Review Retrô: Há 10 anos, Dal Shabet voltava com um dos melhores K-pop de todos os tempos em “B.B.B (Big Baby Baby)”

Ontem fez 10 anos que “Big Baby Baby” do Dal Shabet surgiu na indústria, e eu percebi que ainda não tinha feito um post sobre essa música nem nesse, nem no meu antigo blog. E olha que já estou há quase 1 década falando as maiores atrocidades sobre lançamentos e músicas velhas no K-pop. Então, como forma de me reparar desse erro, aqui vai uma review retrô comemorativa de 10 anos do que é um dos melhores K-pops de todos os tempos (E provavelmente o meu K-pop favorito):

“Big Baby Baby” é uma mudança forte de conceito do Dal Shabet na época, com o grupo sendo mais um das dezenas de girlgroups que viraram a chave para um conceito mais sexy, mas elas tentaram fazer algo diferente do padrão de sexy concept. A grande inspiração do grupo e do Shinsadong Tiger e do Dal Shabet quando lançaram “Big Baby Baby” era a diva coreana Kim Wan Sun, então o grupo veio com uma música mais rápida, dançante e retrô, ao invés do ritmo mais cadenciado e envolvente da maioria dos sexy concepts do K-pop na época. Ainda era sexy, mas num ritmo mais dinâmico.

Basicamente, “Big Baby Baby” é o synthpop oitentista antes do synthpop oitentista ser a grande moda dos grupos de K-pop atuais. Até a referência é diferente de “Take On Me” do A-ha, com a música parecer alguma referência em “Sweet Dreams (Are Made Of This)” do Eurythmics (Uma das primeiras “coincidências suspeitas” que as produções do Shinsadong Tiger costumam ter) mas com 6 coreanas querendo cantando que precisam de um bebezão grande. Como isso passou pela censura coreana sem ninguém ligar que elas estavam cantando sobre um pirocão eu não sei, mas o Dal Shabet estava com fogo no olhar com esse comeback.

Tudo foi muito pensado em fazer o Dal Shabet se destacar do povão, uma vez que elas ainda estavam naquele bolo de girlgroups que eram conhecidos mas não tinham fanbase… E funciona. O instrumental é delicioso, intenso e acerta na proposta sexy porém dançante, a repetição dos Big Baby Baby durante a música está no ponto, a Serri estava mais bonita do que nunca e ela repetir duas linhas na música inteira foi o suficiente para ser memorável. Outro momento memorável é a leva de versos rápidos que a Gaeun tem na música, sendo possivelmente a coisa mais relevante que ela fez dentro do grupo. E o refrão é maravilhoso, se destacando muito bem pela dramaticidade e o fato da Woohee gemer a letra inteira, que deixou “Big Baby Baby” ainda mais deliciosa.

“Big Baby Baby” é uma música arrebatadora e perfeita do início ao fim, todo mundo que ouviu a música na época AMOU e ela se tornou um dos meus K-pops favoritos de todos os tempos. Ali eu realmente acreditei que AGORA o jogo viraria e elas se tornariam as novas fodonas da geração MAS…

…A música morreu com um 16º lugar no Gaon. Hoje em dia um 16º lugar é uma grande vitória para grupos de segundo e terceiro escalão do K-pop, porém em 2014 ainda não tinha esse prestígio todo. Um girlgroup não pegar um Top 10 num cenário extremamente concorrido? Sinal que elas foram engolidas de novo. Ali eu comecei a sentir que não era para o Dal Shabet acontecer mesmo, todo comeback botavam uma censura diferente no grupo e a tendência era delas sumirem com o advento da nova onda de girlgroups que começava a surgir em 2014/2015.

Não sei se “Big Baby Baby” teria chances de emplacar se fosse lançada hoje em dia, onde todo mundo lança synthpop oitentista e a referência delas AINDA É diferente do que está na moda, mas é uma música atemporal. Funcionou muito bem em 2014, é um hino hoje em dia e ainda será deliciosa nos próximos. Para mim, “Big Baby Baby” é a melhor música do Dal Shabet e melhor produção do Shinsadong Tiger, e mesmo sem os louros ou o sucesso comercial que merecia, ainda é uma das músicas mais memoráveis que o K-pop proporcionou nesses anos.

4 comentários sobre “Review Retrô: Há 10 anos, Dal Shabet voltava com um dos melhores K-pop de todos os tempos em “B.B.B (Big Baby Baby)”

  1. Saudades desse grupo… Será que ainda dá pra ter esperança de alguma reunião, já que oficialmente o grupo não disbandou? Torço muito por isso!

  2. me lembro ate hoje s sensação de arrebatamento que eu tive escutando essa música pela a primeira vez, pra mim depois dai o Dal Shabet entregou três comeback lacrudos com Joker e Someone Like U, deixam as favs de muitos no chinelo. A Serri só precisava de uma franjinha preta e alguns no no no pra fazer história! (e o clipe eu acho um luxo)

Os comentários estão desativados.