Weeekly está de volta em 2022 com uma nova cara. As garotinhas que alimentaram os tempos de debut com conceitos colegiais e arrancando um sucesso no TikTok com “After School” agora cresceram e se tornaram jovens adultas prontas para serem as gatinhas mais poderosas do momento com “Ven Para”, em uma mudança de conceito inesperada que rendeu uma música totalmente… esperada:
Quero encarar essa mudança do Weeekly como uma homenagem aos velhos tempos de K-pop onde girlgroups que faziam um conceito fofo de repente despirocavam em um batidão safadíssimo numa mudança radical de conceito, sendo um twist muito usado nos girlgroups de 3º escalão que saiam do cute para o sexy só para conseguir umas notinhas na Bcharts coreana flertando com a censura da KBS. Para alguns funcionavam, para outros não, mas eram sempre muito comentados (Para o bem ou para o mal).
Clássico (E controverso) exemplo de mudança radical de conceito
Mas naquela época as empresas não tinham muito medo do ban e iam bem baixo botando as gatinhas para piranhar em micro roupas e rebolar atrevidamente em homens desconhecidos, criando toda uma geração de homens de calcinha e kpoppers femboys que gritavam “YASSSSSSS KWEEEENS” para cada sexy concept questionável da época. Já o Weeekly… Bem, elas botaram umas roupas monocromáticas e fazem carão num girl crush, o que é bem menos brilhante e empolgante. Tem alguns elementos que indicam que vem aí mais uma trilogia com uma lore trabalhada por uns 3 ou 4 lançamentos nesse mesmo conceito, mas enquanto elas não desenvolvem isso essa mudança de conceito é simplesmente… meh.
E a situação ainda piora quando a gente ouve a música, pois “Ven Para” é a coisa mais básica que o Weeekly poderia lançar nesse conceito. Além de estar totalmente atrasada (Praticamente todo girlgroup fez uma dessas há uns 2, 3 anos atrás), mata todo o carisma que deu um nome para o grupo em troca de uma tentativa de servir atitude e força. Elas tentam ser a coisa mais quente da semana, mas acabam acertando numa música chata, onde as coisas que deveriam empolgar na música acabam sendo entediantes. “Ven Para” é um template de tudo que já foi feito no K-pop mas sem nenhum momento que dê para chamar de memorável. Não existe nenhuma parte da música que me impressione por ser o Weeekly fazendo, o que torna “Ven Para” algo que só existe para o grupo sair da roupinha colegial mesmo.
Admiro a audácia da IST (hahahaha o novo nome dessa empresa) em fazer uma mudança tão drástica de conceito ao invés de trabalhar essa transformação pelos trabalhos que o Weeekly vai lançar durante o ano, mas “Ven Para” é só um conjunto de ideias que não funcionam há anos sendo jogadas na minha cara em 2022. Não é ruim, mas não tem nada novo ou acima da média que faça “Ven Para” não se perder na multidão e ser uma clara tentativa do grupo que capturar os fãs de BLACKPINK e companhia que engolem qualquer girl crush monocromático por aí da forma mais básica possível. Talvez as coisas melhorem para elas mais pra frente quando esse girl crush de fato for desenvolvido no grupo, mas agora o Weeekly virou um girlgroup como qualquer outro lançando uma música que qualquer uma consegue lançar.
Parece que o blog mudou o design? Amei, ficou muito lindo
E depois, as Stellar continuam sendo o grupo mais quente e que serviu grandes músicas. Deusas
Sobre o weeekly, girl crush capenga, anêmico e fraco.
o design do blog ficou mt lindo ❤
Me lembrou Paint The Town, parece que todos os grupos agora querem usar o conceito do Loona…
Vários grupos já fizeram conceitos assim, agora vcs vão ficar forçando que todo grupo copia o Loona como se fossem as mais originais do kpop
O “Conceito do loona” KKKKKKKKKKKKKKK
É só o dinheiro entrar que as bombas começam a sair.
O blog tá lindo Dougie ❤
Sobre a música, quando falaram sobre a mudança de conceito do grupo eu já tinha cantado a pedra que viria um girlcrush n° 123563738 de ggs, e veio aí.
O conceito antigo delas até tava interessante, e essa música é tão insossa e sem carisma como as outras. Torcendo pros caras não meter o StayC
“Quero encarar essa mudança do Weeekly como uma homenagem aos velhos tempos de K-pop onde girlgroups que faziam um conceito fofo de repente despirocavam em um batidão safadíssimo numa mudança radical de conceito, sendo um twist muito usado nos girlgroups de 3º escalão que saiam do cute para o sexy só para conseguir umas notinhas na Bcharts coreana flertando com a censura da KBS”
Uma pena que os grupos de hoje não sabem fazer essas mudanças radicais com propriedade, como o AOA com “Confused” ou o Hello Venus com a LENDÁRIA “Wiggle Wiggle” (sim, eu sei que a mudança de conceito do Hello Venus começou antes em “Sticky Sticky”, mas foi em “Wiggle Wiggle” que elas escandalizaram de vez).
O sexy concept faz muita falta no k-pop, mas acho que só veremos ele de volta em um eventual comeback do WJSN The Black (isso se o grupo não der disband depois do Queendom 2).
Eu amo After School… O que a IST fez? Ngm aguenta mais esse girl crush xoxo
Acredito que essa mudança seja pra capitalizar em cima do sucessinho que a Monday tá fazendo nesse programa de covers que ela tá atualmente. Elas fez uns covers de música do Day6, troublemaker e etc e ficou muito bom, a mina tem um carisma e performance absurdo e isso me fez ficar boquiaberta em quanto eles conseguiram apagar ela num conceito que é suposto de ser o ponto forte da gata. Eu mordo a minha língua pra época em que o blackpink debutou e eu profetizei que todo girl group iria seguir nessa linha no futuro e que seria incrível. Realmente seguiram, mas tá longe de ser legal a esse ponto…
Malditas BlackPink… graças a elas, pelo jeito o padrão de músicas de TODO girlgroup de k-pop vai ser esse aqui:
morreram novinhas as pobres
quando anunciaram essa mudança de conceito eu já até imaginava outro girl crush que 500 ggs lançam todo mês e foi exatamente isso que aconteceu. essa mudança veio cedo dms e ainda tirou toda a essência que o weeekly tinha antes…
Cara sei lá, não sou muito saudosista em relação aos sexy concepts que eram colocados pra jogo em uma mudança brusca (como falaram por aqui). Aliás acho essa fase do kpop em geral bem deprimente, porque na maioria dos casos as meninas não estavam tão confortáveis.