Lado B: Kalen Anzai – Heaven

Todo artista tem aquela música que não ganha a devida promoção, fica meio escondida como album track ou b-side e acaba desperdiçando o potencial de uma música icônica que é fácil um dos auges da carreira. E o Lado B nasceu para comentar essas grandes músicas que o artista não fez questão de divulgar mas que eu ouvi e acho que merecem muita atenção.

E hoje é dia de falar de “Heaven”, da Kalen Anzai, em mais um daqueles casos onde a “pior artista que você já ouviu na vida” resolveu lançar “a melhor música que eu já ouvi na vida”:

A Kalen Anzai, para quem não conhece, é uma daquelas modelos que a avex tenta emplacar como cantora nos bueiros da música pop e, bem, nunca rolou. Surgindo como uma grande aposta e sendo chamada de nova Ayumi Hamasaki no debut, Kalenzão até atuou como Ayu em um drama japonês sobre o início de carreira dela, mas nem isso vingou muito (Que acabou meio que virando piada entre os 10 fãs de J-pop que se importam com ela). Dentre diversos projetos que rolaram para a cantora e nunca fizeram sucesso, a nova aposta foi o 1º álbum de estúdio “Anti Heroine” e, bem, muita gente engoliu as piadas a seco para aclamar a gatinha nesse álbum que não é um grande álbum, mas tem muito material bom que ninguém esperava vir dela.

A melhor faixa do Anti Heroine é “Heaven”, que é o meu J-pop favorito até aqui. Produzida pelo Danny L Harle, que aparentemente apadrinhou a fofa na carreira dela (“Genjitsu Camera”, que é uma das mais queridas da Kalen, também tem dedo dele), “Heaven” tem toda uma atmosfera épica e grandiosa que toda ótima faixa de abertura de álbum tem que ter, e logo ganha seu tom dramático e eletrônico com sintetizadores intensos e uma vibe futurista que é clássico desse tipo de hyperpop. O refrão poderia ser caótico mas optou ir para um lado mais gracioso que respeita tudo que os versos criaram, com o caos surgindo mais ou menos depois da ponte da música, e isso foi uma surpresa positiva para mim. Fiquei esperando a música me perder em algum momento mas não, é uma música ótima e cativante do início ao fim.

É muito interessante ver alguma diva no J-pop investindo em um pop mais, hum… atual. A Kalen Anzai vez ou outra rema contra a maré pop/rock de garagem do que é mainstream no Japão e eu normalmente curto quando ela faz isso, mas “Heaven” foi além e me conquistou, e o clássico vocal de J-diva que a gente duvida se ela está interpretando a música ou se realmente não sabe cantar deixou essa faixa ainda mais única. Tenho consciência que essa demo deve estar rodando uns 2 anos antes de parar no colo da Kalen, mas que bom que ela lançou pois revitalizou ela como artista, e me fez querer acompanhar o futuro dela. Provavelmente não vai ter (O Anti Heroine e a coletânea que ela lançou junto tem muita cara de projeto para finalizar contrato com gravadora), mas pelo menos garantiu essa música como um dos destaques desse ano.

2 comentários sobre “Lado B: Kalen Anzai – Heaven

  1. eu desejo tudo de bom pra essa querida quando ela sair da avex, principalmente se ela quiser continuar lançando esses pancadões pop

Os comentários estão desativados.