YuA é mais uma Magalu cantando que não é de mentira no K-pop em “I Like That”

É galera, o K-pop está mesmo caminhando para um futuro distópico onde o metaverso é um grande evento que tenta fazer você desconfiar sobre o que é real e o que é virtual em nossa realidade. A mais nova aventura virtual do K-pop é YuA, modelo e influencer virtual patrocinada pela YG Entertainment que esse mês fez o seu debut como idol com “I Like That”:

Esses artistas feitos através de design gráfico/animação não são lá tão novidade assim. Quer dizer, os adolescentes da minha época viveram o Gorillaz e o Japão adora hitar um outro grupo de anime como Love Live e talz. O problema é que o K-pop vem fazendo isso da forma mais, na falta de uma palavra melhor, “cringe” possível tentando fazer essas bonecas virtuais serem pessoas de verdade desde que criaram o conceito de metaverso e a Coreia achou que isso era bem legal. Esse tipo de humanização e interação com pessoas de verdade traz o mesmo efeito que toda e qualquer aparição da Magalu em propagandas hoje em dia: Não é essa magia e diversão toda que o pessoal por trás acha que é, sabe. É só, na falta de uma palavra melhor, “cringe” mesmo.

Aí soma isso com a música mais genérica possível e capenga do K-pop e o resultado é um trabalho totalmente esquecível. Claro que aqui a última coisa que eles querem vender é música mas, já que querem se empenhar nisso de idol virtual, que lancem algo melhorzinho né.

Nisso eu admiro a SM, que está fazendo as bonequinhas virtuais do aespa serem um evento no mundinho delas, com uma história própria e um universo que combina com elas. Claro que tem umas sandices no meio como a empresa querendo que todo artista de lá entre no buraco de Kwangya, mas no geral as aes só são alguma coisa no mundinho virtual delas e pouco afeta o grupo de verdade, o que é legal pois aí sim cria um universo mais fantasioso e lúdico que fazem as pessoas se conectarem com bonecas virtuais e serem influenciadas a consumir as piores músicas da história. É divertido acompanhar essa lore, diferente dessas idols virtuais influencers que só são constrangedoras mesmo.

3 comentários sobre “YuA é mais uma Magalu cantando que não é de mentira no K-pop em “I Like That”

  1. O que mais me chocou nisso foi ver “Short ver.” num MV de K-pop. Quando o Japão está FINALMENTE se livrando disso, agora a Coreia vai começar de volta? @_@

  2. Pensava que era só eu que não curtia essa papagaiada, e aqui posso falar que não consigo engolir isso e não vir uma dúzia de adolescentes vir encher meu saco dizendo sobre futuro.
    PS. A Magalu também é “cringe” assim como as da Riachuelo e Havaianas, falei tô leve.

Os comentários estão desativados.