O que aconteceu em 2022: IVE

Eu respeito a opinião dos meus leitores e seguidores e não discordo que o NewJeans é um dos grandes nomes rookie de 2022, mas o meu coração tem outro grupo que dominou minhas playlists e fez o meu ano ser mais feliz: IVE. 6 queridas da Starship que tinham um buzz de ex-IZ*ONE e poderia muito ver crescer como coadjuvantes e o novo 2º escalão da atual geração do K-pop, mas elas foram ALÉM e viraram protagonistas de 2022 e da nova geração do K-pop:

Quando o IVE lançou “ELEVEN” no ano passado eu já tinha falado em como elas eram o futuro do K-pop e tudo mais, mas eu não esperava que elas se consolidariam tão rápido. Provavelmente ninguém esperava, mas aqui estamos em 2022 com o IVE conseguindo ser um dos grandes eventos do K-pop em 2022. E elas foram um evento que, literalmente, durou o ano inteiro: Quando o grupo lançou “Love Dive”, “ELEVEN” ainda estava fazendo sucesso, e as duas músicas ainda estavam hitando com o lançamento de “After LIKE”. Hoje mesmo, na atualização da Gaon/Circle dessa semana, os 3 singles do grupo aparecem entre as 40 músicas mais populares da Coreia, sendo que “ELEVEN” completou 1 ANO de lançamento. E arrisco a dizer que “LOVE DIVE” só não está no Top 10 hoje depois de 7 meses de lançamento pois a Coreia está tratando de fazer de “After LIKE” um smash que deve se segurar até o próximo comeback do IVE.

É impressionante ver o que o IVE vem conseguindo com seu ano rookie. Elas não são o futuro, mas sim o PRESENTE do K-pop. Quando vi que “After LIKE” foi million seller na Circle, eu pensei: Que girlgroup consegue vender 1 milhão de cópias de um single album com DUAS músicas?? Nem os grupos 48/46 estão fazendo isso com seus singles no Japão mais, mas o IVE conseguiu, e numa gravadora que nem tem um histórico de vendedores de discos físicos.

O fato do IVE já ser um grupo esperado por conta da presença de 2 ex-IZ*ONE (Sendo uma delas a fodona Jang Wonyoung) obviamente contribuiu para o sucesso do grupo, mas nem de longe é o principal motivo. Aliás, o sucesso do IVE é uma combinação de fatores que contribuiu até para a Jang Wonyoung ser ainda mais fodona que nos tempos de IZ*ONE (E mais perseguida por ser bonita também), e aí temos de tudo: O viral da Lee Seo em “ELEVEN” que alavancou a música, as múltiplas coreografias com muito apelo no TikTok, integrantes que servem visuais, músicas chicletes que dão vontade de cantar junto e não saem da cabeça e uma gravadora que divulga o grupo muito bem descendo o pau na concorrência. IVE é um grupo muito bem administrado que consegue ficar em evidência o ano inteiro, e vem colhendo os frutos disso rapidamente.

E as músicas? Bem, os dois singles do ano trouxeram tudo o que os homossexuais queriam com músicas pop poderosas com uma melodia hipnotizante. E aparentemente temos muitos homossexuais na Coreia do Sul, levando em conta que os dois singles se tornaram smash hits e “Love Dive” vem sendo a música do ano nas principais premiações coreanas. Não são duas músicas que reinventam a roda da música pop ou coisa do tipo, mas duas músicas que você consegue ir além da atitude servindo carisma e performance. “Love Dive” e “After LIKE” são duas músicas que funcionam a qualquer momento em qualquer lugar, e o IVE tem muito mérito em perceber que existe demanda para músicas impactantes desse tipo.

5 comentários sobre “O que aconteceu em 2022: IVE

  1. Eu também, sério, elas me surpreenderam e tão quase me fazendo seguir elas. Não deixei de ouvir Love Dive e After Like nesses longos meses e até arrisquei uns passinhos com Love Dive, coisa que tava com séculos pra curtir num grupo – música legal e coreografia legal e chiclete –
    E ainda une o fato da galera procurar coisas mínimas pra ficarem caçando elas e polêmicas bobas que só grupos de agências menores enfrentam, mas tão aí saindo imunes e arrastando os prêmios.
    Espero que caso tropecem em algum single futuro, não seja tanto, pois já me decepcionei com 2 grupos favoritos que acompanhava.

  2. Eu até acreditava que esse grupo faria sucesso, mas não imaginava que elas seria as rainhas da 4 geração, foi incrível a escalada dela até o topo.
    Eu acho ridículo que a Jang Wonyoung é criticada única e simplesmente por ser bonita e ter essa personalidade classuda.

    O Ive é um grupo de classe, não amiga só os gays, mas todos que gostam de música quem mexem com a gente.

  3. Elas foram lendárias, acho que não teve um mês sequer que eu fiquei sem ouvir as músicas delas e até Eleven segue forte na minha memoria, esse ano foi fantástico pros girlgroups mas eu sinto que foi elas quem colheram os maiores beneficios. A Wonyoung é realmente um gênio do self-marketing mas as outras integrantes também são tão boas que fazem do grupo como um todo muito interessante de acompanhar. Ah cara, eu acho muito difícil 2023 não ser uma ano melhor ainda pra elas.

  4. Agora só falta um post do gidle pra fechar a trinca girlgroups que hitaram horrores esse ano (le sserafim foi bem mas n chegou no topo ainda que nem as outras 3)

    Aliás é tão gratificante ver a YG (se bem que eles nem tentaram né), SM e JYP sendo deixadas pra trás na liderança dos girlgroups dessa geração, que isso ensine a eles que a gente quer é grupo divertido com música boa, selo de gravadora não carrega sucesso.

Os comentários estão desativados.