BLACKPINK está de volta com a MARAVILHOSA “Shut Down” #publi

Depois de abalar o mundinho K-pop com “Pink Venom” alcançando o topo dos charts e sendo o maior hit das últimas semanas, BLACKPINK lançou hoje seu 2º álbum “BORN PINK”. E se “Pink Venom” já mostrou que elas não estavam para brincadeira, “Shut Down” é o single que consolida o grupo de vez como um dos mais excepcionais que o K-pop teve a sorte de produzir, pois tudo nesse single é a cara do BLACKPINK ao mesmo tempo que traz o impacto e revolução que elas sempre trazem em todo comeback:

“Shut Down” é sensacional. Já nos primeiros segundos você vê toda a diferença do BLACKPINK para o resto do K-pop já nos primeiros segundos, com a orquestra de Paganini sendo retrabalhada para funcionar no mundo contemporâneo, todo o trabalho é único e impecável, valorizando os vocais e raps das meninas de um jeito singular. O refrão é icônico, um dos melhores do ano com uma letra ótima e ganchos que funcionam muito bem. “Shut Down” tenta atingir todos os públicos e consegue, pois é o tipo de música que todo kpopper vicia e gruda na cabeça de tão boa que é. Elas foram perfeitas em uma música que explora e redefine os limites do que o K-pop pode fazer.

E temos que destacar também que o Teddy é um gênio da música. Quem diria que usar “La Campanella” como sample para um hip hop de atitude seria um movimento tão perspicaz? É inovador e revolucionário, a forma como essa música representa o que o K-pop tem de melhor e trazer um ar de novidade é sempre impressionante. Somente um produtor que se desafia tanto seria capaz de explorar ao máximo todo o talento e potencial que essas meninas possuem, e “Shut Down” justifica o fato do BLACKPINK ser um dos maiores atos do K-pop atualmente pois é o tipo de música que faz história e atravessa gerações. Daqui a 10 anos olharemos para o passado, lembraremos dessa música e vamos falar “Meu deus, elas eram as fodonas mesmo”.

BLACKPINK é de fato o grupo mais interessante e original que o K-pop proporciona. Diferente das tidinhas do TWICE ou das bombas sonoras dos outros grupos, o BLACKPINK consegue aliar todo seu talento em músicas poderosas, eletrizantes e de qualidade ímpar. Muitos grupos ao longo dos anos se inspiraram e tentaram replicar a fórmula do BLACKPINK, mas “Shut Down” prova que ninguém faz tão bem do jeito que o BLACKPINK faz.

#publi


Falando sério agora, a palavra que define “Shut Down” é… tediosa. É uma música que não mira nem no bom e nem no ruim do BLACKPINK, baseada apenas em modernizar uma música clássica com hip hop, atitude e vocais mornos, uma ideia que é boa mas nem é novidade em 2022 levando em conta que muita gente vem tentando transformar música clássica em música pop. O pior é que parece que “Shut Down” nem tenta ir além do sample e ser uma música forte, os responsáveis pensaram que tiveram uma ideia de gênio usando essa orquestra para fazer uma hip hopera e não tentaram nem fazer essa música ser legal. “Shut Down” me dá a mesma sensação de “Ice Cream”, pois são músicas que passam e eu fico triste com tamanha chatice.

A essa altura eu acho que está todo mundo TÃO confortável com o que o BLACKPINK conseguiu que não existe uma vontade de se desafiar com algo realmente fora da caixa, e quando essa vontade existe eles fazem de um jeito que se autorreferencie tanto que a gente gira em círculos e acaba caindo no mesmo resultado. Com mais ou menos esforço, parece que o BLACKPINK está lançando o mesmo single quase sempre, e é um single que nunca funciona comigo. Muitos grupos ao longo dos anos se inspiraram e tentaram replicar a fórmula do BLACKPINK, mas “Shut Down” prova que ninguém faz tão bem do jeito que o BLACKPINK faz. Com sorte “Yeah Yeah Yeah” ganha ao menos um vídeo especial para me mimar.


Para mais aclamações pagas em cima de lançamentos ruins, siga o Pop Asiático.jpg no twitter: @popasiaticojpg

29 comentários sobre “BLACKPINK está de volta com a MARAVILHOSA “Shut Down” #publi

  1. Estava esperando sua crítica desde que acordei e ouvi essa bomba. Amei o shade ❤️ enfim, essa música é uma porcaria insossa que jamais imaginei o BP lançando. Parabéns pretorosa, conseguiram superar nossas expectativas de música ruim

    • só de não terem derrubado a música com um break barulhento no final já fico feliz, depois de pink venom tava esperando algo beeem pior, só fico triste porque conseguiram deixar a jisoo ainda mais avulsa do que já estava no single anterior.

      (e juro que rachei quando vi a track list kkkkk não achei que depois de 2 anos iam ter a cara de pau de fazer outro full album de 8 músicas, e não só fizeram isso como colocaram uma música de AD que foi vazada tem anos…)

      • falando em break barulhento no final da música, é a coisa q eu mais odeio em BP
        exemplo, forever young seria a música da carreira se nao tivesse aquele bateção colossal no final

        • Discordo. O brilho de Forever Young é o break eletrônico no final. Nem chega a ser barulhento como as titles delas,é mais gostosinho e ‘dançavel’.

        • Nossa, você sabe muito sobre música, né? Deveria trabalhar com as meninas, e já que não gosta, pq escuta elas??

    • Ou não, né; o público de k-pop frequentemente transforma músicas ruins (tanto de grupos grandes como de nugus) em sucessos enquanto deixa músicas boas (de grupos nugus) fracassarem… é meio imprevisível.

  2. Gargalhei a cada parágrafo que eu lia! Muito bom o texto; parabéns!

    Pra ser justo com as BlackPink, achei essa música melhor que “Pink Venom”. “Shut Down” pelo menos dá pra ouvir até o final, e os violinos são agradáveis de ouvir (e ajudam a disfarçar que, sem eles, é a mesma música que o BP sempre lança).

    Provavelmente vai fazer sucesso e os blinks vão adorar, então no fim das contas, talvez elas tenham feito a escolha certa com essa música. Ainda acho que os comebacks coreanos recentes do TWICE, WJSN e LOONA foram melhores (não que isso fosse difícil, claro).

      • Concordo, “Talk That Talk” é “agradável porém esquecível” (como dizia o finado Asian Mixtape).

        Mas ainda assim acho ela melhor que “Shut Down” (que é um pouco menos esquecível, mas também é um pouco menos agradável).

  3. As bsides do álbum são horrorosas,sério! Sinceramente espero que a YG corte quase todas da turnê!

    • Essa tá sendo a melhor semana do KPOP. Sério, os observando Antis tocando hate disfarçado de opinião crítica! Acho que pra alguns novidade no KPOP vai ser idols dançando com um ET. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk BornPink tá incrível, mas vcs não estão preparados pra essa conversa! XoXo

      • Levei até um susto lendo o começo kkkkkkkkkk meu Deus.

        Enfim, mesmo tocando o violino pra dar uma ~diferenciada~ na title, achei bem morna, tanto como música quanto mv. O tal álbum também tá bem ruinzinho e pra mim só salvou yeah yeah yeah também.

      • sample de música clássica e violinos é coisa de funk faz décadas. No RJ a gente agrega o plus de ver como reparação histórica agora a YG vendendo como inovação é forçar a barra. Não sou hate, porque acho que o BP entende o mercado como nenhum outro ato de kpop feminino no momento: a música é secundária, o que elas vendem é atitude, beleza, ostentação… Elas são as melhores no que fazem, mas sobre serem inovadoras…menos pfv

        • E a YG saberia do som que se passa nas favelas do rio de Janeiro por qual motivo ?

          Me poupe né gente! Em nenhum momento eles falaram que criaram a roda, só que deram uma nova roupagem para as músicas do grupo.

  4. Eu descendo pra ver o review real da música, grupos com o tempo tentam se arriscar em novos sons mesmo que não se saiam bem nos charts, é o que falta pras titles do BP, não tem novidade, você pode até gostar da música, mas se vê que não tem esforço de se ir além disso, a gente fica na espera pra ver uma album track que chame atenção como Don’t Know What Do por exemplo, e o MV com referências? Eu esperaria isso se fosse um comeback especial de 10 ou 7 anos, mas ao menos já é uma vitória ver esse álbum ver a luz do sol, pois nunca sabe o que esperar da YG.

  5. Me fala uma música do BLACKPINK que parece com Shut Down. Quando elas fazem uma música sem batidão e com refrão cantado é uma música monótona e quando faz batidão é ruim também. Falta de atitude? BLACKPINK sem atitude? Até a Jisoo cantou o refrão e fez bodyrolls kkkkkkkk

    Shut Down é puro YG, aquele hip hop classico que ela faz, se você achou esse estilo monótono então você não gosta da YG e muito menos gostará do BLACKPINK nessa nova vibe

    Mas respeito sua opinião e gosto do seu blog

  6. Achei a música meio insossa, mas eu esperava coisa pior, com aquela barulheira característica do grupo e tudo mais. Achei “typa girl” BEM pior. Que letra pavorosa e instrumental chato! Fiquei com medo de ouvir o resto do álbum.

  7. As demos do 2NE1 acabaram em As If Its Your Last, ai agora estão se virando com o que podem, por isso é tudo tão preguiçoso. Até o IKON lançou comebacks recentes mais legais (Why, Why, Why e But You). Se o AsianMixtape ainda tivesse vivo ele teria sido enterrado pelos blinks kkkkkkkk.

    • Acho que vocês só esperam o BP lança algo para dar hate, achei que a música caiu na mesmísse como ice cream. Contudo, ela tá longe de ser ruim, o álbum tá longe de ser ruim tbm.
      Creio que vocês estão tão acostumado com o hate no grupo que nunca avalia nada de forma coerente, não tá uma maravilha, mas não ta ruim como dizem. Tá o suficiente para os fãs delas que são os únicos que consome o trabalho delas de fato.

      Vão se curar do ódio gratuito gente e parem de comprar os grupos femininos, sério. De a opinião de vocês apenas sobre o trabalho delas, elas não têm culpa pq grupo a ou b não fazem sucesso.

      • sim bicha pq elas não vão mais dormir com a opinião de uma bicha de são paulo num blog que 15 pessoas lêem

        vocês querem que todo mundo aclamem essa sinfonia dos horrores que esse grupo lança, ninguém é obrigado a elogiar nada e isso não é hate gratuito

    • Concordo demais viu! Acho que o Teddy não conseguiu mais trabalhos bacanas como ele fazia com o 2NE1! Isso que dá usar ele para quase todos os artistas da YG, haja criatividade. Espero que num futuro bem próximo, as meninas que vão se tornar veteranas, consigam trabalhar com outras pessoas e o Teddy vá se focar em novos grupos e fique por lá. Fico triste pelo Blackpink, que só lança os mesmos materiais, porque a YG sabe que grande parte do público delas fora da Coreia, engole tudo que lançam.

  8. ai doug coringuei muito nos comentários do seu blog hoje viu, mas tem que ter paciência pra lidar com essa gente, parece que vivem em outra realidade
    tô sempre por aqui lendo e ajudando nos seus 15 centavos apesar de não comentar!! você é a voz de toda uma nação que AMA ver blink espumar por achar que todo mundo é obrigado a aclamar os remix de anunciação da coreia

Os comentários estão desativados.