e Atarashii Gakko também marcam presença para alegria das mais novinhas.
Passada a euforia da tracklist, a execução do álbum é de versões bem fieis das músicas originais. Não esperem uma versão jazz de cabaré em UFO ou um farofão disco em Samishii Nettaigyo pois o Akimoto basicamente pegou os instrumentais originais, deu uma polida para 2024 e botou o AKB48 para cantar em cima, e isso foi uma decisão muito inteligente. Para quem curte viagens do tempo em forma de álbum, “Nantettatte AKB48” é uma perfeita representação da história e evolução da indústria J-idol feminina desde sua criação até os dias atuais, pois o grupo se preocupou em trazer a maior quantidade de sonoridades que um álbum de 14 faixas pode ter. Se você não tem muita noção de J-pop, “Nantettatte AKB48” é uma introdução perfeita a praticamente toda essa indústria.
A faixa promocional do álbum é “Nantettatte Idol” (I’m an idol, after all), faixa lançada originalmente pela cantora Kyoko Koizumi em 1985, e não só é uma música com uma sonoridade pop bem característica do pop japonês dos anos 80 como a letra representa bem esse “novo AKB48” que busca “se reencontrar” e voltar ao topo da indústria idol. Essa música da Kyoko está em praticamente todas as playlists de old jpop feminino então em algum momento eu já ouvi várias vezes, é uma música adorável com uma letra que descreve a graça de ser idol e o AKB48 não tenta reinventar isso, sendo tão adorável quanto.
A única coisa que senti falta no “Nantettatte AKB48” foi um cover do próprio AKB48. Apesar de soar muito egocêntrico o AKB fazer um cover delas mesmas em um álbum com esse conceito de trazer grandes momentos da indústria japonesa, uma linha do tempo J-Idol sem uma música do próprio grupo parece incompleta para mim. Acredito que nenhuma das integrantes da formação atual estava na era de ouro do AKB48, então caberia muito bem um cover de “Heavy Rotation” ou “Koisuru Fortune Cookie” na tracklist do álbum.
“Acredito que nenhuma das integrantes da formação atual estava na era de ouro do AKB48” de fato! Com a graduação da Yukirin no ano passado, todas as meninas que viveram os dias de gloria do AKB sairam do grupo.
Mas ainda existem algumas meninas carismaticas na formação, apesar de que nesse ultimo senbatsu parece que inventaram integrantes
Alias, a Yukirin iria ter amado regravar Love Machine (tendo em mente que ela ja deve cantado essa musica mais vezes do que a nova geração do Momusu)
Essa álbum está uma delicinha de escutar e acho q o akb devia emendar as promoções dele e lançar regravações das suas principais músicas, vai q hitam novamente.