Meu deus do céu DUAS HORAS de programa, 13 performances (Com mais 15 semana que vem), como vou fazer um recap de episódio desses? Será que estarei vivo para postar isso? Não sei. Mas aceitei o desafio e estou aqui para comentar o que aconteceu no primeiro episódio do Queendom Puzzle, novo reality show da MNET, daquele jeitinho safado, forçado e crocante que só um blogueiro fundo de quintal consegue fazer. Pelas próximas semanas, 28 desesperadas lutam pela oportunidade de debutar em um girlgroup de 7 integrantes, e tudo isso vocês poderão acompanhar aqui no blog todo final de semana (Ou até eu cansar de comentar esse show de DUAS HORAS). Sem mais delongas, vamos ao maravilhoso recap do que aconteceu nesse primeiro episódio:
Depois da intro cafoníssima acima para falar do programa, vamos direto para as entradas das participantes. A primeira é Kei, que fica perdida com o cenário novo, onde temos 4 sofás em níveis diferentes, o que parece ser importante para o programa nesse momento. Kei é indicada para sentar no nível mais alto, mas não sabe muito bem o que está acontecendo. Também são introduzidas as “palavras chave”, que seriam pistas para adivinharem as outras participantes. Algumas bem óbvias, como MV de 600 milhões de views (Só pode ser alguém do Momoland) e outras como “Hype Boy” que não indica droga nenhuma pois todo mundo fez cover dessa música na Coreia (Para nem se referir a uma coreana, no final do dia… lol).

Nana e Wooyeon são as próximas a entrarem, tentando impressionar com o catwalk e olhar penetrante mas acabaram só tirando umas risadas da véia de guerra Kei. Logo depois vem a ex-Chanmi e ex-AOA Dohwa, que fala que tem 12 anos de debut mas, no caso, 2023 seria o 12º ano de carreira pois o AOA mesmo não completou nem 11 anos de existência (“Elvis” é de julho de 2012). Pelo amor de deus que sociedade perturbada é essa que adiciona dois anos a mais em tudo? Fica aqui o protesto pelo ban do sistema de contagem coreano. Ela sentou junto com a Kei, e aí as comadres ficaram fofocando. Mais flopadas vão entrando e sendo distribuídas pelos sofás, e ninguém ali entende como elas estão sendo divididas nesse programa por enquanto.

Deu pra ver pela sua apresentação
As meninas do H1-Key chegam no palco, e logo são exaltadas pelo sucesso de “Rose Blossom” que alcançou o primeiro lugar nos charts (O chart era o bugs mas E DAÍ? Tá melhor que metade do elenco) e foi divulgadas por grandes sub-celebridades como a ex-Lovelyz Lee Mijoo, além de ter feito sucesso nos festivais universitários e etc… tudo isso para botar no mesmo nível das meninas do woo!ah!, que tinham como feitos apresentar o Show Champion e fazer comercial para a WePink.

Não o bastante para aguentar 2 Eps, pelo jeito
Chaeyeon chega e a edição já faz questão de pintar a gata como a durona que se acha a fodona do programa. Com a experiência de ser humilhada em 47 formatos de reality shows diferentes, Chaeyeon aposta em uma abordagem mais agressiva para intimidar a concorrência e ter vantagem, pois ela é uma nova mulher mais forte do que nunca (kkkkkkkk corta para a mona DESISTINDO da competição no episódio seguinte). Com seu look animal print de quem vai para a batalha, ela senta do lado da Kei e Dohwa que estavam bem cafonas vestidas como princesas, e isso derrubou a teoria de que elas estavam sendo separadas pelo dress code.
Logo depois entram as meninas do Weeekly, que estavam sem nada pra fazer na IST então praticamente botaram o grupo todo para participar dessa pataquada aí. Eles destacam o fato do Weeekly ter ganhado todos os prêmios de rookies do ano em 2020 mas tipo, a grande concorrência delas era um TOP 900 NO MELON (Sério), literalmente não tinham para quem dar esse prêmio naquele ano. Cherry Bullet também chega no formato de batalhão, com três integrantes do grupo indo para o programa. As palavras chave destacam alguns trabalhos como atriz (A Bora teve que atuar muito mesmo para fingir que estava afim de alguém de BTS), mas querem se provar como cantoras e blá blá blá. Next.

Rocket Punch é o próximo grupo a entrar, mas como Suyun e Yeonhee foram para uma gravação no Japão e não chegaram a tempo de gravar a entrada, coube a Jurizão carregar duas bonecas com o rosto das outras sendo a Blu Hydrangea do programa. Esse é o tipo de humilhação que só uma idol japonesa toparia passar porque é como se fosse uma terça feira qualquer no auge do AKB48. Mais flopadas entram mas ninguém se importa muito, só com o fato da Chaeyeon estar acertando e adivinhando todos os grupos que entram pelas palavras chave, se mostrando uma verdadeira kpopper do stantwt e surrando euzinho pois até hoje não sei o que raios são Purple Kiss e Lightsum.
Quando a palavra chave “13 anos de debut” apita na tela, todo mundo se levanta para mostrar respeito pensando que seria alguma anciã da música pop coreana como Jihyun do 4minute ou Luna do f(x), mas no final era Shiroma Miru, ex-integrante do NMB48 que recentemente debutou solo e a pressão meio que baixou já que ninguém com exceção da Juri reconhecia a mona. Quer dizer, uma ou outra ali lembraram do Produce 48 mas ela não ganhou né, paciência. Depois entram as meninas do TripleS, que mal saíram do útero de Jaden Jeong e já estão se humilhando em um reality show.

Uma figura materna
Fye chega como a menina da palavra chave “Hype Boy”, e ninguém faz ideia de quem seja… O que faz sentido, pois ninguém espera que uma TAILANDESA e EX-BNK48 seja conhecida na Coreia. Mas quem se importa, pois a FODONA MAIORAL MAIS ICÔNICA LENDA VIVA JooE chega no programa já mostrando porque é a FODONA MAIORAL MAIS ICÔNICA LENDA VIVA que esse programa precisava ter. JooE já chega garantindo o roteiro de gata sofrida do episódio, falando que teve um disband triste do Momoland, que agora era artista independente, teve que dirigir sozinha e não sabia onde era o local das gravações… aí mostra a gata chegando num carrão que deve valer mais do que todos os salários que 80% do elenco já receberam. Por fim temos Yeoreum do Cosmic Girls, mas o legal é que o Queendom 2 foi um negócio tão sem audiência que a palavra chave dela era “Vencedora do Queendom 2” e ninguém fez questão de pelo lembrar que era alguém do Cosmic Girls que estava entrando no show.

Com todo mundo no programa, só faltava apresentar a MC. E com um rostinho totalmente atualizado e toda a elegância que só uma integrante do distrito penitenciário feminino da SM Entertainment pode oferecer, Taeyeon está de volta ao Queendom para botar ordem nessa joça e seguir com a sina das integrantes do SNSD que agora só ficam girando carreira em reality show. Ela explica as novas regras do programa, que apenas 7 dessas 28 coitadas formarão um novo grupo de escala global, blá blá blá vocês já devem saber como funciona e não me interessa votar em ninguém aí. Taeyeon também explica a divisão dos 4 grupos formados na gravação por níveis de popularidade, que foram baseadas em vendas de álbuns e prêmios. Isso causa alguns problemas tipo as meninas do H1-Key lá embaixo mesmo com uma música na boca do povo e a Yeeun ex-CLC no nível 2 sendo que ninguém na rua deve saber o que foi um CLC, mas enfim. A divisão ficou assim:
As que já tiveram carreira em algum momento (Nível 1): JooE, Kei, Yeoreum (Cosmic Girls), Lee Chaeyeon, Do Hwa
As que conseguiram pagar uns prêmios do The Show (Nível 2): Yeeun (ex-CLC), Haein (Laboum), Yuki (Purple Kiss) e as meninas do Weeekly
As flopadas que tem uma dúzia de fãs para comprar álbum (Nível 3): As meninas do TripleS, Cherry Bullet e Rocket Punch
As flopadas que ninguém conhece na Coreia (Nível 4): Fye, Shiroma Miru, Elly (Weki Meki), Sangah (LIGHTSUM) e as meninas do woo!ah e H1-Key
Tudo isso para a Taeyeon falar que isso não vale de nada e que agora uma nova história estava sendo escrita e um novo ranking será feito com base nas apresentações. Ou seja, a MNET só estava afim de humilhar flopadas mesmo.
Então temos a 1ª rodada de apresentações: Up & Down. Nessa rodada, as meninas irão se apresentar individualmente (O terror desse blogueiro que agora tem que comentar VINTE E OITO PERFORMANCES DE GOSTO DUVIDOSO para esse show), e as outras participantes votam positivo caso seja uma performance lacradora que botou as inimigas no chão, ou negativo se a performance ofendeu pessoalmente a sua integridade física e você quis arrancar a peruca da pangaré ali mesmo. A partir disso, o programa vira um grande fórum BCharts só que com integrantes de girlgroups avaliando performances ao invés de desempregados da comunidade gls avaliando posts.
Desse ponto até o final do programa é só apresentação. Os meus comentários sobre as apresentações desse episódio foram feitos ontem, então se quiserem saber o que achei clique aqui. Nesse post, vamos falar mais sobre o que rolou no episódio, comentários, preparação e outras bagaceiras desse tipo.
Do Hwa falou que mudou de nome pois Chanmi era algo muito AOA e ela não queria ser lembrada apenas como uma integrante do grupo, então criou esse novo stage name para promover e ser reconhecida como artista solo. Tudo corre bem no início e rolam até uns votos positivos, mas chega o fatídico momento da saia não saindo e a MNET edita isso como ela tivesse estourado a cara no chão ao vivo. Muitas reações de surpresa e votos negativos rolaram por esse imperdoável erro. Com isso as monas vão percebendo que qualquer deslize VAI gerar um voto negativo, e a tensão aumenta no programa.
O plot da ZoA é que ela é colegial, então absolutamente todo momento individual no programa (Incluindo a performance) faz referência a ela estar no colegial. Ela falou que foi sua primeira experiência solo, o que já massacrou a Do Hwa com aquela performance ruim mesmo com 11 anos de carreira.
Jiwoo é a colega de classe da ZoA, mas o plot dela nesse primeiro EP foi: Ela come muito e é um bebê gigante (Por ser a mais nova e a mais alta do programa). Na apresentação, todo mundo reclamou sobre o quão fundo ela afundou o chapéu a ponto de ninguém ver o rosto dela, e esse chapéu provavelmente foi incinerado no momento que ela viu esse EP. Agora como apareceu meio mundo elogiando a menina e falando que foi muito fofa para tomar VINTE VOTOS NEGATIVOS no final?!
Jiwon do Cherry Bullet é a próxima, e aí temos uma rivalidade entre Rocket Punch e Cherry Bullet sendo criada, e o Top 300 do Melon ficou abalado com essa grande disputa entre dois pequenos girlgroups. “A reputação do nosso grupo está em jogo” mona ninguém te conhece, pega leve também. Mas o que importa é que ela surpreendeu a todas ali e foi uma das mais aclamadas da noite.
Suyun do Rocket Punch é a próxima, e aqui mostra que as integrantes tiveram um momento para apostar em quantos votos positivos elas levariam na performance. A confiança de Suyun foi tanta que ela esperava receber 23 votos positivos, mas ela acabou deixando metade do elenco surdo com a performance e só recebeu 12 votos a favor.
Nana do woo!ah é conhecida por ser uma ótima dançarina, então isso fez as dançarinas ficarem abaladas com a concorrência. Ou seja, tivemos mais um close na cara de cu da Chaeyeon porque sim *o*. Ainda fizeram questão de mostrar a Chaeyeon dando negativo mesmo com a Nana fazendo uma performance bem legal porque ela deu de bandeja o roteiro de vilã do primeiro ep.
E falando nela, Chaeyeon se apresentou logo em seguida. Ela foi vista como a grande rival do programa, uma vez que todo mundo considera ela uma ótima performer e (Embora ninguém admitiu ali) ela tem a marca do IZ*ONE que intimida ainda mais o pessoal. Ela sabe disso e fará de tudo para se manter no topo, então ela saiu dando voto negativo pra geral porque ela quis e achava que era mais bucetuda e faria melhor que todas, para no final nem ela mesma gostar do que apresentou.
Não sei até que ponto a gente viu a Chaeyeon de verdade e onde era só o personagem de mina fodona que ela adotou para botar medo nas outras, mas tenho certeza que ela não foi a única a adotar a estratégia de votar negativo para não perder nível para as outras. A diferença é que a ex-IZ*ONE admitiu isso, seguiu com o plano e fez uma construção ótima para ser a mais comentada do show, seja falando bem ou mal. Chaezão pode não ter a melhor performance, mas foi de longe a protagonista do primeiro EP.
O plot da Fye era ser a garota de “Hype Boy”, mas ninguém conhecia a mona até tocar a versão dela, que ficou muito popular no TikTok da Coreia e garantiu esse passe para a tailandesa entrar no programa. Todo mundo estava reconhecendo e curtindo, mas aí ela meteu o trap dela e todas olharam com uma cara de “Que caralhos aconteceu ali” e *BOOM* chuva de down vote na gata. No programa também mostrou que ela vai meter muito english ali, e não falar coreano talvez dificulte as chances da guria em ter tempo de tela nesse show.
Aí rola uma sessão de elogios das comadres Kei e Dohwa para os figurinos das minas mais jovens, como são descoladas e tal. Porém, alguns visuais da SHEIN já estavam desmontando, como a Riina que estava se depenando ao vivo e isso acabou sendo um gancho para a performance dela. Obviamente as pessoas ali esperavam uma apresentação de “Rose Blossom”, e ela cumpriu com o esperado até mudar a chave com o cover de “POP!”. A apresentação estava legal até ela falhar no final com a high note esganiçada, que era exatamente o que as outras estavam esperando acontecer para dar down vote com uma justificativa. Coitada, foi massacrada por um erro no final da prova, mas Jihan foi lá confortar a mona e trazer a alegria de palhaça de circo e chuu do loona para o palco.
Essa persona espivetada e alegre da Jihan não é algo que eu curto tanto assim em um reality de competição. Em um reality de convivência, por exemplo, isso é mais legal porque tira muito fácil do sério a parte mais amarga do programa, mas aí é só para mostrar que a menina é mais galera e vai em busca de fazer amizades acima de tudo e, huh, eu não quero isso no Queendom. Por outro lado, é uma ótima forma de promover a gata como sub celebridade variety star, então boa sorte para ela nesse objetivo.
Aí rola um segmento de rasgação de seda para a Taeyeon, e isso rola como gancho para a Wooyeon que vai cantar uma música solo dessa senhora e é a próxima performance. Taeyeon é um grande modelo para a Wooyeon como idol, e isso deixa a menina ainda mais pressionada pois ela vai cantar para a cantora da música original e etc., mas ela foi mais uma coitada que esperaram cometer um erro para massacrar com down votes. Não que o negócio estivesse bom, mas as monas foram votar justamente depois que ela decidiu não cantar as high notes e, coitada, só teve a Taeyeon mesmo para falar que gostou do que viu.
O momento da Yeoreum não foi tão momento. Só falaram que ela foi a vencedora do Queendom 2 com o Cosmic Girls, as expectativas estavam altas e ela cumpriu com o que estavam esperando dela.
A última performance da noite foi da Bora, do Cherry Bullet, que está confiante que vai pegar o posto de vocalista principal do grupo final e isso vai ser um ótimo gancho para puxar uma rivalidade com a Kei, que é literalmente ATRIZ DE MUSICAL. E pela performance ela mostrou que tem fogo nos olhos e nas cordas vocais para fazer esse objetivo acontecer. Keizão inclusive é a próxima a se apresentar, mas isso ficou para o EP2, onde teremos o resto das performances desse primeiro round e a preparação para as performances de “Charismatic” e “SNAP”. Até o próximo recap!
Para quem se interessar, também estou assistindo o programa através de lives na twitch! Se você quiser uma companhia potencialmente alcoolizada na sexta a noite assistindo as maiores safadezas que um programa da MNET pode fazer, pode me seguir lá na roxinha: twitch.tv/dougiejpg
Por favor não abandone as reviews igual o amador do Gosto Meu tem criança chorando de preguiça de ver duas horas de edição da Mnet
Uma pena que você abandonou as reviews do Queendom 2, aliás, porque elas estavam bem divertidas de acompanhar, combinando informação e deboche do jeito que a blogosfera ama (ou pelo menos do jeito que eu amo).
Mas eu entendo a decisão, porque acompanhar duas horas semanais de episódio (com 75% sendo só enrolação da Mnet) é dureza. Eu não sei se eu aguentaria (pra ser sincero, nem aguentei ver esse primeiro episódio do Queendom Puzzle inteiro).
Uma pena a Chaeyeon já ter saído; além de ser talentosa, ela entregou muito entretenimento com essa persona vilanesca. Tomara que alguma outra participante sem medo do cancelamento assuma esse posto de vilã nos próximos episódios.
Torço muito pela Dohwa, até porque o AOA foi o grupo que me fez começar a acompanhar o k-pop e ela era justamente a minha bias no AOA, mas ela vai precisar melhorar MUITO em relação a essa primeira performance. Meu consolo é que ela está ganhando a narrativa de “veterana boazinha”, então pode conquistar parte do público pela personalidade.
Também torço pela Fye, e se o cover da Juri pra música da Sunmi for tão bom quanto o cosplay que ela já mostrou, também tem minha torcida. Se bem que, pra ser sincero, não tem nenhuma concorrente ali que me revoltaria se ganhasse na final, diferente do caso da formação do Kep1er (até porque, como a carreira do Kep1er mostrou, ganhar um reality show de formação de grupo na Mnet não é necessariamente garantia de um futuro promissor).
—
No mais, acho ótimo que o Dougie vai fazer recap dos episódios do Queendom Puzzle! Uma pena que ele não fez para os do Queendom 2 (que sim, flopou na audiência e deveria ter premiado a Hyolyn em vez dela acabar nem entrando no pódio na final, mas teve momentos memoráveis como a Hyolyn fazendo pessoalmente as compras dos enfeites de palco pra performance dela e pechinchando o preço, ou os shades da MARAVILHOSA SinBcita pros outros grupos, ou a Chuu falando que a Kim Lip dirige mal ENQUANTO a Kim Lip está dirigindo).
Se tem uma coisa que eu amei foi a persona de vilã de novela mexicana que a Chaeyeon mostrou! É uma pena ela ter saído, iria ser minha 1pick.
Achei engraçado o quanto a Mnet é safada com as edições, porque a Bora também foi outra que estava dando vários downvotes em todo mundo (se não me engano só mostrou ela dando UM upvote), mas como só focaram na Chaeyeon ninguém deu a mínima kmkkkk.
As melhores performances pra mim (ou que mais chamaram atenção) foram a da Bora, Jiwon, Zoa, a menina da segunda Pop que eu não lembro o nome, e menção honrosa pra Suyun; o resto ou foi mais do mesmo (Chaeyeon, Yeoreum) ou foi esquecível (a mini Taeyeon, Fye).
Pro próximo episódio quero muito ver a Miru, Juri cosplay de Sunmi, e a Kei.
E tomara que deem algum destaque pra menina do Weki Meki, até agora nem parece que ela está no programa.
Enfim, vai ser uma batalha, mas não duvido Bora e Jiwon entrando nesse grupo final se as coisas seguirem como está.
Sim, a Bora também foi bem sacana. E teve ainda a Nana dando voto negativo pra própria colega de grupo e depois bancando a falsiane com ela.
Essas duas têm potencial pra serem a nova SinBcita. Tomara que continuem assim!
Esse post tá digno de Asian Mixtape. Me lembrou de tempos mais simples onde tínhamos inserções de imagens e gifs em posts safadíssimos descendo a lenha em realities da Mnet
Eu assisti esse Queendom Puzzle? Não, pretendo assistir? Muito pouco prováveis. Me contento em ler seus comentários e rir deles.
Dei uma olhada nas Performaces e tirando uma ou outra deu sono em todas, especialmente por causa da base tão alta e carisma de 2 centavos. O fato de ser 2h de programa me quebra também, eu poderia tá lendo, assistindo uma série besta ou deitada numa rede… Tudo coisas melhores a se fazer.