Do pior ao melhor: Ranqueando os singles da carreira do GFRIEND

Essa semana foi oficializado o fim do GFRIEND, e hoje foi o último dia de atividades do grupo. Foram 6 anos de um grupo periférico que voou alto no início da carreira e bateu de frente com grandes nomes do K-pop, e mesmo em seus momentos mais baixos seguiu sendo um girlgroup relevante para a 3ª geração do K-pop. Para dar uma revisada nesse grande grupo, esse post vai fazer o ranking de todos os singles do grupo na carreira no melhor estilo Tiermaker, indo do Tier D (Ruim/Horrível) ao Tier S (Lendário). O GFRIEND vai ser altamente aclamado ou massacrado por esse blog? Confira depois do “leia mais”:

— Tier D – Ruim/Horrível —

Summer Rain

O grande problema de “Summer Rain” (E da outra música que vai aparecer aqui nesse tier) é que a música parece não ter nenhuma direção. Nessa época o GFRIEND estava numa fase de manter a imagem inocente mas a Source Music não sabia muito bem o que fazer para recuperar a popularidade do grupo, e isso resultou em faixas como “Summer Rain”, que é sutil demais a ponto de se tornar totalmente esquecível. Faltou algo que fizesse essa faixa crescer e ganhar força ouvindo, e esse comeback só foi o GFRIEND fazendo o que elas já fizeram antes sem qualquer inspiração.

Crossroads

Outro remix de “Time for the moon night”, mas nada em “Crossroads” funciona como deveria comigo. Talvez o tempo me faça mudar de ideia e colocar essa música mais para cima no meu ranking, mas “Crossroads” só parece uma outra tentativa de replicar o sucesso de “Time” sem saber muito bem como fazer a música ir além disso. E, honestamente, é uma faixa que me desanima de ouvir (Ainda mais se lembrarmos que nesse álbum elas tinham uma das melhores músicas do ano e optaram por essa xaropada como single). Meh.

— Tier C – Passável/Mediana —

Love Whisper

“Love Whisper” é quase que uma homenagem para a 1ª geração do K-pop, pois a sonoridade base de grandes hits dos anos 90 na Coreia dá para ser notada nessa faixa. Admiro a ideia, só que a execução ficou… esquecível. Além disso ela soa como um retrocesso depois de “Fingertip” (Justificável pelo backlash que esse comeback teve na Coreia) e nem é tão boa quanto os remixes de “Into The New World” lançados anteriormente. “Love Whisper” não é uma faixa ruim, só sem graça mesmo.

Sunny Summer

O pagodão nugu que essa música serve é uma gracinha, mas pesa para elas o fato de ser, basicamente, uma versão não tão empolgante de “Hot Baby” do BESTie (Uma das músicas de verão mais injustiçadas do K-pop). “Sunny Summer” não é ruim para cair no Tier D nem memorável para ser promovida em um tier mais alto, então ela fica nessa categoria passável só por ser um single de verão qualquer no K-pop.

Fever

Essa eu quase coloquei no Tier D porque é outro single de verão mais ou menos que não traz brilho nenhum para o GFRIEND (Elas não dão sorte com singles de verão, né), mas recentemente eu comecei a ouvir e simpatizar muito com essa faixa, indo naquele esquema de ser tão inofensiva que me desarma a ponto de curtir a música. Não é o suficiente para eu falar que “Fever” é boa, mas ela achou um ponto fraco em mim que me deixa sem jeito de falar que é ruim, então merece ficar no Tier C.

Tier B – Bom

Glass Bead

O debut das amiguinhas com sua 1ª versão de “Into The New World” do SNSD. Esse debut acaba sendo meio esquecido na fanbase já que o hit mesmo veio no comeback seguinte, mas temos uma boa música aqui. Ela capta todo esse espírito jovem e inocente de amigas se divertindo na escola com uma música espirituosa e de fácil digestão. Um bom debut.

Me Gustas Tu

… Não tem muita diferença dessa aqui para o debut, né?! É uma música um pouquinho mais animada para combinar com o clima de amigas se divertindo nas férias (E por ser um single de verão), mas não muda muita coisa do que elas já tinham apresentado no debut. Um comeback bom depois de uma estreia boa.

Time for the moon night

O trunfo de “Time for the moon night” está no instrumental que é claramente inspirado em aberturas de anime shoujo, pois é nele que podemos ouvir de novo os vocais e interpretação dramáticos que o GFRIEND consegue oferecer. Nada nessa música é grandiosa para mim mas é agradável de ouvir do início ao fim, o que já é uma vitória para elas levando em conta os fracos singles anteriores (E a Coreia valorizou isso, sendo outro grande hit no catálogo delas). Uma boa faixa.

Sunrise

“Sunrise” é praticamente uma continuação de “Time for the moon night”. A melodia está na mesma casa, a interpretação é semelhante, a atmosfera no MV é a mesma. Tudo que dá certo em “Time for the moon night” dá certo em Sunrise, que só tem o problema de não ter nada grandioso ou que faça ter alguma força na minha playlist. É um bom lançamento.

Fallin’ Light

O último trabalho japonês do GFRIEND (Serviu como faixa principal do álbum delas no Japão), e é uma faixa competente no geral. Comparada com os outros singles japoneses do grupo, “Fallin’ Light” acaba sendo devidamente ofuscada, mas é uma faixa que eu me senti bem e me trouxe uma paz ouvindo, e qualquer sentimento positivo que uma música traz para mim é válida para subir algumas posições nesse ranking. Faltou algum elemento mais memorável que fosse além desse pop clássico com violino de base (Que a essa altura já foi muito utilizado pelo GFRIEND), mas “Fallin’ Light” cumpre qualquer expectativa que eu tenho com elas do mesmo jeito.

— Tier A: Ótimo —

Rough

O maior hit da carreira do GFRIEND, com outro remix de “Into The New World” mas em uma energia mais melancólica pois acabou o ano letivo das G-AMIGAS e agora está indo cada pro seu canto. Essa música, porém, é mais potente no instrumental e mais viva nos vocais do que as músicas anteriores delas. O pós-refrão com o violino é um dos melhores momentos da carreira delas e o refrão fortíssimo dando uma sensação de tristeza é ótimo também. “Rough” é uma versão mais forte do próprio GFRIEND, e por isso aparece no Tier A.

Memoria

A ressurreição do grupo com “Time for the moon night” rendeu um debut japonês para o GFRIEND, e já no primeiro single elas lançaram a faixa inédita “Memoria”. Ele segue a mesma ideia de abertura de anime shoujo do último hit do grupo, mas ganha muitos pontos pelo refrão maravilhoso e a harmonia extremamente prazerosa delas cantando “Memoria” na faixa, sendo mágico de ouvir. “Memoria” não tem um estilo tão forte dentro da minha playlist, mas é uma ótima faixa no geral.

Flower

Eu nem sabia da existência desse single antes de fazer esse post, e acabou sendo uma surpresa muito legal toda essa latinidade e figurinos horrorosos que combinam com o MV/música. Acho que dava para o refrão ser melhor e fazer essa faixa ser 10/10, mas todo o resto é tão excitante e novo pelo que o GFRIEND costuma lançar que eu fiquei genuinamente impressionado com essa música. As latinas/coreanas/japonesas deram o sangue para essa música.

Apple

“Apple” é a grande virada do GFRIEND para o conceito mais maduro, onde música e vídeo trazem uma tensão mais forte e um conceito mais característico de quem quer impressionar gays. “Apple” mantém a sofisticação e sutileza do grupo em seus vocais, mas todo o resto é diferente, mais misterioso e fora da curva delas. “Apple” é o recado claro de que o GFRIEND estava pronto para ir mais longe, e essa música é icônica o suficiente para fazer essa transição do grupo ser impactante.

— Tier S – Lendário —

Navillera

Essa daqui não era tão forte comigo pois, na época que ela lançou, eu lembro de pensar “Ah meu deus, lá vamos nós com elas remixando a mesma música”. Mas o tempo passou e “Navillera” acabou envelhecendo como um ótimo vinho para mim, dando alegria e energia para a minha vida toda vez que ouço. Os “Nanananavillera” são deliciosos dentro desse refrão, os vocais estão imbatíveis nessa música (Todas serviram muito) e o instrumental dá uma sensação de nostalgia deliciosa, especialmente nos momentos em que a guitarra entra na faixa. Um grande bop.

Fingertip

A primeira grande virada na carreira do GFRIEND, onde elas voltam com esse popzão inspiradíssimo em Sweetune sem perder essa essência mais “pura” e suave que o grupo tinha no início de carreira. Dentro do catálogo do grupo, “Fingertip” é uma música ousada, onde vemos um lado novo do grupo que é excitante. Uma pena que a Coreia não comprou essa mudança de imagem e sonoridade, mas é evidente que essa é uma das grandes músicas da carreira do grupo e fan favorite de muito gay por aí.

MAGO

GFRIEND encarnando as musas da discoteca em seu último comeback foi o grande evento para coroar um 2020 ótimo nelas, que podem não ter acertado em todos os singles. “MAGO” se aproveita dessa onda nostálgica que o K-pop vem vivendo até hoje e lançou uma faixa brilhante, envolvente e viciante desde o primeiro momento. “MAGO” não tem um ponto fraco, e é o tipo de música que mostra como o GFRIEND é um grupo bom. Uma pena que essa música agora tem o status de música de despedida do GFRIEND, mas pelo menos dá para dizer que elas fecharam seus trabalhos com chave de ouro.

Conclusão: O GFRIEND tem um bom front de singles, com alguns destaques que se sobressaem e algumas músicas bem sem brilho. Mas, na média, o GFRIEND foi um bom grupo que alimentou muito bem o K-pop. Mas e para você? Quais são os melhores (e piores) singles do GFRIEND? Deixa aí nos comentários.

10 comentários sobre “Do pior ao melhor: Ranqueando os singles da carreira do GFRIEND

  1. Depois de uma das integrantes falar que elas ainda podem voltar os fãs começaram a ter esperança, pois muito bem vindos ao clube, os sones aqui tão esperando desde 2017

  2. Minha favorita é Mago mas eu amo Sunrise tbm, não sei oq tem no refrão mas ele funciona de modo tão impactante comigo.

  3. Ainda bem que tu falou melhores singles pq se fosse na discografia, senta q lá vem textão.
    Os dois melhores para mim são Navirella e Fingertip.
    Mago é bom, mas não é aquele single que de cara vc ouve e pensa em Gfriend.
    Rough foi um fenômeno no país Coreia quando foi lançado.
    Part 1 e parte 2 de Time for moon night são bons, embora Sunrise goste mais.
    Piores sem dúvida.
    Lovewhisper, Summer rain e Crossroads.
    Descanse em paz Gfriend, seu legado jamais será esquecido, sempre será lembrado como grupo lendário no meu coração, principalmente por irem tão longe num empresa tão ruim.

  4. Navillera é muito boa mesmo, e não só ela o álbum (lol) em si é muito bom, apesar de ter um dos shoots mais horrorosos que já vi.

  5. Love whisper sempre será S no meu coração 😭, elas dançando na água parada com o perigo de pegar dengue e simplesmente inesquecível.

  6. Uma pena, elas tinham tudo pra ser o KARA dessa geração, mas a Coreia foi desgranhenta com elas depois de Pingotip. Mesma coisa com o DIA, que poderia se tornar o T-ARA (no quesito qualidade musical, não no cancelamento), mas como o próprio Bruno (sdds ASIANMIXTAPE) nos alertou, a MBK é troll, então só fiquei na expectativa depois de Woowa, mesmo

Os comentários estão desativados.