NewJeans segue lançando músicas que não vão direto para as plataformas e só serão lançadas junto com o álbum, mas ganham MVs e são jogados no YouTube. Isso vem acontecendo com certa frequência nos pré-lançamentos de K-pop, mas como o NewJeans é um dos grupos com mais olhos observando atualmente é natural que isso chame atenção. A HYBE devia deixar esse truque de farmar adsense para os influencers e blogueiras mais pobres que não conseguem patrocínio como eu e se preocupar em vender música, mas até aí quem sou eu para dizer o que a empresa tem que fazer né?
Enfim, o novo pré-lançamento do grupo é “Cool With You”, e o grupo lançou dois MVs para esse single, sendo o side A exclusivo para essa música e o side B com uma prévia de outra música desse comeback, “Get Up”:
A essa altura o UK Garage vai ser mesmo a coisa (Pelo menos durante essa era) para o NewJeans, e as reações de “Cool With You” tendem a ser parecidas com “Super Shy” e “New Jeans” que elas lançaram mais cedo. Tem quem ache isso a maior obra de arte já feita e tem quem já ache a coisa mais genérica, repetitiva e superficial possível, e acho esses dois extremos, huh, esperados: Nada do grupo é explosivo, expressivo e que impressione numa primeira ouvida e isso pode desanimar alguns, mas a delicadeza e sutileza dos instrumentais e vocais inocentes e sofisticados do grupo são coisas interessantes que despertam um fascínio para outros. Querendo ou não, ninguém faz do jeito que o NewJeans vem fazendo.
Sobre “Cool With You”, eu tenho basicamente o mesmo sentimento de “Super Shy”: Nada é exatamente novo para elas, mas tudo é extremamente refrescante. A energia e atmosfera mais intimista com o instrumental eletrônico suave e “vibing” é legal, vocalmente o grupo é linear sem grandes momentos de notas mais agudas ou graves que ajudam a vender a ideia mais calma que a música possui. Em comparação eu acho “Cool With You” melhor, pois não sinto aquela sensação de repetição e a barra do viral de tiktok sendo forçada na execução da música (Talvez por essa ser uma b-side e não um single em si), mas ela meio que chega no mesmo lugar como uma música que me traz conforto.
Ao mesmo tempo que o NewJeans não parece ser expressivo ou transmite cores fortes para isso, as músicas tem sua emoção e fazem eu, como ouvinte, me envolver nesses minutos confortáveis e descolados que elas entregam. Nenhum momento da música é um grande destaque, mas o conjunto da obra é estiloso, amistoso e bonito de ouvir. Talvez me empolgasse ainda mais se eu ligasse para os MVs (Uma vez que os trabalhos visuais são realmente algo que o NewJeans quer que eu preste atenção mas pessoalmente não me importo muito com isso), mas a música em si já é o suficiente para mim.
Para todos os efeitos, o NewJeans vem criando uma imagem e sonoridade consistente, que pode vir a saturar dependendo de como os outros grupos de K-pop vão utilizar da trend e o que a própria fanbase vai considerar ou não uma “cópia do NewJeans” mas, hoje, não acho que isso importe. Já deu para notar que o 2º EP do grupo vai seguir a mesma linha do 1º, onde a experiência como álbum será mais importante do que tentar vender uma ou outra música de destaque como faixa principal, e isso é realmente algo muito interessante de se ver no K-pop. Só acho que seria mais interessante se as músicas não ficassem nessa enrolação e fossem para todas as plataformas, mas faz parte do conceito delas e isso vem dando muito certo, então que a Min Hee Jin siga fazendo um bom trabalho com o grupo.
sinceramente desde de omg to achado mt sem graça as musicas delas.
ultimamente parece que é só musica pra viralizar no tik tok
desde omg to achando muito sem graça, é até legal o conceito retro mas seilá. parece que tão fazendo music pra viralizar no tico teco
Curti Attetion e Cookie, depois comecei a achar tudo muito parecido e agora não tô ouvindo mais.
achei o MV dessa música brilhante, gosto de como eles apresentam o trabalho como um todo, e pessoalmente isso é mais importante do que o resto, pelo menos no momento.