Perfume bota um pouco de futuro na demo retrô que o Nakata pegou do Mondo Grosso com “Moon”

Perfume está de volta com seu primeiro trabalho inédito depois de mais de um ano do último álbum “Plasma”. O single “Moon” já era bem conhecido, com a música principal sendo tema de um drama aí no Japão que já tinham lançado digitalmente há uns 15 dias, e a b-side “Love Cloud” sendo cantada em qualquer buraco de Londres por aí. Mas, somente ontem tivemos o lançamento oficial do single, assim como o MV para “Moon”:

Acho legal quando o Nakata consegue fazer uma produção que, huh, não pareça Nakata. Quer dizer, nada me tira da cabeça que essa senhora foi na gaveta do Mondo Grosso, achou a demo de “Heaven” do After School que é o puro lacre homossexual…

… E remixou do jeito retrofuturista que ele costuma fazer hoje em dia para o Perfume lançar. Ele já vem fazendo músicas retrofuturistas desde o comeback do CAPSULE, e vai seguir até surgir uma nova tendência cool entre produtores que ele goste. Por mim tudo bem: Essa fase rendeu o melhor álbum do CAPSULE em mais de uma década e algumas das melhores músicas do Perfume em tempos, é um estilo que eu acho muito legal e não me vejo cansando.

“Moon” é um número funky eletrônico oitentista que talvez seja o momento mais “sexy” (Com muitas aspas) que vamos ter na vida do Perfume em termos de sonoridade. Perfume sempre foi um grupo de comadres e, agora que elas tem idade e tempo de carreira para serem comadres de verdade, elas estão mais comadres do que nunca. Mas se fosse um trio de piranhonas apostando em um conceito desses, a fantasia cyberpunk de muita gente seria realizada nesse single. De qualquer forma, “Moon” é um negócio bem diferente do habitual para o Perfume, e até vocalmente as comadres usaram processadores diferentes e mais graves para fazer a música acontecer. É meio fora da zona de conforto para elas, então é legal ver o risco e acerto que esse single trouxe.

Perfume demorou, mas começou a nova era com o pé direito com a ótima “Moon” (E a b-side “Love Cloud” é melhor ainda). Agora que a Toshiko voltou para o seu caixão e o Capsule não deve voltar tão cedo, o Nakata deve voltar a focar em promover e dar músicas novas para o Perfume (E a Kyary), então teremos lançamentos mais frequentes delas até um novo álbum daqui a 2 anos. Se manter esse conceito e o nível desse single, essa nova era do Perfume é promissora.