O que aconteceu em 2022: NewJeans

Ontem tivemos um evento histórico no Melon Music Awards, onde IVE e NewJeans levaram juntas o prêmio de Best New Artist da premiação. Então, apenas para descontrair, fiz uma enquete no twitter do blog para “desempatar” esse empate, onde deixei os seguidores e outros casuais do twitter escolherem quem foi o verdadeiro Best New Artist de 2022. E vocês escolheram o NewJeans como o grande girlgroup rookie de 2022 nessa humilde votação.

Como a temporada de premiações e festivais de fim de ano começou na Ásia e o conteúdo promete ser mais escasso, esse é um bom momento para começar os posts revivendo tudo o que aconteceu em 2022 (E algumas coisas que não aconteceram também. E bem, nada melhor que começar com o rookie do ano de acordo com o povo:

No K-pop eu não consigo lembrar de muitos nomes que se tornaram uma grande febre logo no debut. Tivemos Lee Hyori que dominou 2003 com o seu debut solo, o 2NE1 que abalou estruturas com seu 1º mini álbum, o miss A que fez o debut do milênio… E acho que só isso mesmo dos nomes que acompanho. São muitos os debuts de sucesso no K-pop, mas poucos se tornaram aquele grande evento que parou multidões e se tornou um fenômeno no K-pop. E acho que é seguro dizer que o debut do NewJeans é um desses fenômenos.

A grande façanha do NewJeans foi ser um grupo DE FATO fresh no K-pop, ao invés se vender como fresh. Ressuscitando as tendências do Y2K e da 1ª geração do K-pop, a Min Hee Jin (ex-cabeça da SM e mente criativa por trás do grupo) pegou tudo que já estava aposentado na indústria, repaginou, modernizou e fez algo único para o NewJeans no contexto atual do K-pop. Um dos grandes problemas dos girlgroups de pequenas empresas, microempresários e esquemas de lavagem de dinheiro no K-pop é que eles tentavam te convencer que são a coisa mais quente do K-pop mas nada mais eram do que emulações de BLACKPINK, TWICE e outros grupos que estavam fazendo sucesso e AINDA existiam, o que não é errado mas só transformava tal girlgroup em mais um no meio de vários. NewJeans apostou em algo que ninguém fazia em muito tempo, deu certo e já colhe os frutos disso em um dos debuts mais bem sucedidos do K-pop.

Outro grande trunfo do NewJeans foi o marketing do grupo. E isso vai desde o início com os sutis, porém frequentes rumores de que vinha aí um girlgroup da HYBE formado pela Min Hee Jin. Foram MESES de rumores não muito claros, um grande vem aí que ninguém sabia se vinha ou não (Ainda mais depois do debut do LE SSERAFIM, que era, em tese, a grande aposta da HYBE em 2022). Aí a ADOR, em um belo dia, chegou no YouTube e falou “Toma aí conteúdo do meu mais novo girlgroup”, e lançou “Attention” do NewJeans sem qualquer anúncio ou cerimônia. A música sequer foi lançada nos serviços de streaming na época, só foi jogada no Youtube e isso quebrou a fanbase. Em uma indústria que passa em média 1 mês promovendo teasers, vídeos promocionais e essas biroscas todas para gerar hype em um lançamento, um girlgroup soltando sem mais nem menos o seu MV de debut foi, no mínimo, audacioso.

E muito do sucesso do NewJeans passa, obviamente, pelas músicas. O grupo não usou só a estética Y2K como conceito, mas lançou músicas que poderiam muito bem ser de girlgroups dos anos 2000 no K-pop, especialmente o S.E.S que usava muito o R&B e Hip Hop nos seus trabalhos. E o NewJeans conseguiu agradar tanto os mais novinhos da fanbase que não viveram nada da virada de milênio e acham essas músicas as mais originais que o K-pop proporcionou, quanto os mais velhos de guerra que são pegos pelo fator nostálgico e se sentem como adolescentes tocando as músicas mais maneiras no seu Discman. NewJeans é um grupo que serviu trabalhos para todas as idades, e é fácil de entender como elas conquistaram a nação simplesmente com um debut.

Como resultado disso, o NewJeans fez o EP de debut ser um completo hit: 620 mil álbuns vendidos, 3 músicas no Top 10 da Coreia e 2 smash hits com “Attention” e “Hype Boy”, garantindo o NewJeans no hall dos grandes nomes do K-pop em 2022. O NewJeans superou qualquer expectativa que qualquer pessoa tinha e, com apenas 4 músicas, já é facilmente um dos grandes líderes da nova geração do K-pop. Se a Min Hee Jin continuar com essa visão fora da caixinha em cima desse grupo, essas meninas terão um grande e glorioso futuro pela frente.

6 comentários sobre “O que aconteceu em 2022: NewJeans

  1. Tudo nesse debut foi tão perfeito, eu me sinto com 13 anos de novo.
    Elas são a definição de fresh e as integrantes são tão bonitas, não consgo explicar. E o que eu gosto é que todas elas parecem chamar a atenção de quem está olhando, não fica desproporcional. Eu semprer ouço e assisto Attention sorrindo, que elas continuem destas forma <3

    • Não sou do fandom ou me apeguei a elas no quesito ouvir direto. Mas a estética e a novidade que o grupo trouxe são surpreendentes. A estratégia e equipe acertaram demais com elas.

  2. Eu simplesmente amei como elas trouxeram de volta a estética girl next door pro k-pop. Attention é, no nível máximo permitido pela indústria, um clipe sem filtro. As garotas não estão super produzidas o tempo todo, fazendo movimentos super sincronizados e planejados e nem diretamente tentando chamar a atenção da camêra. E essa aura de discontração que me fez criar uma relação parasocial agrádavel com as garotas que me deixou ser vencida pelas músicas 7/10 delas. No final, o pacote completo ficou realmente fresh e leve e divertido (cookie não existiu) e eu simplesmente sorrio com as garotas quando eu assisto elas performando

Os comentários estão desativados.