Se você me perguntar “Dougie, você sabe o que é um ClariS?” e eu vou te dizer “Não faço a menor ideia”. Quer dizer, eu conheço por nome como um monte de grupo idol no Japão, mas me aprofundar nas músicas grupo eu nunca tive interesse porque… Sei lá, nunca tive essa curiosidade em ouvir idols japonesas não tão mainstream. Mas o YouTube me recomendou “Samishii Nettaigyo”, que o grupo lançou para um EP conceitual que a dupla vai lançar no dia 21 de junho, e como essa música é uma das coisas mais crocantes que o J-pop possui nos anos 80, é claro que fui conferir o que essas gatinhas fizeram nesse cover:
“Samishii Nettaigyo” é uma música originalmente lançada pelo grupo Wink em 1989, e é um clássico tanto da música japonesa nos anos 80 quanto para a música idol no geral. É a música assinatura da dupla que consolidou o Wink como um grande nome do final dos anos 80 no J-pop, além dos visuais mais doll-like extravagantes e fora do convencional idol da época. A música já foi regravada algumas vezes no J-pop, sendo também conhecida na bolha de jpoppers pelo cover que o FEMM fez em 2017.
A versão do ClariS é bem fiel ao original, e o vídeo emulando as apresentações em programas musicais dos anos 80 ficou muito bom também, assim como as próprias meninas incorporando o Wink com seu jeitinho mais robótico e atuação mais quirky e sem expressão das performances da dupla. Uma das coisas boas do Japão seguir bem tradicionalista é que eles não deixam cair músicas boas como essa no esquecimento e casualmente vão revivendo em covers e projetos como esse.
A música por si só é ótima: “Samishii Nettaigyo” é um trabalho que grita anos 80 mas de uma forma ótima. Um sentimento meio “I Just Wanna Dance With Somebody” ou “Girls Just Wanna Have Fun” de serem músicas com o espírito mais extravagante e sintetizadores mais vibrantes e estourados que eram característicos do pop anos 80, e que acaba sendo delicioso de ouvir atravessando as gerações. As mudanças que o ClariS fez dão uma leve modernizada mas não mudam a essência da música no geral, e é muito boa trazendo a nostalgia que a música original possui. Quem gosta de ouvir uma velharia anos ou covers fiéis de uma velharia anos 80, vale a pena dar play em todos os vídeos linkados nesse post.
É bom você citar o japão logo o país em que o 2NE1 nunca se criou por serem horrorosas e sem apelo, felizmente meu kara foi o número #1 de sua geração no japão finalizando a carreira apenas atrás do snsd no total
e ainda querem me jurar que o 2ne1 foi o rival do snsd, tipo?? Kara era bem maior que elas em questão de fanbase, 2ne1 eterno TERCEIRO lugar e hoje em dia out de tudo, gente? elas morreram