Quais foram os principais rookies femininos de 2007 no K-pop?

Setembro promete ser um mês de vacas magras no K-pop (Já que absolutamente todo mundo voltou em agosto), então essa é uma boa forma de praticar a criatividade e criar pautas para encher linguiça nesse blog. E uma das ideias que eu tive foi a de revisitar a história do K-pop e dar uma olhada nos principais nomes novos femininos que cada ano da indústria revelou com o passar dos anos.

Para falar dos principais nomes novos femininos do K-pop, eu estou usando como critério serem indicadas no Golden Disk Awards (Que é a premiação mais importante da Coreia) e/ou no MKMF (Que é a premiação mais importante dos kpoppers… o atual MAMA). Além de relembrar alguns nomes que são consolidados até os dias de hoje na indústria, é uma boa oportunidade de conhecer nomes que morreram com o tempo mas que fizeram um pouquinho de história na K-music. E vamos começar pelo ano de 2007, pois é o primeiro ano que tem uma página do GDA na wikipedia E o ano em que três dos principais girlgroups da segunda geração surgiram para o mundo.

SNSD (MKMF – Indicado; GDA – Indicado)

De todas as vezes que os Sones tentaram reescrever a história, feitos e conquistas do SNSD e dos grupos em volta do SNSD, “Into The New World” é definitivamente a que mais deu certo pois a música é muito mais aclamada e comentada AGORA do que na época do debut. Quem conheceu o SNSD agora com o Forever 1 e vê toda a aclamação, 60 milhões de views no YouTube e todos os comentários falando como esse é o melhor debut de todos os tempos nem imagina que, em 2007, elas foram ofuscadas pelo Wonder Girls. Mas de fato “Into The New World” é uma ótima canção que envelheceu muito bem com o tempo, é uma música doce mas tão doce, cafona mas não TÃO cafona e extremamente emocionante, e essa combinação resultou em uma música que dá arrepios em qualquer gay de mais idade que viveu o auge do SNSD.

KARA (MKMF – Indicado; GDA – Indicado)

Já esse debut do KARA é algo que a história apagou completamente, mas não por ser ruim: “Break It” é um bom trabalho que emula bem a mistura de música pop com hip-hop que hitou por boa parte dos anos 2000 e com os grupos da 1ª geração do K-pop, cumprindo com a proposta delas serem a continuação do Fin K.L, que lá pelos últimos trabalhos em grupo estava atirando nesse estilo musical mesmo. O problema é que o KARA só foi fazer sucesso de fato com um outro conceito de som, imagem e até com uma formação diferente, tanto que deve chocar alguns descobrir que o KARA começou como quarteto e sem Goo Hara (Que só debutou no grupo em 2008). De qualquer forma, “Break It” é um bom debut e especialmente legal para quem curte esse hip hop de gostosa Britney/J.Lo que a 1ª geração de girlgroups serviu a rodo.

Baby Vox Re.V (MKMF – Indicado; GDA – Indicado)

Muito antes de toda essa presepada de RANIA/BP RANIA/BLACKSWAN, a DR Music fez sua primeira tentativa de emplacar um novo Baby V.O.X com o Baby Vox Re.V. Assim como o grupo original, o Re.V também chamou atenção pelo estilo mais maduro, ousado e sensual se comparado aos rookies da época, mas ouvindo “Shee” a gente vê que o grupo não era tão diferente assim do que estava em alta no K-pop e até de algumas das novatas que esse post vai trazer, por exemplo. O Baby V.O.X surgiu como um contraponto do S.E.S e do Fin K.L, e esse diferencial não existia de maneira tão marcante no Re.V pois, bem, em 2007 toda gostosa na Coreia tentava emplacar alguma demo pop mais safada da Britney Spears, e no fim a DR carregou esse grupo mais pelo nome Baby V.O.X mesmo. Mas tudo isso não muda o fato de que “Shee” é uma música bem legal, outro trabalho sólido que serve um ótimo revival dos anos 2000 na música pop.

Black Pearl (MKMF – Indicado)

A única coisa que eu conhecia do Black Pearl era uma parceria que o grupo fez com o Davichi e o SeeYa, mas só pela parceria já dava pra suspeitar que o Black Pearl se tratava de um grupo de vocalistas. Esse acabou sendo um grupo bem obscuro na vida da Core Contents Media pois elas não fizeram tanto sucesso quanto o SeeYa no debut e ainda teve o Davichi debutando com um enorme sucesso no ano seguinte, o que naturalmente fez a CCM deixar o Black Pearl de escanteio até as meninas terem a possibilidade de seguir a vida por conta própria. O debut do Black Pearl foi com “What Should I Do, I Like You”, um baladão R&B vocal que seguia em alta no K-pop pois “Because I’m A Girl” do Kiss foi um marco na Coreia e todo grupo de vocalistas tinha que investir numa balada R&B para tentar repetir a magia desse hino. Não é das músicas mais excitantes desse post, mas dá partir em um momento mais leve enquanto toma um chazinho no final da tarde.

Cats (GDA – Indicado)

Cats eu já conhecia pelo jogo de dança Audition, pois “Baby Cat” estava presente na songlist do servidor brasileiro e era uma das minhas músicas favoritas para jogar. O grupo surgiu exatamente no mesmo mês de Wonder Girls e Baby Vox Re.V e vieram com o já citado mix de pop e hip hop de gostosona que estava em alta na Coreia. Como o Wonder Girls fez muito sucesso e o Re.V tinha o buzz do nome Baby V.O.X, as gatinhas acabaram sendo engolidas pela concorrência e não passaram do 1º álbum, mas tenho um carinho nostálgico pela música. Não tem muita história por trás, mas acho “Baby Cat” um bom bop nostálgico.

JC Jieun (GDA – Indicada)

Mais uma cantora de baladão vocal. Ela passou uns anos antes aparecendo em parcerias e colaborações antes de debutar pela YG Entertainment (!!) com o 1º álbum “Rain”, mas a carreira solo dela na YG não passou disso. Ela ainda tentou emplacar um girlgroup em 2009 e lançou umas músicas entre 2012 e 2013, mas nada foi muito pra frente. O debut de JC Jieun foi com “Today different from yesterday” que não é nada demais além de uma balada R&B, mas recomendo ouvirem “I’m Sorry” pois no dia que a YG disponibilizou o catálogo velho da gravadora no spotify eu ouvi esse álbum dela e achei “I’m Sorry” muito boa.

JJ (MKMF – Indicada)

Essa daqui eu não faço a menor ideia de quem seja e a música é ainda outro pop/hip hop mais melódico, então vamos seguindo em frente.

Zia (MKMF – Indicada)

A Zia já é um nome bem mais conhecido e consolidado na Coreia, especialmente se tratando de grandes vocalistas da K-music. Acumulando diversos hits e colaborações de sucesso desde sua estreia e mantendo uma carreira em atividade até os dias de hoje, a Zia é até hoje uma das vocalistas mais prestigiadas da Coreia. Ela é uma cantora de baladões vocais, então talvez você não saiba da existência dela, mas é uma boa recomendação para quem gosta de sofrer ao som de um baladão coreano. “Gazing Blankly”, debut da cantora, é um ótimo exemplo.

Younha (MKMF – Venceu; GDA – Venceu)

Younha já tinha uma carreira no Japão (E até que ela deu certo por um tempo lá, tem até alguns feitos na Oricon e colocou uns tijolos na estrada da onda hallyu no país junto com a BoA nos anos 2000) e até umas músicas lançadas na Coreia, mas as indicações como novata do ano só vieram em 2007 com o sucesso do álbum “The Perfect Day To Say I Love You” e do single “Password 486”. Com a carreira coreana sendo prioridade e o sucesso crescente, Younha se tornou referência no Pop/Rock e no nicho de cantoras/compositoras, sendo uma das artistas mais prestigiadas até os dias de hoje (Principalmente pelo impacto que ela teve nos anos 2000). “Password 486” é uma faixa bem legal, um pop/rock bem gostoso e bem adolescente que me faz lembrar de tempos mais simples pois lembra muito o que o próprio Brasil servia de Pop/rock na época (É uma música que seria fácil trilha sonora de Malhação). Se gostou desse debut, recomendo também ouvirem os trabalhos mais recentes da artista como os álbuns “RescuE” e “End Theory” que são bem legais também.

Wonder Girls (MKMF – Venceu; GDA – Venceu)

Por fim, as grandes novatas de 2007. De todos os girlgroups de K-pop que debutaram em 2007, o Wonder Girls foi o único que se tornou um fenômeno logo na estreia com o absoluto sucesso de “Irony”, que seria ainda maior com o fenômeno que foi “Tell Me” no mesmo ano. Infelizmente eu acho “Irony” bem ruinzinha e um dos poucos erros se tratando dos singles do Wonder Girls, mas serviu para transformar o grupo em um dos maiores girlgroups da história do K-pop e quase tudo que veio depois disso é icônico, memorável e consolidou o Wonder Girls como a grande referência de conceito retrô. Se ainda não conhece o Wonder Girls, ouvir o “Wonder World” e o “REBOOT” é uma obrigação que todo kpopper deveria ter.

2 comentários sobre “Quais foram os principais rookies femininos de 2007 no K-pop?

  1. Me bateu uma nostalgia esses dias e fui dar uma pesquisada em como anda o mundo do kpop (que abandonei lá em 2018/19) e pela primeira vez na vida vejo um blog colocando Wonder Girls onde elas devem estar mesmo. Reboot é o meu álbum preferido disparado. 🙂

  2. Caramba, não sabia que o SNSD perdeu como revelação nas grandes cerimônias de k-pop… o mundo dá voltas, mesmo.

    E devo admitir que eu gosto bastante de “Irony”. Não é a melhor música das Wonder Girls, mas acho ela um chiclete bem divertido (mesmo com os vocais sofríveis da Sohee, Sunmi e Hyuna nessa música – felizmente as duas últimas melhoraram MUITO com o passar dos anos).

Os comentários estão desativados.