Se você não está sabendo, essa semana começou o Queendom Puzzle. 28 gatinhas desesperadas para se enfiar em mais um grupo temporário da MNET tentam a sorte e saem no soco para conseguir uma das 7 vagas que o girlgroup final oferece. E eu vou fazer a cobertura completa e detalhada desse “grande” evento televisivo aqui no blog, dando minhas opiniões apuradas e certeiras sobre as apresentações do programa e os episódios em si.
No primeiro episódio tivemos a 1ª parte do 1º round de apresentações, onde elas fariam performances de alguma música ou medley e as próprias concorrentes decidiriam sem foi ou não uma boa apresentação. Como são apresentações individuais e temos um total de VINTE E OITO PERFORMANCES para comentar, eu decidi não deixar acumular e já comentar o que rolou de live nesse primeiro EP. Será que nasceu uma favorita só pela introdução? Vamos descobrir:
Do Hwa – Medley: Elvis + Bingle Bangle + Come See Me (AOA)
O ponto chave da apresentação foi o reveal não saindo, mas a apresentação inteira não foi legal. Ela ganha pontos por lembrar de coisas que ninguém comenta muito do AOA como “Elvis” e “Bingle Bangle”, mas o medley basicamente deu 10 segundos para duas músicas e o resto é só “Come See Me”, a Do Hwa não parece muito confortável cantando e está travadíssima dançando. Quando o break surge ela parece ter desistido, e dá para notar que qualquer ânimo com essa performance foi para o ralo, o que deixa tudo meio triste de assistir. Uma pena pelo AOA ter moldado o caráter de vários homossexuais que seguem esse blog, mas é de longe a apresentação mais fraca desse primeiro EP.
Mereceu receber 11 votos positivos? Não devia receber nem metade disso.
Como eu avaliaria? Negativo.
ZoA – Medley: After School (Weeekly) + Rum Pum Pum Pum (f(x))
Outra que fez um medley onde uma música tem 10 segundos e a outra basicamente ocupa a apresentação, mas nesse caso deu para entender a ideia de surpreender com o twist da intro fofinha virando uma performance poderosa de alguma velharia de um grupo que nem o pó está na SM mais. Funciona? Bem, eu diria que sim, mas dá para ver que a gata também não tem a confiança e força para sustentar uma performance sozinha. Parece um cover de colegial do f(x), mas um bom cover de colegial do f(x).
Mereceu receber 16 votos postivos? Acho que sim, foi bem OK e mais que isso seria superestimar mesmo.
Como eu votaria? Positivo.
Jiwoo (TripleS) – Rising (TripleS)
O figurino é legal e apoiamos monetes de terno a todo custo, mas não fica legal quando ele cobre o seu rosto por metade da apresentação que serve para te introduzir ao público, sabe? Parece que você está se escondendo do público. De resto, ela fez o básico de “Rising” como se fosse qualquer music show, mas como Rising é uma música com DEZ PESSOAS performando, a gata acabou meio que sendo jogada na fogueira para segurar sozinha essa performance. Acho que por ser muito nova na indústria ela não se sentiu muito segura para mostrar algo que ela já não tenha feito, mas isso não muda o fato dela não ter causado qualquer grande impressão.
Merecia receber 7 votos positivos? Acho que uns 9 ou 10 votos seriam mais adequados, mas definitivamente ela não merecia receber menos que a Dohwa.
Como eu votaria? Negativo.
Jiwon (Cherry Bullet) – Gotta Go (Chungha)
O primeiro arraso do episódio. Jiwon foi a primeira a pensar em cantar uma música solo numa apresentação solo (O que parece óbvio mas aparentemente não foi), montou uma apresentação com elementos, interações mais legais com os dançarinos, coreografia ótima e um vocal legal e adequado para a música. Ela incarnou bem o espírito de diva pop, estava confiante e sabia o que fazer ali em cima e fez um cover muito legal sem nenhum defeito. Definitivamente o grande destaque da noite.
Mereceu receber 24 votos positivos? Sim, e poderia ter recebido todos os votos positivos até.
Como eu votaria? Positivo
Suyun (Rocket Punch) – Advice (Taemin)
Vocalmente eu odiei isso, parece que a Suyun está brigando com a música a todo instante em um vocal que claramente não combina com “Advice” e é muito estranho de ouvir (Principalmente no refrão), mas vou dar o benefício da dúvida e só pensar que ela fez uma escolha muito errada de canção. Visualmente eu achei mais legal, ela estava belíssima no figurino e ela mandou bem dançando e nas expressões. No mudo é bem interessante.
Mereceu receber 12 votos positivos? Merecia mais, não muito mas o suficiente para ela receber mais votos positivos que negativos.
Como eu votaria? Hum… Acho que no ao vivo eu acabaria votando negativo pelos vocais, mas depois discordaria de mim mesmo e fica a vontade de ter votado positivo.
Nana (woo!ah!) – Move (Taemin)
Ela foi mais esperta que a Suyun tanto na escolha da música do Taemin quanto no uso de seus vocais, mas particularmente ainda senti que faltou algo nesse quesito. Não odiei como a menina do Rocket Punch, só é mais um caso de agradável porém não marcante (Para a safadeza de “Move” esse cover foi meio neutro demais até). De resto foi uma apresentação legal, ela parecia bastante confortável fazendo um estilo muito fora da zona de conforto do woo!ah, serviu na dança e abalou nos movimentos chave. O break final poderia ser mais explosivo por parte dela, mas nada que comprometa. Foi um boa apresentação.
Mereceu receber 19 votos positivos? Mereceu.
Como eu votaria? Positivo.
Lee Chaeyeon – Toc Toc Toc (Lee Hyori)
Ela merece pontos por ir lá no fundo do baú buscar esse single da Lee Hyori (Provavelmente é a primeira vez que a fanbase internacional ouve essa música, uma vez que “Toc Toc Toc” não está no streaming fora da Coreia), mas faltou carisma… e muito. A mona é fechativa na coreografia e no início da performance dá para ver que ela estava muito preparada para entreter as concorrentes com seus movimentos, mas do break pra frente ela parece que cansa ou algo assim e deixa as dançarinas de apoio fazendo o trabalho. Isso é algo que a Lee Hyori definitivamente faria, mas com muito mais presença de palco e confiança de que está abalando fazendo pouco. No geral é uma performance boa (Ela é muito mais habilidosa que a maior parte desse elenco dançando), mas sinto que a própria Chaeyeon não estava gostando muito do que estava fazendo.
Mereceu receber 20 votos positivos? Meio exagerado, uns 17, 18 já estava ok.
Como eu votaria? Positivo
FYE – Medley: Hype Boy (New Jeans) + Gone Gurl (FYE)
A parte de “Hype Boy” foi legal, a abordagem mais “sinta a vibe e cante junto” que ela optou foi muito interessante e funcionou pelo fato de ser ela, uma cadeira e um sonho. Mas aí chegou o trap de “Gone Gurl” e… GURL. Se eu não dei risadas com esse rap na live bêbado eu ri gostoso escrevendo isso aqui sóbrio porque minha nossa, nem sei como descrever o que senti aqui. Foi um ato de coragem, mas nada deu certo nessa parte. Literalmente, uma performance meio boa e meio ruim.
Mereceu receber 16 votos positivos? Acho que sim, um 14/13 seria mais ideal mas nada muito discrepante.
Como eu votaria? Pelo cover de Hype Boy eu daria positivo, mas se eu chegasse no rap sem votar eu daria negativo.
Riina (H1-Key) – Medley: Rose Blossom (H1-Key) + POP! (Nayeon [TWICE])
Bom, a parte de “Rose Blossom” foi para mostrar o lado forte dela (O grupo viralizou por ser muito competente cantando e dançando ao vivo) e o cover de “POP!” foi para mostrar um lado mais carismático e divertido da Riina. Eu diria que a ideia que ela botou no papel funcionou na prática, mas a derrapada que ela dá cantando a música da Nayeon acabou tirando um pouco da magia na 2ª parte. Pelo que eu vi nessa apresentação ela sairia melhor cantando apenas “Rose Blossom”, mas no geral foi legal de assistir. Foi o melhor desse monte de medleys que as participantes optaram no episódio até aqui.
Mereceu receber 8 votos positivos? Coitada, ela merecia ter recebido mais positivos que negativos para mim.
Como eu votaria? Positivo
Jihan (Weeekly) – POP! (Nayeon (TWICE))
Já a Jihan foi muito mais feliz no cover do POP!, tanto pelo novo mix quanto pelo figurino que ressaltou a persona vibrante e carismática dela. Foi uma apresentação adorável no geral, ela acertou nas expressões e transformou sua apresentação em uma experiência fofíssima e graciosa, mostrando todas as habilidades que ela possui. Não está entre as performances mais memoráveis da noite, mas foi uma apresentação muito competente que me chamou a atenção, e que mostra que ela tem futuro na competição.
Mereceu 17 votos positivos? Mereceu sim. Daria até uns 2 votos a mais e acharia ok.
Como eu votaria? Positivo
Yeoreum (WJSN) – Medley: As You Wish (WJSN) + Mmmh (Kai)
Bom, ela tinha que lembrar que é a MC “As You Wish” e está fadada a reviver isso para sempre, mas depois de 10 segundos ela já vai para essa música água com açúcar do Kai. No início ela parece meio contida, mas depois ela se joga e entregou muito bem tanto nos momentos de grande gostosa quanto nas partes mais teatrais a guria, os movimentos são sem esforço, fluidos e fazem a apresentação ser ainda mais prazerosa. A escolha da música que me perdeu mesmo, mas a bicha mostrou que é muito competente no que faz.
Mereceu receber 24 votos positivos? Mereceu. Não sei se está no mesmo nível da performance de Gotta Go, mas no caso a Jiwon merecia mais do que 24 votos.
Como eu votaria? Positivo.
Bora (Cherry Bullet) – My Sea (IU)
Essa foi a performance mais esperta do primeiro episódio: A Bora sabia que se garantia mais com seus vocais em uma música mais emotiva, então ela pegou uma das músicas mais emocionadas da IU e fez a apresentação mais teatral da noite, transformando o palco em um grande musical… de igreja evangélica, mas ainda um musical. E olha, ela vocalmente surrou as outras com gosto também, acertando todas as notas e emocionando toda uma nação. No conjunto da obra tenho outras performances favoritas, mas vocalmente ela foi de LONGE a mais memorável do programa até aqui.
Mereceu receber 25 votos positivos? Particularmente não foi a minha performance favorita, então é natural eu achar que ela não merecia ser a mais bem avaliada da noite. Uns 22, 23 votos já estavam de bom tamanho.
Como eu votaria? Positivo.
Wooyeon (woo!ah!) – INVU (Taeyeon)
Ela foi ainda mais corajosa que o rap da tailandesa cantando uma música da Taeyeon na frente da Taeyeon e SEM FAZER AS HIGH NOTES DA TAEYEON. Uma lição que essa querida aprendeu depois disso é que é melhor fiascar tentando do que deixar o playback rolando, pois isso derrubou a performance da coitada de jeito. PORÉM, antes disso a apresentação estava bem ok, ela estava dançando de um jeito tão sedado quanto a Taeyeon costuma dançar e estava cantando bonitinho também. No geral tudo acabou ficando meio fraquinho, mas definitivamente não foi a pior performance da noite.
Mereceu receber 4 votos positivos? Não que merecesse muito mais mas, assim, deram 11 votos positivos para a apresentação da Dohwa e massacraram as novatas por bem menos, sabe. Uns 7, 8 votos positivos para a mona seriam mais justos.
Como eu votaria? Negativo.
Para quem se interessar, também estou assistindo o programa através de lives na twitch! Se você quiser uma companhia potencialmente alcoolizada na sexta a noite assistindo as maiores safadezas que um programa da MNET pode fazer, pode me seguir lá na roxinha: twitch.tv/dougiejpg
Com muita tristeza no coração, concordo que a Dohwa não foi bem. Dou um desconto pro erro da saia porque, apesar de ser constrangedor de ver, ela pelo menos continuou tentando e soube fingir no palco que tava tudo bem, mas quem lembra da performance do AOA na final do Queendom 1 sabe que ela é capaz de entregar BEM MAIS em coreografia do que entregou. O consolo pra ela é que pelo menos a edição da Mnet parece estar sendo boazinha com ela e colocando ela como a “veterana boazinha e humilde que elogia todo mundo” (diferente da Chaeyeon que teve a imagem tostada com os votos negativos que ela distribuiu pras concorrentes).
Também achei que a Riina merecia mais votos positivos que negativos; sacanagem massacrarem a guria por uma desafinada besta que só durou um segundo.
A Yeoreum foi ótima. Mas uma coisa que me ocorreu vendo esse episódio foi por que a Starship escolheu mandar ela pra essa competição, e não alguma das outras integrantes do Cosmic Girls que são ainda mais talentosas que ela – como a Exy, que já passou por uns quatro ou cinco reality shows diferentes na Coreia do Sul. Será que a Exy tava muito cansada de pular de reality em reality (logo é capaz da Starship assinar contrato pra ela entrar em A Fazenda)?
(ah, ainda sobre a Dohwa, eu ri e me identifiquei muito quando a Taeyeon chamou ela pro palco e algumas concorrentes ficaram confusas sobre quem era Dohwa, até verem ela passando e cochicharem: “ah tá, é a Chanmi do AOA”)
Eu amo esse blog💜
Na apresentação do reality a camera usada n foi essa, né? Acho q é por isso q achei q quase todas as performances parecem corridas demais. Pode ser o tempo de ensaio q foi curto, juntando o nervosismo e o cenário n valorizar muita coisa. Dito isso, podiam até ter escolhido figurinos q destacassem mais as meninas, tanto do cenário quanto dos dançarinos de apoio.
Até ent, a minha favorita foi a Bora, q foi inteligentíssima e usou o que tem de melhor e causou uma forte impressão
a gente sempre contar com um orbit pra falar merda, né? a Yeoreum sempre foi a que menos ganha atividades solo, quando finalmente ganha “tEm gEnTe mAiS tAleNtOsA nO gRuPo” “aIn ExY rAtA dE sUrviVaL” poha meu vai cuidar do teu grupo
Pelo jeito alguém não está acostumado com o sarcasmo habitual neste blog e na seção de comentários dele…
Relaxa, meu comentário foi só uma zoeira com as idas constantes da Exy a reality shows. Quanto à Yeoreum, de fato tem outras integrantes mais talentosas nas Cosmic Girls – mas isso tem menos a ver com o talento individual dela e mais a ver com o nível bastante acima da média de talento das Cosmic Girls no k-pop. Tanto que, só por essa primeira rodada do Queendom Puzzle, já dá pra notar que a Yeoreum está bem acima da grande maioria das outras competidoras em termos de talento.
E embora eu goste do LOONA, não me considero orbit e já critiquei bastante elas – mesmo no caso do Queendom 2, embora eu considere que as Cosmic Girls não mereciam a vitória, também considero que o LOONA não merecia (quem merecia era a Hyolyn, que acabou nem ficando no top 3; o LOONA escorregou consideravelmente na performance de “Butterfly” no terceiro round, enquanto as Cosmic Girls arrasaram com “Pantomime” no mesmo round). Inclusive, enquanto muitos orbits até hoje acham que o LOONA teria vencido o Queendom 2 se não fosse pela pontuação zerada no primeiro round, eu fiz os cálculos de quantos pontos elas receberiam se a Mnet tivesse dado a pontuação de sexto lugar (semelhante à pontuação que as Brave Girls receberam no segundo round) e sei que mesmo com essa pontuação elas teriam perdido pras Cosmic Girls na pontuação total na final.
alem de pedante é cínico tambem? “não me considero orbit” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK se poupe muito, a blogosfera (que eu sei muito bem como funciona, inclusive) não pode falar um A que lá vem o brave sound dar um jeito de fazer o assunto ser as 12 luvas de pedreiro de seoul, quer fazer graça pelo menos assume filhão
É madrugada e eu tô quase acordando a casa toda de tanto que eu tô GAITANDO com essas análises tuas sobre as performances. É isso que eu mais adoro nesse blog, as doses cavalares de deboche que ativam meus receptores de serotonina, ainda que às custas da luta de algumas jovens coreanas desesperadas. Mandou bem, Dougie!
riina injustiçada
[…] Post anteriorRECAP — Performances do Queendom Puzzle – Round 1 (Parte 1) […]
Para mim o problema da Suyun é a própria direção do rocket punch elas sempre tem músicas muito agudas, sempre pende para o lado do agudo. A carinha da companheira loira dela foi demais tadinha, elas não entenderam nada kkk.
Eu amo os vocais da bora, mas a gata foi bem malvadinha nesse ep, sem contar que ela mesma se faz de doce e gentil e estava votando negativo enquanto fingia adora as performances kkk, bem cobra. Mesmo com vocais impecáveis acho que ela não vai debutar novamente, a técnica é boa, mas o timbre….
Quanto a Chae, parece que ela não queria está ali, parece que ela foi obrigada, ela tava toda estranha e parece que foi só por contrato, não é possível. Comparando a atuação dela na performance com as performances do solo dela era bem diferente, a coitada tava morta no palco e se continuasse daquele jeito ia sai rapidinho.
A nana votar negativo na apresentação da colega de trabalho foi bem ridículo, tendo em vista que ela sabia da preparação da menina, e poderia ter apoiado ao invés de criticar, já que tinha outra 26 pessoas para fazer isso.
Tive essa mesma má impressão da Bora nesse queendom, me decepcionei muito. Nem parece ser a mesma que tava no GP999 que era super compreensível e doce, também acho que ela não vai debutar e nem as outras bullets kk se tivesse mandando a Yuju ou a Hae-yoon(são as gatinhas com mais apelo pupular e ainda conta o bunus de terem fãs solos antigos), a Nana foi bem fdp com coleguinha em, puxa não custava nada apoia amiga de grupo ainda bem que MNET expôs ela na edição, isso me lembra da cena da Dohwa entrando sozinha e o flashback AOA em época que felicidade pairava entre nós, achei tão nostálgico e certeiro pro coreano médio adotar o enredo de veterana sofrida dela. Já que com pobi da Haein recebeu tanto negativo que não aguentou o rojão e pulou fora, outra coisa que não me agradou foram os critérios de votos positivo ou negativo. Muitas gatinhas foram negativadas por puro recalque das outras, além delas avaliarem as performance pela estrutura teve umas que trouxeram muitos dançarinos, mas não cantarem bem por ter toda essa estrutura era positivo… Minha Miru Shiroma entregou vocais estáveis foi negativada por ter apenas um sonho e microfone de mão, elas não aguentam verem uma japonesa gostosa bissexual nordestina no topo
Ps sinto que as japonesas estão sendo perseguidas nesse programa e as tonhonas do Cherry Bullet deveria ter vergonha de quererem rivalizar tentando enredo com as pobres Chiquitas da Woollim
Ah! Esse é um dos motivos pelo qual eu gosto tanto desse blog. As doses cavalares de deboche e ironia são um refresco nesse mar de kpoppers que se levam e aos seus faves a sério demais.
Dito isso, as únicas Performaces que me chamaram atenção foi a da Bora, que só gravei o nome por causa do vocal claramente superior das demais e da Jiwoo por causa da música da Chungha. Fora elas as demais foram de ok para esquecíveis e com uma base super carregada, o que me incomodou bastante.
No mais, aguardo ansiosamente seus ácidos comentários!