Sunye (Ex-Wonder Girls) e Nicole (Ex-KARA) estão de volta com solos depois de anos longe do K-pop

2022 não está somente servindo muitas reuniões de girlgroups velhos para a nação de kpoppers velhos que ainda acompanham a indústria, como também muitas trintonas lembraram que podem ser artistas solo e estão lançando seus trabalhos também. Essa semana, por exemplo, a ex-KARA Nicole e a ex-Wonder Girls Sunye voltaram para o K-pop depois de anos longe com novos trabalhos (Sunye fazendo um debut solo e Nicole fazendo um comeback), e esse post juntou essas duas grandes artistas da 2ª geração para comentar sobre seus trabalhos e despertar a nostalgia de todos os leitores véios de guerra da fanbase:

A Sunye é uma das fodonas da 2ª geração que eu nunca esperaria que um dia retornasse ao K-pop, afinal ela saiu do Wonder Girls para virar mãe de família crente e viver uma vida de missionária longe da indústria. Porém, quase 10 anos se passaram e a mulher resolveu chocar a todos e voltar para o K-pop através do Mama The Idol. Tipo, todo mundo achava que era mais fácil a Sohee fingir que cantava mais uma vez do que a Sunye voltar para a indústria, mas lá estava ela batendo cabelo, fazendo braço de ferro com a General Kahi e se jogando no programa para, posteriormente, lançar uma música com as outras integrantes do programa. E acho que isso empolgou tanto a cantora que, agora, ela lançou seu 1º EP solo “Genuine”. Semana passada ela lançou a simpática “Glass Heart” como pré-lançamento, mas o grande destaque veio ontem (26) com “Just A Dancer”.

“Just A Dancer” é o que eu definiria como “pop adulto”. Claro que não existe isso de idade, mas vejo essa música naquela bolha de músicas que só uma diva pop acima dos 30 anos com mais de uma década de carreira sustentaria. Taeyeon fez isso com “INVU”, BoA vem fazendo isso desde “CAMO” e temos a Sunye indo pelo mesmo caminho (Inclusive os figurinos e o MV em si lembram trabalhos da BoA). “Just A Dancer” é uma música intensa, profunda, enigmática e impactante, apostando numa melodia mais pesada que me acerta com tudo. É uma música muito pensada em performance, sendo algo que não esperava da Sunye (No Wonder Girls ela sempre foi mais vocalista do que dançarina) e isso deixa “Just A Dancer” ainda mais legal. Só o refrão que não me pegou de primeira (Acho que poderia ser melhor destacado do resto da faixa com uma execução diferente), mas não é difícil de acostumar.

Espero que a Sunye faça uma carreira e não pare nesse mini, pois “Just A Dancer” é um ótimo e promissor debut. Talvez isso faça a Lim se empolgar e voltar com um solo também, ou o Wonder Girls negociar uma reunião de 15 anos que seria ainda melhor. Sei lá, são tantas possibilidades agora que a Sunye resolveu retomar carreira que isso me deixa até animado com o que o futuro reserva.

Já a Nicole foi uma das que eu acreditei que vingaria como diva pop. A cantora saiu do KARA para seguir como solista e eu achei que daria certo por ela ser uma integrante popular e que poderia criar uma carreira longa e frutífera… Mas aí ela debutou na Coreia e flopou, debutou no Japão e flopou, e depois passou um bom tempo na geladeira. Foi realmente frustrante ver a Nicole não vingar como solista, pois é algo que ela realmente queria fazer mas não teve suporte o suficiente para dar certo… Ok que “Mama” e os singles japoneses não são lá tão fortes assim, mas tanto Coreia quanto Japão já hitou tanta cantora mais ou menos, deviam ter hitado a Nicole que é uma ótima performer, boa cantora e tinha fogo no olhar para ser um grande nome do K-pop atualmente.

Enfim, 8 anos depois do “First Romance”, Nicole conseguiu uma nova gravadora e lançou um novo single na Coreia, “You F.O”. Muito dessa música segue bem a tendência pop dance com uma ou outra referência retrô/disco, com uma energia mais divertida e uma atmosfera mais carismática. Não é uma música que vai tão fundo nessa ideia quanto “ALIEN” da Lee Suhyun que é um dos melhores exemplos desse estilo e a execução de “You F.O” acaba sendo mais genérica e padrão, não sendo aquela música que logo de cara te deixa uma marca e se torna memorável. Isso não faz a música ser ruim (Aliás, é uma música muito boa), só que deixa a impressão que a Nicole poderia fazer algo mais grandioso e único.

“You F.O” é uma boa forma da Nicole se reintroduzir no mercado, e espero que dessa vez ela consiga construir uma carreira a partir desse single. No fim do dia “You F.O” ainda é um número pop bastante simpático que diverte qualquer senhora e gay que viveu o KARA pois tem seu charme, tem um refrão gostoso e tem ganchos que funcionam. Ainda quero que a Nicole lance algo no estilo de “Just A Dancer” da Sunye pois ela tem total condições de entregar um número memorável e chiquérrimo nesse estilo de pop mais pesado e maduro, mas “You F.O” é uma música que eu não consigo deixar de lado pois eu realmente curti o que a Nicole quis fazer aqui.

3 comentários sobre “Sunye (Ex-Wonder Girls) e Nicole (Ex-KARA) estão de volta com solos depois de anos longe do K-pop

  1. Dia feliz para as gæ’s, como sempre as divas pop fazendo mais pela comunidade do que a própria faria.
    E o melhor de ser as velhas, é que além de saberem que são grandes gostosas e não precisarem se submeter a caras e bocas, ainda fazem músicas com mais de 3 minutos.

Os comentários estão desativados.