ALBUM REVIEW: TUIDE – TUNE & PLAY

Já tem um tempo que o debut do TUIDE aconteceu com o EP “TUNE & PLAY”, que não foi tão recebido pelos coreanos e rendeu notas de “primeiro debut de girlgroup fracassado da HYBE” por conta da title “SUN KISS” não conseguir figurar no Top 100 do Melon, além das menos de 150 mil cópias vendidas do EP também representar um número bem baixo para os padrões do conglomerado. Mas será que essa “falta de interesse” no grupo é justificável? Porque, apesar dos pesares, “TUNE & PLAY” ainda tem muitas ideias boas que me fazem crer que esse girlgroup merece um pouco mais da sua atenção.

Artista: TUIDE
Álbum: TUNE & PLAY
Lançamento: 24/08/2026
Gravadora: ABD
Nota: 72/100

“TUNE & PLAY” é uma experiência bem tranquila. Tão tranquila que nem parece saída da HYBE, que normalmente aposta em faixas assumidamente mais “hit or miss” (foco no miss) para gerar reações mais acaloradas, comentários mais intensos e debates que se estendem e mantém, bem ou mal, o comeback em questão vivo. Quando eu escuto esse EP, sinto que a proposta de “buscar novos sons e criar uma identidade própria” para o TUIDE é genuína, as referências e sonoridades resgatadas dos anos 90 tem uma personalidade “diferente” do habitual e me leva a crer que os responsáveis recém criada ABD realmente tem uma visão diferente de como fazer música pop por ali.

Com 5 faixas e 12 minutos de duração comandados pela produção da dupla Groovyroom, “TUNE & PLAY” resgata um pouco da sensação fresh e confortável que parece distante hoje, mas era regra na época que o NewJeans era o evento e quase todo girlgroup tinha que ter seu momento easy listening para acompanhar tal onda. E no meio de tanto batidão eletrônico mais agressivo e chamativo, o EP do TUIDE surge como uma interessante válvula de escape: Você não precisa de um oontz oontz martelando sua cabeça 24h por dia e, às vezes, precisa de algo mais tranquilo e sutil como a ótima “SUN KISS” para desacelerar e simplesmente deixar o tempo passar.

Claro que isso tem seus contrapontos que fazem o EP soar mais como uma grande introdução para o potencial do grupo sem mostrar nada exatamente incrível. Tem coisas bem legais acontecendo, como o inventivo e inusitado resgate soultronico do single “SUN KISS” e a interpolação de “All For You” da Janet Jackson antes do simpático house de “Echo”, mas quem gosta de sentir um impacto mais instantâneo ouvindo música pop pode passar algum estresse porque temos instrumentais muito suaves, batidas muito leves, vocais MUITO sutis e trabalhos muito breves nesse EP bem curto. Falta pressão e o “TUNE & PLAY” é um EP bem inofensivo nesse sentido, funcionando mais para fazer você prestar mais atenção no futuro do grupo do que definir que elas são suas favoritas no presente.

Com o nível bem baixo de debuts esse ano, acho meio injusto um EP bom e consistente como o “TUNE & PLAY” ser tão pouco comentado. Por outro lado, a ABD resolveu seguir pelo caminho mais longo e mostrar uma versão “em construção” de um grupo que será lapidado e refinado com o tempo, então não é a intenção fazer do TUIDE seu grupo favorito logo de cara. Me lembra muito o que a Starship fez com o KiiiKiii no “UNCUT GEM” ano passado (com uma execução bem mais soft bem mais soft em comparação) e esse ano elas decidiram ser o melhor girlgroup do K-pop, e quem sabe isso não se repete com o TUIDE?! De qualquer forma, “TUNE & PLAY” ainda tem coisas que valem a pena prestar atenção.

Faixa a Faixa

O álbum começa com “ABD”, um agradável aceno do TUIDE ao hip hop dos anos 90. Fiquei na dúvida disso ser ou não uma intro porque ela não chega a dois minutos, mas não é como se as outras faixas fossem muito mais longas (Só o single chega a ter 3 minutos mesmo) e sabemos o tesão por faixas curtas no pop atual. Então, considerando como faixa completa, é meio insultante isso aqui não ter um minuto e meio a mais. O que foi entregue, entretanto, é adorável e introduz bem a visão de grupo jovem e carismático para esse grupo.

“SUN KISS” é um single bem grower. Eu já falei dessa faixa ser bem boa por aqui, mas a melodia é tão relaxante que eu já me peguei algumas vezes buscando essa música para ter um pouco de paz em momentos mais caóticos, fazendo a faixa ganhar mais força na minha playlist. Essa mistura soultronica foi uma ótima cartada e traz uma personalidade única para o grupo, e o refrão envolvente me dá um calor gostoso no coração. Eu não tenho nenhum problema com essa música, mas um vocal mais robusto faria “SUN KISS” ser um debut mais emblemático. “Echo” é o TUIDE mergulhando no house, que ganha mais brilho com a interpolação de “All For You” abrindo a faixa com muita energia e carisma. O batidão é o mais expressivo do EP, mas a música basicamente não tem refrão ou um gancho efetivo além da interpolação, o que torna a música mais “tanto faz”.

“Flip-Flop Girl” é a faixa mais midtempo do álbum, um número funky anos 90 mais envolvente para deixar você “se levar no flow”, como elas cantam na música. Combina bem com a energia mais suave e fresh do álbum, mas não tem nada muito especial que me faça querer ouvir essa música de novo. Um grande fillerzão se você não estiver na vibe de caminhar pelos becos da favela onde tu mora com um som mais suave. Por fim, o UK Garage de “GRLS” é o mais familiar do K-pop recente, mas é mais dinâmico com uma melodia levemente mais expressiva e versos mais rápidos. Nada UAU e essa repetição de “GRLS” deixa essa música ainda mais cara de intro/interlúdio, mas é uma batida boa para deixar de fundo enquanto faço qualquer outra coisa, fechando bem o EP.

Concluindo…

De todos os vilões que saíram dos estúdios da HYBE em formato .mp3, o “TUNE & PLAY” não é responsável por nenhum deles.

Um comentário sobre “ALBUM REVIEW: TUIDE – TUNE & PLAY”

  1. Acho interessante, que pela sua fama no Twitter, parece que tu é um monstro tóxico.

    Você sempre é bem respeitoso e seus comentários sempre se prendem ao que você curtiu ou não das músicas, nada além disso. Principalmente comparado ao bando de asno que algumas vezes comentam por aqui.

    Acho realmente muito divertido o blog, e pela semana você deve ser top 10 gay mais felizes com as músicas que saíram esse dias. Desejo muito sucesso para ti meu caro, acho o blog bem legal.

Deixe um comentário