“Sure, Jaane” do STU48 é a melhor música que um anônimo já me recomendou por e-mail

Eu costumo não prestar atenção nesses emails anônimos que chegam até mim pois normalmente são pessoas que descobriram que eu falei em 2020 que a música de algum fave é um lixo e foi lá me xingar com muito ranço por correio eletrônico, então quase deixei passar esse email anônimo recomendando uma música para ouvir e falar o que achei. Mas algo me fez dar uma chance e olhar o que esse anônimo me mandou, afinal o que faria alguém me recomendar uma música por email né? E o que recebi foi isso aqui:

“Sure, Jaane” é uma b-side do 8º single do STU48, mais um dos vários grupos 48 espalhados por aí (Se não me engano esse é o mais novinho dos grupos japoneses). Em outros tempos eu passaria longe disso, mas eu tenho simpatizado com várias coisas relacionadas aos grupos 48 ultimamente (Especialmente o AKB e o SKE48) e até uma ou outra coisa das rivais 46 vem me pegando por aí, então eu resolvi conferir para dar aquela moral para um anônimo e ver se poderia ser mais uma boa faixa do catálogo 48 na minha playlist… E não é que é boa mesmo?

“Sure, Jaane” é uma boa faixa que revive o synthpop oitentista de uma forma que só o japonês sabe fazer (Afinal tá aí um povo que nunca largou a mão dos anos 80 e 90 na hora de entregar música pop). “Sure, Jaane” ainda tem aquela batida contagiante, aquela emoção de trilha sonora de filme da sessão da tarde que dá muita energia e aquele sentimento de nostalgia que até mesmo uma jovem camponesa nascida em 1996 pode sentir achando que viveu o auge dos anos 80. Ainda me incomoda essa mania de fazer coral para o refrão que os grupos 48 tem, mas cada aparição da guitarra no instrumental me dava vida e me fazia deixar levar por essa música deliciosa. Inidividualmente os vocais são fofinhos e combinam bem com o instrumental, fazendo “Sure, Jaane” ser aquele retrô moderninho que me abre um sorriso ouvindo.

Então eu vou deixar meus agradecimentos ao anônimo que enviou esse email. Ele, ela ou elu provavelmente indicou sabendo que eu gostaria devido ao meu histórico deitando para qualquer safadeza retrô sintetizada que gatinhas asiáticas soltam para o público, mas por ser uma b-side de teatro de um grupo pouco comentado entre os 48G eu não saberia da existência por meios normais. O anônimo acreditou que eu abriria esse email, olharia essa música e escutaria para aclamar, talvez só não esperava que eu criasse um post para isso. Obrigado por esse hino.

Para quem tiver curiosidade, o single de “Sure, Jaane” é essa “Hana wa Dare no Mono?”, lançada no último dia 13 de abril. É uma faixa bonitinha, mas não me cativa tanto assim e é meio qualquer coisa no nicho de música idol japonesa. Mas não ofende ouvindo, se bater curiosidade de dar play vão receber uma música bem agradável.

7 comentários sobre ““Sure, Jaane” do STU48 é a melhor música que um anônimo já me recomendou por e-mail

  1. então vou deixar outras duas aqui nos comentários pra quem quiser, são do grupo mais legal da franquia 48: o nmb48

    o primeiro é kamonegix, single principal de 2013, acho uma farofa muito boa numa época onde esses grupos do akimoto só lançavam música caipira https://www.youtube.com/watch?v=DWcEsw9YQcM&ab_channel=NMB48

    o segundo é janjan, desse ano, cantado pelas undergirls, que tbm é um revival dos anos 80 bem feitinho https://www.youtube.com/watch?v=_3XtX1Z-iNw&ab_channel=NMB48-Topic

  2. Realmente, uma ótima descoberta; gostei muito da música!

    E confesso que não sabia que os grupos 46 eram rivais dos 48; achava que era tudo parte do mesmo projeto megalomaníaco.

    • na verdade é tudo coisa do akimoto. os 46 foram criados pra rivalizar com os 48 pra criar um monopólio de vendas

      • Ah, então é uma rivalidade de fachada pra marketing, certo? Igual nos anos 90 em que as fãs dos Backstreet Boys e as do NSYNC se matavam, e na verdade os dois grupos tinham O MESMO EMPRESÁRIO (que falava mal de um grupo pro outro pra estimular a rivalidade e pros dois não perceberem que ele estava empurrando contratos abusivos pra eles)…

        O documentário sobre esse cara é impressionante, por sinal.

  3. E eu só descubro essas coisas por aqui. E sim, a música é muito boa e consegue trazer o ar nostálgico de uma época que nem era nossa.

  4. Douggie, mo, comenta mais os grupos 46 (48, meh). Tem mt coisa bacana saindo ultimamente!

Os comentários estão desativados.