“Illusion” é boa demais para ser um single do aespa

aespa movimentou as últimas 24 horas do mundinho kpopper com o anúncio do 2º EP “Girls”. Tivemos tracklist de NOVE músicas revelada (Ok que metade é velharia MAS foi só para a SM surrar os full albums de 8 faixas por aí, então ok), anúncio de contrato com a Warner, lançamento de “Life’s too short” e por aí vai. A cereja do bolo aconteceu durante essa madrugada, quando de surpresa o aespa liberou uma das músicas do comeback, “Illusion”:

Normalmente os singles do aespa são mais agressivamente ousados, daquele tipo “hit or miss” que causa um estranhamento, um desconforto, uma sensação de sair da zona de conforto com um instrumental mais “experimental” e fora da casinha. Comigo não funciona e geralmente acho os singles do grupo uma porcaria sem tamanho, mas o sucesso do aespa mostra que sou minoria e que os trabalhos delas funcionam para muitas pessoas e gays não só na Coreia como ao redor do mundo, sendo facilmente o girlgroup da SM que mais faz barulho fora da Ásia.

Quando “Illusion” saiu e eu fui ouvir pela primeira vez, fiquei surpreso por não ser uma música que desafiasse os meus limites. Não sei se é porque me acostumei com o padrão do aespa ou se “Illusion” é mesmo uma faixa mais light do que o grupo costuma fazer, mas senti que os responsáveis por essa música deram dois passos para trás, viram o que era exagerado no material principal do grupo e optaram por deixar isso de lado e lançar uma versão mais menos hyper e mais pop do que é o aespa. Na prática, “Illusion” é uma faixa pop mais contida e óbvia, e por isso mesmo muito boa: As mudanças no instrumental fazem sentido, os vocais estão gostosos de ouvir, a faixa tem sua força e agressividade mas de um jeito bem mais suave que o habitual, me permitindo curtir o ritmo do início ao fim. Não rola aquele momento estranho e fora da caixa que a SM costuma fazer para estragar as músicas mais recentes de seus atos mais “cool”, e por isso mesmo é estranho de ver o aespa lançando como material promocional.

“Illusion” definitivamente não funciona dentro dos singles do aespa, e talvez por isso mesmo é uma faixa pré-lançamento e não um single de fato. Porém, para encher o 2º mini-álbum do grupo e como música em si, é um trabalho muito bom e que casa melhor com o que quero ouvir de música pop (Ou seja, provavelmente a maioria de vocês deve ter achado essa música básica e nada demais). Isso não me dá muitas expectativas para o comeback do aespa porque sei que a faixa principal “Girls” será bem mais exagerada do que isso (Se vai ser pelo bem ou pelo mal? Veremos mês que vem), mas é a primeira vez que eu curto pra valer uma música do aespa e isso é promissor.

3 comentários sobre ““Illusion” é boa demais para ser um single do aespa

  1. Será que enfim vou curte algo do Aespa? Achei bontinha essa estética que usaram, e essa musiquinha até tá legal, talvez cresça comigo depois de algumas ouvidas ou caso caia no aleatório.

Os comentários estão desativados.