Todo artista tem aquela música que não ganha a devida promoção, fica meio escondida como album track ou b-side e acaba desperdiçando o potencial de uma música icônica que é fácil um dos auges da carreira. E o Lado B nasceu para comentar essas grandes músicas que o artista não fez questão de divulgar mas que eu ouvi e acho que merecem muita atenção.
E hoje é dia de falar de “Heaven”, da Kalen Anzai, em mais um daqueles casos onde a “pior artista que você já ouviu na vida” resolveu lançar “a melhor música que eu já ouvi na vida”:
A Kalen Anzai, para quem não conhece, é uma daquelas modelos que a avex tenta emplacar como cantora nos bueiros da música pop e, bem, nunca rolou. Surgindo como uma grande aposta e sendo chamada de nova Ayumi Hamasaki no debut, Kalenzão até atuou como Ayu em um drama japonês sobre o início de carreira dela, mas nem isso vingou muito (Que acabou meio que virando piada entre os 10 fãs de J-pop que se importam com ela). Dentre diversos projetos que rolaram para a cantora e nunca fizeram sucesso, a nova aposta foi o 1º álbum de estúdio “Anti Heroine” e, bem, muita gente engoliu as piadas a seco para aclamar a gatinha nesse álbum que não é um grande álbum, mas tem muito material bom que ninguém esperava vir dela.
A melhor faixa do Anti Heroine é “Heaven”, que é o meu J-pop favorito até aqui. Produzida pelo Danny L Harle, que aparentemente apadrinhou a fofa na carreira dela (“Genjitsu Camera”, que é uma das mais queridas da Kalen, também tem dedo dele), “Heaven” tem toda uma atmosfera épica e grandiosa que toda ótima faixa de abertura de álbum tem que ter, e logo ganha seu tom dramático e eletrônico com sintetizadores intensos e uma vibe futurista que é clássico desse tipo de hyperpop. O refrão poderia ser caótico mas optou ir para um lado mais gracioso que respeita tudo que os versos criaram, com o caos surgindo mais ou menos depois da ponte da música, e isso foi uma surpresa positiva para mim. Fiquei esperando a música me perder em algum momento mas não, é uma música ótima e cativante do início ao fim.
É muito interessante ver alguma diva no J-pop investindo em um pop mais, hum… atual. A Kalen Anzai vez ou outra rema contra a maré pop/rock de garagem do que é mainstream no Japão e eu normalmente curto quando ela faz isso, mas “Heaven” foi além e me conquistou, e o clássico vocal de J-diva que a gente duvida se ela está interpretando a música ou se realmente não sabe cantar deixou essa faixa ainda mais única. Tenho consciência que essa demo deve estar rodando uns 2 anos antes de parar no colo da Kalen, mas que bom que ela lançou pois revitalizou ela como artista, e me fez querer acompanhar o futuro dela. Provavelmente não vai ter (O Anti Heroine e a coletânea que ela lançou junto tem muita cara de projeto para finalizar contrato com gravadora), mas pelo menos garantiu essa música como um dos destaques desse ano.
eu desejo tudo de bom pra essa querida quando ela sair da avex, principalmente se ela quiser continuar lançando esses pancadões pop
[…] Kalen Anzai – Heaven […]